terça-feira, 16 de outubro de 2018

Tavynho Bonfa "Os Próximos 50 Anos de Música" no Municipal de Niterói

Tavynho Bonfa comemora 50 anos de música em concerto de violão, no dia 25 de outubro, às 19 horas, no Teatro Municipal de Niterói.  O show contará com repertório de MPB, clássicos populares, músicas bem conhecidas de diversos compositores, e também originais autorais – Instrumentais.
Tavynho Bonfa foi nominado um dos três melhores violonistas brasileiros pela revista Guitar Player na virada do século. Esta é uma constatação para quem gosta da música de qualidade, curtida nos primeiros 50 anos de experiência do artista, sendo o que o público niteroiense irá apreciar no espetáculo “Os Próximos 50 Anos de Música” de Tavynho Bonfa. A música experimentada e sempre inovadora deste inquieto criador brasileiro.
Tavynho possui uma linguagem própria em sua música, que está viva, acessível e estará ali no palco demonstrado. É um apreciador da cidade de Niterói por sua qualidade de vida, e é sempre muito bem acolhido e apreciado pelo público niteroiense por sua música. Sua apresentação traz sempre uma grata surpresa!
50 Anos de música forjam uma qualidade de música através do constante exercício artístico, e sua troca frente ao público. Este exercício artístico é também o de dar o acesso, principalmente às novas gerações a uma música de qualidade, que é pouco difundida em rádios hoje em dia. Como a música incidental que Tavynho Bonfa desenvolveu com a orquestra da TV Globo, através da escrita de suas trilhas sonoras incidentais para as novelas daquela emissora.
Tavynho Bonfa é um nome conhecido por quem aprecia a qualidade da música de violão. De fato, o nome Bonfá tem essa tradição há décadas, desde os anos 50 através de seu tio Luiz Bonfá, o violão é apreciado de outra maneira. Uma maneira de tocar violão foi concebida por este músico instrumentista e compositor genial, que foi Luiz Bonfá. Tavynho Bonfa é conhecido mundialmente por sua maestria no violão, e pelas composições famosas no Brasil, sendo a mais conhecida “Clarear” gravada pelo grupo Roupa Nova.

Tavynho Bonfa  "Os Próximos 50 Anos de Música" no Municipal de Niterói


SERVIÇO
TAVINHO BONFA – MÚSICA INSTRUMENTAL
Data: 25 de outubro
Horário: 19 horas
Classificação Indicativa: 10 anos
Duração: 60 min
Ingresso: R$ 30,00
Local: Teatro Municipal de Niterói
Endereço: Rua XV de Novembro, 35, Centro, Niterói
Tel: 2620-1624

Horário de funcionamento da bilheteria:
• Ingressos antecipados: terça a sexta, das 10h às 18h.
sábados, domingos e feriados, das 15h às 18h (se houver teatro Infantil, das 17h às 18h).
• Ingressos para o espetáculo do dia: das 10h até o início do mesmo.


ELIAS ROSA EM “O VASSOUREIRO” NO TEATRO MUNICIPAL DE NITERÓI


Elias Rosa e Seu Bando apresentam O Vassoureiro no Teatro Municipal de Niterói, no Projeto Palco Aberto, que acontece no dia 18 de outubro, às 19 horas. Através do personagem Vassoureiro, o cantor e brincante Elias Rosa conduz seu show performático acompanhado dos músicos André Bitto (Acordeon), Beà Felício dos Santos (Baixo), Nando Rocha (Guitarra), Marquinhos Rum (Percussão) e Léo Cortez (Bateria). Aapresentação contará com a participação especial dos artistas populares Cidel Trindade e Rodrigo Rios.
O espetáculo traz ao palco canções inspiradas em cantos de trabalho, jongos, côcos e sambas de roda, fortalecendo a memória e a cultura popular do Brasil. Conduzido pelos pregões de um vendedor de vassouras que extrapola o eco das ruas, o show ainda resgata histórias de ambulantes e artistas anônimos que há muitas gerações constroem a identidade social brasileira com traços expressivos. O Vassoureiro canta suas cantigas e superstições em noite de celebração da cultura
popular.
O repertório conta com 13 músicas: composições de Abdias do Nascimento e Rosil Cavalcanti ganham novas interpretações e se misturam a composições do próprio Elias Rosa e de seus convidados Trindade e Rios. Através das performances sonoras e cênicas este encontro cria diálogos entre o passado e o presente, celebrando a poesia e a história do trabalhador e do artista popular.
Elias Rosa
Brincante, dançarino popular e músico, é fundador do grupo de Jongo Folha de Amendoeira com o amigo Rodrigo Rios (2009), por mais de dez anos o artista tem se apresentado pelo país como músico e dançarino nos shows da cantora e arte-educadora Bia Bedran.
Participou de diversas jornadas de pesquisa e troca de saberes. Em 2011, apresentou-se no projeto Quarta dos Tambores em Cachoeira de São Felix - BA, onde retorna
periodicamente para compartilhar seu trabalho. Em 2013, foi ao Togo realizar o Projeto Devio , oferecendo oficinas de musicalização, jongo e capoeira para crianças e jovens. Atua como performer e percussionista no grupo Giras Gerais. Já no Grupo Zanzar de Pesquisa de Culturas Populares Brasileiras, participa como compositor, brincante e oficineiro desde 2014. Apresentou o trabalho “O Vassoureiro” nas regiões Sudeste, Norte e Nordeste do Brasil, tendo realizado uma única apresentação internacional do projeto em Paris.
Brincante, artista de rua e educador, Elias é militante da cultura popular e realiza
apresentações diárias em espaços e transportes públicos.
Cidel Trindade
Natural de São Luís do Maranhão e radicado no Rio, é batuqueiro, compositor, pesquisador e professor de ritmos. Criou e coordena a Companhia Mãos Calejadas de Música, Arte e Cultura Popular desde 2005 e, através dela, realiza oficinas e apresentações culturais em diversas cidades pelo país, pesquisando e divulgando mais de 50 ritmos populares do Brasil, África e América latina (Tambor de Crioula, Côco, Cacuriá, Bambaê). Atualmente, ministra a Oficina Cocairé no Museu Janete Costa.

Rodrigo Rios
Cantor, compositor e multiinstrumentista, é professor de música há 15 anos. Fundador do Grupo Jongo Folha de Amendoeira, Patrimônio Imaterial da Cidade de Niterói/RJ desde 2010. Em 2018, atuou como Produtor Musical do disco “RIOS - Na Palma da Mão”.
Realizou Workshop e Shows em muitos estados brasileiros e em países como a Noruega, Togo e Benin.


Elias Rosa O Vassoureiro (Lívia Soares)


SERVIÇO
Elias Rosa O Vassoureiro – PROJETO PALCO ABERTO

Data: 18 de outubro
Horário: 19 horas
Classificação Indicativa: Livre
Duração: 60 min
Ingresso: R$ 20,00
Local: Teatro Municipal de Niterói
Endereço: Rua XV de Novembro, 35, Centro, Niterói
Tel: 2620-1624

Horário de funcionamento da bilheteria:
• Ingressos antecipados: terça a sexta, das 10h às 18h.
sábados, domingos e feriados, das 15h às 18h (se houver teatro Infantil, das 17h às 18h).
• Ingressos para o espetáculo do dia: das 10h até o início do mesmo.

GOMALINA CLUBE HOMENAGEIA NOEL ROSA NO CLÁSSICOS DO SAMBA DO MUNICIPAL DE NITERÓI



O Teatro Municipal abre suas portas para uma apresentação do Gomalina Clube, grupo de samba niteroiense que homenageia Noel Rosa no dia 17, quarta-feira. Trazendo clássicos de Noel com arranjos contemporâneos, o Clube pergunta como seria a obra de Noel Rosa hoje em dia, já que suas letras permanecem muito atuais, mesmo tendo sido escritas no século passado.
O Gomalina Clube nasceu da ideia de homenagear a música, reverenciar nossos grandes compositores e contemplar os movimentos musicais que serviram de alicerce para o que escutamos hoje. Um resgate dos múltiplos elementos que construíram uma música tão plural e democrática que se faz respeitada e admirada em todo mundo.
O show começou a ser idealizado há dois anos pelos três músicos e amigos, e que à três formaram o grupo Gomalina Clube. “O grupo foi criado inicialmente para homenagear Noel Rosa, um desejo antigo do Renato, especialmente. Embarcamos nessa por que nos pareceu uma boa ideia para estarmos juntos, fazer música e desenvolver um trabalho bonito, feito no capricho”, revela (Rafael Tavares).
Com iluminação de Renato Machado, figurinos de Hugo Leão, show tem a proposta resgatar a obra e, sem dúvida, resgatar um pedaço da história da música brasileira. Mas a pergunta do grupo e da diretora Duda Maia é: Quem seria Noel em 2018?

Duda Maia • DIREÇÃO
Formada pela Escola de Dança Angel Vianna. Trabalhou como diretora de movimento com os diretores como: André Paes Leme, João Falcão, Daniel Herz, Aderbal Freire-Filho, Guel Arraes (nos filmes, Lisbela e o Prisioneiro e Romance), João das Neves, Paulo de Moraes e Ivan Sugahara. Em 2012 assinou a direção do espetáculo infantil Uma Peça Como Eu Gosto, da Cia. Histórias Pra Boi Dormir juntamente com Lucio Mauro Filho, com este espetáculo ganhou o prêmio de melhor direção – Prêmio Zilka Sallaberry de Teatro Infantil 2012. Em 2014, fez a Direção de Movimento de “Fala Comigo Como a Chuva e Me Deixa Ouvir”, espetáculo de Ivan Sugahara, trabalho que recebeu a indicação de Melhor Direção de Movimento na categoria especial do Prêmio Cesgranrio 2014. É diretora do espetáculo AUÊ, do grupo teatral “Barca dos Corações Partidos” com direção de produção da Sarau Agência de Cultura, sucesso de público e crítica. Duda Maia venceu o Prêmio CesgranRio 2016, o Prêmio Botequim Cultural e o Prêmio.


Renato Badeco • VOZ
Músico e Produtor, graduado em Música pela UFRJ. Estudou canto lírico com a professora Patrícia Vilches e violão erudito com o professor Paulo Targino e Wagner Meireles. É ator, músico, arranjador e preparador vocal da Artecorpo Teatro e Cia.

Cadu Pacheco • VIOLÃO
Estudou violão no Conservatório de Música do Estado do Rio de Janeiro, com Prof. Paulo Targino. Atua como músico em diversos trabalhos, acompanhando cantores e outros instrumentistas tanto em apresentações ao vivo como em estúdio participando de diversas gravações. Produziu e arranjou ao lado de Renato Badeco, o disco ‘’Vou me dedicar ao nada de terno marrom", do compositor Karrike, lançado em 2012 pelo selo independente AJB discos.

Rafael Tavares - CAVAQUINHO, GUITARRA E TROMPETE.
Começou seus estudos de violão aos 9 anos de idade. Estudou com nomes como Márcia Taborda, Itiberê Zwarg, Marco Pereira, Maurício Carrilho, Paulo Aragão, Sérgio Chiavazzoli, entre outros. Entre suas atividade destaca-se a cofundação da fanfarra Sinfônica Ambulante, produção de eventos de música e arte como o desfile de carnaval da fanfarra, sarau do CLAC, entre outros. Como músico participou da gravação de três discos e diversos shows e eventos com trabalhos próprios ou acompanhando cantores.

Marcos Luz - CONTRABAIXO
Formado em Música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, atua no cenário musical carioca principalmente na área do Jazz e da Música Instrumental Brasileira, além da experiência de acompanhar diversas cantoras e grupos de MPB.

 

GOMALINA CLUBE  (Bruno Falcão)


SERVIÇO
GOMALINA CLUBE – PROJETO CLÁSSICOS DA SAMBA
Data: 17 de outubro
Horário: 19 horas
Classificação Indicativa: Livre
Duração: 50 min
Ingresso: R$ 40,00
Local: Teatro Municipal de Niterói
Endereço: Rua XV de Novembro, 35, Centro, Niterói
Tel: 2620-1624

Horário de funcionamento da bilheteria:
• Ingressos antecipados: terça a sexta, das 10h às 18h.
sábados, domingos e feriados, das 15h às 18h (se houver teatro Infantil, das 17h às 18h).
• Ingressos para o espetáculo do dia: das 10h até o início do mesmo.