sábado, 8 de junho de 2019

EXPOSIÇÃO NA CAIXA CULTURAL RIO DE JANEIRO REÚNE OBRAS DO ACERVO DA CAIXA



A CAIXA Cultural Rio de Janeiro apresenta, a partir de 08 de junho (sábado), a exposição permanente Uma coleção carioca, com obras que passaram a integrar o Acervo Artístico da CAIXA com a incorporação do antigo Banco Nacional da Habitação (BNH), em 1986. A mostra reúne 15 pinturas, nove gravuras, uma escultura e um desenho, de diferentes épocas e origens, que revelam a pluralidade dessa coleção nascida na Avenida República do Chile.

As obras selecionadas destacam o legado artístico do BNH e a sua ligação com a cidade do Rio de Janeiro. Uma coleção carioca reúne obras representativas desse acervo, como O menino, de José Pancetti (1902-1958), Marché aux fleurs, de Antônio Bandeira (1922-1967), Ida para Paquetá e Volta de Paquetá, de Nicolau Facchinetti (1824-1900), e A professora de piano, de Reynaldo Fonseca.

Os abstratos geométricos de Julio Plaza (1938-2003) e Omar Rayo (1928-2010), as paisagens de Jenner Augusto (1924-2003) e Tobias Marcier (1948-1982), os relevos craquelados de Frans Krajcberg (1921-2017) são outros destaques. “A principal característica da Coleção BNH é justamente essa variedade de estilos e linguagens, que vem do modo como ela foi formada”, explica Hayana Maduro, gerente em exercício da CAIXA Cultural Rio de Janeiro.

Legado artístico:
A então chamada Pinacoteca do BNH teve início com a inauguração do edifício-sede do banco na Avenida República do Chile, em 1973. Nos anos seguintes, 272 obras de alguns dos principais artistas brasileiros do período – além de outros estrangeiros –, seriam escolhidas para decorar gabinetes e salas de reunião do novo prédio, um marco arquitetônico da capital fluminense. O Teatro da CAIXA Nelson Rodrigues, antigo Teatro do BNH, fazia parte desse complexo.

Essa exposição marca um novo momento de valorização do Acervo Artístico da CAIXA, com suas cerca de 1.000 obras e mais de 150 anos de cultura brasileira em pinturas, gravuras, esculturas, fotografias e tapeçarias. Desde a incorporação do antigo BNH, as obras da coleção já foram exibidas nas unidades da CAIXA Cultural em diferentes recortes, além de terem rodado o país em mostras especiais como a Galeria CAIXA Brasil.

Uma coleção carioca (Rafaela Almeida)

Serviço:
Exposição Uma coleção carioca
Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Galeria 1
Endereço:  Av. Almirante Barroso, 25, Centro (Metrô e VLT: Estação Carioca)
Abertura: 08 de junho (sábado), às 10h
Visitação: exposição permanente
Horário: de terça-feira a domingo, das 10h às 21h
Classificação indicativa: Livre para todos os públicos
Acesso para pessoas com deficiência
Informações: (21) 3980-3815

Grupo EMCANTAR apresenta Os Saltimbancos no Teatro Municipal de Uberlândia



Férias à vista e a programação cultural em Uberlândia contará com apresentação de Os Saltimbancos com Grupo EMCANTAR no dia 02 de julho (terça-feira) às 20h no Teatro Municipal. 
Divertido e emocionante, o espetáculo é uma das mais expressivas obras de teatro musical dedicada ao público infantil no Brasil. Traduzida e adaptada para o português por Chico Buarque de Hollanda em 1977 da peça teatral de Sergio Bardotti e Luis Enríquez Bacalov, que por sua vez fizeram uma adaptação do conto “Os Músicos de Bremen”, dos irmãos Grimm, a fábula narra as aventuras de quatro bichos que fogem de seus patrões e resolvem formar um conjunto. Nessa aventura, eles passam por apuros, mas também vão conhecer a importância da amizade, da solidariedade e do trabalho em equipe.
Para este clássico, que têm sido sucesso absoluto de público ao longo de décadas, o Grupo EMCANTAR apresenta uma leitura própria, com novos arranjos e interpretações que fazem da montagem um espetáculo educativo repleto de originalidade.
“Lançamos nossa primeira versão de Os Saltimbancos em 2014. De lá para cá, o espetáculo ganhou uma nova roupagem, mais versátil e interativa, e conta também com novo cenário, além do amadurecimento dos artistas que já foram vistos no palco com este musical por mais de 15 mil pessoas”, conta Marco Aurélio Querubim, fundador e diretor do EMCANTAR que neste espetáculo interpreta o Jumento.
Os Saltimbancos com Grupo EMCANTAR no Teatro Municipal de Uberlândia será apresentado por meio do Projeto Boca de Cena, como uma realização da Roda Cultura Produções e Prefeitura de Uberlândia, e com patrocínio das empresas Sicoob Aracoop, Adaptive e Quinta Alto Umuarama. 

Mais sobre Sicoob Aracoop: 
Patrocinador oficial do Grupo EMCANTAR, Sicoob Aracoop é uma cooperativa preocupada com o desenvolvimento local, buscando aliar forças para fortalecer os cooperados e o desenvolvimento da região, utilizando do ideal cooperativista como forma de crescimento para todos. 

Mais sobre Adaptive:
Adaptive é uma empresa de tecnologia que oferece soluções inovadoras que possibilitam a automação dos processos operacionais e de gestão de Postos de Combustíveis e Lojas de Conveniência.

Mais sobre Quinta Alto Umuarama:
É um loteamento aberto e inovador projetado para quem busca qualidade de vida. Com lotes a partir de 250 m², 5.800 m² de área verde e três praças dinâmicas, está localizado no ponto mais alto da cidade. Possui ainda planejamento viário inteligente e monitoramento 24h. 

Os Saltimbancos com Grupo EMCANTAR (divulgação)


Serviço:
Espetáculo: Os Saltimbancos com Grupo EMCANTAR
02/07/2019   -   Terça-feira às 20h   -   Classificação Livre
Teatro Municipal de Uberlândia   -   Av. Rondon Pacheco, 7070
Entrada: R$ 10 (meia-entrada) e R$ 20 (inteira)
Na bilheteria do teatro no dia do evento a partir das 14h.