quinta-feira, 11 de outubro de 2018

UM DIA PARA CELEBRAR LUÍS ANTÔNIO PIMENTEL

Circuito Niteroiense de Letras promove atividades literárias no Solar do Jambeiro

Com o objetivo de resgatar os nomes da literatura local, o Circuito Niteroiense de Letras vai promover, em sua estreia, uma grande homenagem ao jornalista e literato Luís Antônio Pimentel, no dia 18 de outubro, quinta-feira, das 11h às 21h, no Solar do Jambeiro. O evento, batizado como “Dia Luís Antônio Pimentel”, contará com rodas de conversas, contação de histórias, leituras de haicais e sarau. A entrada será gratuita e a classificação livre
O Dia Luís Antônio Pimentel terá atividades dirigidas, em princípio, a públicos diferenciados para que todos possam se envolver com a magia da literatura. “Nosso objetivo é semear uma cultura da experiência artística, em que a literatura não seja apenas abrir um livro e ser obrigado a ficar parado com ele aberto, fingindo que está lendo. Nosso trabalho acontece para que libertemos as letras de Niterói através de sua divulgação e de sua democratização”, conta o escritor Jordão Pablo de Pão, um dos curadores do Circuito, junto com os jornalistas Lucas Pão e Tânia Ribeiro e com o entusiasta das letras Maik Dias.
A programação terá início com uma roda de roda de histórias, referências e leituras de textos do autor homenageado, às 11h, coordenada pela professora Márcia Pessanha, também presidente da Academia Niteroiense de Letras e uma das apoiadoras do projeto. Na parte da tarde, às 14h, a contadora de histórias Cristina Pizzotti levará haicais e histórias de Luís Antônio Pimentel ao Solar. Uma roda de leituras e apreciação de textos de artistas niteroienses está agendada para as 17h, mediada por Jordão. E, para fechar o dia de atividades, o Sarau Haicai Tropical contará com microfone aberto para artistas da palavra, inclusive música e escritores não literários.
O projeto de produzir “Dias Literários” na rotina cultural da cidade está sendo organizada pelo Circuito Niteroiense de Letras. "Começamos pequenos, neste 2018, com grandes sonhos. Quando eu idealizei o Circuito, não poderia supor a adesão da comunidade literária niteroiense com tanta força. Lutaremos por ser um coletivo, a literatura agrega, não exclui", ressalta Jordão Pablo de Pão.





SERVIÇO
Dia Luís Antônio Pimentel
Data: 18 de outubro (quinta-feira)
Horário: das 11h às 21h
Classificação etária: Livre
Local: Solar do Jambeiro
Endereço: Rua Presidente Domiciano, 195. São Domingos, Niterói, RJ.
Entrada Gratuita - Distribuição de senhas 30 minutos antes de cada atividade


PROGRAMAÇÃO - Dia Luís Antônio Pimentel - 18/10, Solar do Jambeiro

11h
Solar do Jambeiro
Bate-Papo “Sobre Luís Antônio Pimentel”
Uma roda de histórias, de referências e de leituras que presta tributo à obra de um dos nossos grandes escritores. Luís Antônio Pimentel marcou Niterói não só pela sua longa estadia, mas também pelo seu apreço ao seu povo e à sua arte. Mediação de Márcia Pessanha.
Gratuito. Duração de 60 minutos. Classificação Etária Livre. Capacidade: 50 pessoas. Distribuição de senhas 30 minutos antes.


14h
Solar do Jambeiro
Contação de Histórias “Meu Querido Pimentel”
Uma sequência de histórias contadas, escritas e vividas por e com Luís Antônio Pimentel, com o afeto e a generosidade reconhecidos do autor para com seus ouvintes. Organização de Cris Pizzotti.
Gratuito. Duração de 50 minutos. Classificação Etária Livre. Capacidade: 50 pessoas. Distribuição de senhas 30 minutos antes.

17h
Solar do Jambeiro
Roda de Leitura “Textos de Nossa Terra”
Uma visita à sala de leitura do Solar do Jambeiro, resgatando poemas e prosas de autores niteroienses, a partir de um diálogo franco, democrático e aberto sobre o que é a literatura. Mediação de Jordão Pablo de Pão.
Gratuito. Duração de 50 minutos. Classificação Etária Livre. Capacidade: 50 pessoas. Distribuição de senhas 30 minutos antes.

19h
Solar do Jambeiro
Sarau “Haicai Tropical - celebrando a arte da gente de Niterói”
A partir da figura de Luís Antônio Pimentel, escritores niteroienses, de fato e de coração, celebram a produção da, na, para a Cidade Sorriso. Um grande tributo dos escritores para a sua produção em microfone aberto.
Gratuito. Duração de 90 minutos. Classificação Etária Livre. Capacidade: 70 pessoas. Distribuição de senhas 30 minutos antes.