terça-feira, 7 de janeiro de 2020

Festival de Verão Arte na Rua segue em janeiro com grandes atrações


No segundo sábado de janeiro, 11, a partir das 16h, estão programadas três atrações que prometem animar o público: Sangrya, Garagem D e Gustavo di Pádua.

O verão está prestes a ficar mais especial. Com uma programação pensada para a estação mais calorenta do ano, o projeto Arte na Rua montou uma agenda cultural imperdível para os meses de janeiro, fevereiro e março. Apresentando o Festival de Verão, nome dessa edição especial, a nova proposta é que as apresentações aconteçam sempre aos sábados, a partir das 16h, na Praça Luiz Gomes em Piratininga. Com músicas, bandas e ritmos para todos os gostos, o evento ainda conta com com a presença da Casa do Artesão, das cervejarias artesanais, fomentando a economia criativa e incentivando a geração de renda no município.



Atrações:



Sangrya





Formado por Jean Oliveira (vocal), Rapael Marins (guitarra e vocal), Felippe Eggenstein (baixo e vocal) e Claudio Diirr (bateria), a banda Sangrya é conhecida pelas suas apresentações em encontros de Moto Clubes, como o Encontro Nacional de Motociclistas de Conceição de Macabu, Predadores MC de Miguel Couto e Niterói Moto Fest. O repertório do grupo traz covers de artistas e banda renomadas no mundo do rock n'roll, como AC/DC, Deep Purple, Kiss, Led Zeppelin e Steppenwolf.



Garagem D





Formada por artistas experientes no mundo da música, a banda Garage D procura dar uma nova roupagem para os hits de bandas e artistas consagrados. Com um repertório que revisita Paralamas do Sucesso, Capital Inicial, Ira, Cazuza, RPM, Simple Minds, Rita Leee e Rolling Stones, a banda convida o público para se acabar de cantar e dançar.



Gustavo di Pádua





Com cerca de 25 anos na estrada da música, Gustavo di Pádua já integrou bandas de rock e de heavy metal, como Aquaria e Gloria Opera; foi músico de Erasmo Carlos e de Sidney Magal e, hoje, é considerado uma referência da guitarra no Brasil, sendo, por dois anos seguidos, finalista do prêmio “Guitar Idol”, em Londres. Hoje, o músico apresenta o projeto “Tem rock no samba”, que propõe releituras de grandes clássicos do samba com a vibração do rock’n’roll, enfatizando a sensibilidade de canções que fazem parte da história da MPB.



Festival de Verão Arte na Rua



Iniciativa da Secretaria Municipal das Culturas e da Fundação de Arte de Niterói (FAN), o Arte na Rua é composto por uma série de eventos gratuitos, das mais diversas linguagens artísticas, escolhidos por meio de Editais Públicos, que percorrem praças, ruas e equipamentos culturais de toda a cidade, levando os artistas para próximo do seu público. O Festival de Verão, com o apoio da CLIN, da COPOD e da NITTRANS, também visa sensibilizar a população em prol da conscientização ambiental e da educação no trânsito.



A programação segue janeiro com as bandas Experimenta e tal, Filhos de Sinhá, Sambalagandã, The Rock Zoo Band e os cantores Ritah Mansur e Claudia Foureaux.



SERVIÇO
Festival de Verão Arte na Rua
Com Sangrya, Garagem D e Gustavo di Pádua
Data: 11 de janeiro, sábado
Horário: A partir das 16h
Classificação indicativa: Livre
Local: Praça Luiz Gomes (praça do antigo toboágua)
Endereço: Av. Alm. Tamandaré - Piratininga, Niterói
ENTRADA GRATUITA

Sala Nelson Pereira dos Santos ganha homenagem a Sergio Sampaio


 A cantora Alice Sales se une ao grupo Papagaio Sabido para homenagear e trazer de volta às ruas o bloco do cantor e compositor Sérgio Sampaio (1947-1994). No evento, agendado para a quinta-feira, 16 de janeiro, às 20h, na Sala Nelson Pereira dos Santos, os artistas prometem mostrar um pequeno retrato da obra do capixaba conhecido como "maldito", artista indócil, que jamais se encaixou em rótulos ou se curvou para ser aceito.
No ano em que se completam 25 anos da sua morte e em busca de resgatar o desejo sadio da rebeldia criativa do mesmo, o intuito é homenagear esse grande ícone que foi considerado um "quase-louco" da sua época. Neste show, serão relembradas, em novos arranjos, construídos pela banda e pela cantora, canções dos três álbuns lançados em vida: "Eu quero é botar meu bloco na rua" (1973), "Tem que acontecer" (1976) e "Sinceramente" (1982) e do "Cruel", álbum póstumo lançado em 2006 sob a produção de Zeca Baleiro, em 2006. Há, ainda, canções do álbum "Sociedade da GrãOrdem Kavernista Apresenta Sessão das 10" (1971), resultado de um trabalho em conjunto de Sérgio Sampaio, Raul Seixas, Edy Star e Miriam Batucada.
Do samba e choro, ao rock'n roll, blues e balada, com a interpretação feminina, orgânica e o timbre elogiado de Alice Sales, aliado aos vocais refinadíssimos e à composição instrumental singular do Papagaio Sabido, esse show será um passeio por vários estilos musicais.


SERVIÇO:
Alice Sales e grupo Papagaio Sabido
Até outro dia – 25 anos sem Sergio Sampaio
Data: 16 de janeiro
Horário: 20h
Ingressos: R$ 20 (inteira)
Local: Sala Nelson Pereira dos Santos
Av. Visconde do Rio Branco, 880 - São Domingos
Telefone: 971 400 379
CANAIS OFICIAIS DE VENDAS:
Pontos de Venda: bilheteria da Sala Nelson Pereira dos Santos
Chocolates Brasil Cacau - Niterói - seg - sex 9h às 19h
R. da Conceição, 101 – Centro

Arte na Rua Jazz e Blues - ContinenTrio no Bar da Máfia


Formado por três irmãos mineiros, Kiko, Jorge e Alberto Continentino, o ContinenTrio é o convidado do “Festival Arte na Rua Jazz e Blues”, no dia 16 de janeiro, quinta-feira, às 20h, no Bar da Máfia, em Itaipu.  

O ContinenTrio existe informalmente desde 1993/94, quando o caçula Alberto completou 15 anos, mas oficialmente, a estréia se deu em Belo Horizonte, no início do ano 2000, com a participação especial do pai do trio, Mauro Continentino. Durante os próximos 4 anos, o grupo se expandiu cada vez mais, apresentando-se em festivais, projetos de música instrumental e casas noturnas do país, chegando a lançar um álbum. A agenda era tumultuada, pois os irmãos se desdobravam entre seus shows instrumentais e o trabalho com Milton (Kiko), Skank (Jorge) e Caetano Veloso (Alberto).

O som do grupo parte de uma fusão original de tudo o que a antena parabólica dos irmãos consegue captar do jazz, rock, soul, samba, baião, blues, da música clássica ao oriente médio. Os três são compositores e arranjadores e o material autoral é a tônica do repertório da banda, que abre espaço pleno à ousadia e ao experimentalismo, seja na sonoridade, no timbre dos instrumentos, seja na inventividade dos arranjos, grooves e harmonias.

Músicos

Em 2005, Jorge foi morar nos EUA, por onde ficou por 12 anos, integrando o projeto "Forró in the Dark". Rodou o mundo e lançou álbuns e EPs, tocando também com Bebel Gilberto, David Byrne, entre vários nomes. Nesse mesmo período, gravou "Portrait", seu álbum solo de jazz, ministrou workshops nos EUA com o projeto Pifanology e participou como convidado da banda Red Hot Chilli Peppers, no Rock in Rio.

No Brasil, Kiko empreende alguns projetos instrumentais, como o Sambajazz Trio e MAKIMATRIO - dois álbuns lançados com cada grupo; Caixa de Música, com Mauro Senise e Leo Amuedo; seus Duetos com Paulo Russo e Jane Duboc; Quarteto com Nivaldo Ornelas, entre um sem fim de participações, arranjos e produção musical para diversos artistas. Com Lucynha, Valerie e Marcello Ferreira, criou em 2019 o projeto "Chansong" - homenagem a Tom Jobim e Michel Legrand, se apresentando em teatros Brasil afora.

Alberto deixou sua marca em álbuns conceituais com Ed Motta e Marcos Valle, fundou dois projetos como líder (Paraphernalia e Ultra Leve) e gravou um álbum solo festejado, "Ao Som dos planetas". Entre encomendas de arranjos, composições e trilhas, se desdobra em programas de TV e estúdios de gravação. Com o produtor Kassim, Alberto colaborou em diversos trabalhos da MPB e pop music. Como instrumentista, acompanhou diversas cantoras de projeção, como Adriana Calcanhoto, Vanessa da Mata, Ana Carolina, Baby Consuelo, Maria Rita, Gal Costa, Roberta Sá, Stacey Kent, entre tantas outras.


SERVIÇO
Arte na Rua Jazz e Blues - ContinenTrio
Data: 16 de janeiro de 2020, quinta-feira
Horário: 20h
Local: Bar da Máfia
Estrada Francisco da Cruz Nunes, 9777 - Itaipu, Niterói
EVENTO GRATUITO    

Zeca Baleiro apresenta "O Amor No Caos, voz e violões"


A Sala Nelson Pereira dos Santos apresenta nos dias 24 e 25 de janeiro, sexta e sábado, às 20h, o cantor e compositor Zeca Baleiro, que, acompanhado apenas de seus violões, traz canções do novo álbum, "O Amor no Caos", e de trabalhos anteriores, além de algumas releituras e surpresas.

O artista iniciou a turnê "O Amor no Caos" em 2018, antes mesmo de entrar em estúdio para gravar o disco. O período de gravação foi tão produtivo, que rendeu dois volumes de inéditas: o Vol.1, lançado em maio, e o Vol.2, que saiu em outubro de 2019. "O Volume 1 tem canções mais supostamente 'radiofônicas', já o segundo é mais acústico, mais reflexivo e emocionado", comenta o cantor e compositor maranhense.

Com os álbuns gravados, Zeca Baleiro retomou a turnê e criou uma outra dinâmica, com o repertório do show sendo alterado a cada apresentação. No show 'O Amor No Caos, voz e violões', além de uma proximidade maior com o público, Baleiro tem mais liberdade e espaço para improvisos, garantindo boas surpresas ao longo da apresentação. "Pensei o show com canções do novo álbum e algumas conhecidas rearranjadas, além de umas poucas releituras", conta Zeca Baleiro.

Para o roteiro, Baleiro fez uma seleção especial, incluindo criativas releituras de canções já consagradas como "Telegrama" (ZB) e "Quase Nada" (ZB e Alice Ruiz), entre músicas dos Volumes 1 e 2 de "O Amor no Caos", como as autorais "Sete Vidas", "Eu Chamo de Coragem" e "Ela Nunca Diz", e as parcerias com Frejat ("Te Amei Ali") e o uruguaio Dany Lopez ("Por Minha Rua"). "O resto é surpresa! Eu gosto de surpreender o público", se diverte Baleiro.

O Amor No Caos | Vol.1 e Vol.2

Produzido por Baleiro e sua banda, os dois volumes de "O Amor No Caos" também foram editados em vinil. O Volume 1 traz parcerias inéditas com Cynthia Luz e Rincon Sapiência, além de colaborações com companheiros de geração como Frejat e Paulinho Moska. Já no Volume 2, Baleiro canta com Diana Pequeno, Jade Baraldo, Tatiana Parra e a portuguesa Susana Travassos.



SERVIÇO
Zeca Baleiro em "O Amor No Caos, voz e violões"
Datas: 24 e 25 de janeiro, sexta e sábado
Horário: 20h
Ingressos: R$ 80,00 (inteira)
Local: Sala Nelson Pereira dos Santos
End: Av. Visconde do Rio Branco, 880 - São Domingos
Telefone: 971 400 379