A sambista baiana Mariene de Castro vai apresentar o show “Roda a Baiana”, nos dias 28 e 29 de junho, às 20h, no Teatro Municipal de Niterói.
Em uma celebração da cultura e religiosidade afro-brasileiras, Mariene apresenta canções de seus discos, samba das rodas pouco conhecidos e releituras de clássicos do samba nacional. Músicas como ‘Vida ao jongo’ e ‘Rosário de Maria’ – de Jongo da Serrinha –; do Samba de Roda como ‘Poutporri de Nenê’; além de Tia Ciata e sua força, que atravessou tantas barreiras levando o samba da Bahia para o Rio, fazem parte do repertório. “De Tia Maria do Jongo, resistente, resiliente. Das pretas velhas e dos pretos velhos que trouxeram de África toda sua sabedoria. Vou cantar o encontro dessas águas paridas nos navios negreiros em meio a tanta dor e saudade. Vou cantar a história desse povo que chorando aprendeu a sambar pra curar a dor”, explica a artista.
Mais sobre a cantora:
Desde pequena, a sambista baiana Mariene Bezerra de Castro queria ser bailarina. Começou a estudar balé aos cinco anos de idade. Seu contato com a música veio do ambiente familiar. Tem um timbre de voz mais raro, o contralto. Começou sua carreira profissional como vocal de apoio para Timbalada, Carlinhos Brown e Márcia Freire. Seu primeiro show foi ‘Pelourinho Dia e Noite’, há mais de uma década. Depois, Mariene seguiu para a França. Se apresentou em mais de 20 cidades francesas e foi aclamada pela crítica especializada e comparada à grande Edith Piaf. Mariene voltou ao Brasil, onde se apresentou nos palcos importantes da capital baiana como o Teatro ACBEU (Projeto Terça da Boa Música), Concha Acústica do Teatro Castro Alves, Sala Principal do Teatro Castro Alves (Mercado Cultural) e no Teatro XVIII com a temporada ‘A Força que Vem da Raiz’. No interior do estado, cantou no Teatro Dona Canô, em Santo Amaro, além de estar sempre presente no Festival de Inverno de Lençóis.
Com uma voz firme e única, Mariene foi reafirmando seu nome e conseguiu destaque no cenário musical após conquistar, no ano de 2004, o Prêmio ‘Braskem de Música’ e ter a oportunidade de gravar seu primeiro CD, ‘Abre Caminho’. No ano seguinte, o trabalho foi premiado como o melhor disco regional no ’Prêmio TIM Música’. Tem o reconhecimento da crítica e de artistas como Beth Carvalho, que, em 2006, a convidou para participar da gravação do CD/DVD ‘Beth Carvalho Canta o Samba da Bahia’, quando foi considerada uma das mais gratas revelações da música local.
Já fez turnê pela Espanha e cantou na trilha do longa metragem ‘Mujeres Del Mundo’, com a música ‘Elas Contam’, e na trilha sonora do filme ’Ó Paí Ó’, onde cantou a música ‘Ilha de Maré’. Participou atuando no filme de Póla Ribeiro, Jardim das Folhas Sagradas, cantou no Dia do Samba no ‘Projeto Música do Parque’, levando mais de 15 mil pessoas ao Parque da Cidade e, nesse mesmo dia, a convite de Beth Carvalho, cantou com o Quinteto em Branco e Preto, nos Arcos da Lapa, no Rio de Janeiro.
SERVIÇO
Mariene de Castro – Roda a Baiana
Datas: 28 e 29 de junho
Horário: 20 horas
Duração: 90 minutos
Classificação etária: Livre
Ingresso: R$ 90,00
Livre
Local: Teatro Municipal de Niterói
Endereço: Rua XV de Novembro, 35, Centro, Niterói
Tel: 2620-1624