segunda-feira, 9 de março de 2020

Música na Varanda do CCPCM recebe Facção Caipira e Carlos Posada



O Centro Cultural Paschoal Carlos Magno recebe nesta quarta-feira, 11 de março, às 18h, como parte do projeto Música na Varanda, a banda Facção Caipira tendo como convidado o cantor e compositor Carlos Posada, autor de "Do Lugar Onde Estou Já Fui Embora", uma das faixas do último trabalho da banda. O encontro reserva versões inéditas e exclusivas de ambos os trabalhos, entrelaçando vozes, ambiências e texturas. A entrada é gratuita.

Formado por Jan Santoro (voz e guitarra), Vinicius Câmara (baixo) e Renan Carriço (bateria), a banda niteroiense Facção Caipira lançou em 2019 seu segundo álbum, "Do Lugar Onde Estou Já Fui Embora", que ousa misturar o stoner rock com o brega, passeando pelo blues com pitadas brasileiras de frevo, marchinhas e outros atrevimentos. Gravado na lendária Toca do Bandido e produzido por Felipe Rodarte junto do próprio grupo, o álbum provoca um abandono ao passado e posterior recomeço, mas não sem antes emocionar com timbres, sensações e histórias. O show do novo disco já circulou por unidades do Sesc RJ (Ramos, Madureira e Niterói), Sesc SP (Belenzinho) e contou com um registro ao vivo no Sofar Sounds.  

Segundo seus integrantes, "a Facção Caipira se destacou justamente pelo seu jeito despretensioso de fazer pop, indo ao passado para ilustrar o futuro, brincando de fazer o blues parecer menos complexo e o country mais acessível. É o rock britânico, com influência do Alabama e performance à brasileira."

Filho de mãe brasileira, pai argentino, nascido na Suécia e criado no Recife - ele inclusive se considera pernambucano -, Carlos Posada passeia por repertório repleto de sonoridades brasileiras pela margem indie. O artista começou a se destacar na cena independente com a banda de manguebeat "Bárbara e os Perversos" e se tornou um compositor destaque pelos seus versos pesados e poéticos sobre um Brasil urbano e contemporâneo. Em 2018, lançou o single duplo em que apresenta os inéditos temas autorais "Tino" e "Speedrun", dois movimentos complementares de uma mesma obra. O trabalho é pautado por experimentações eletrônicas e poéticas, trazendo um som diferente dos discos gravados com a banda "O Clã" e do álbum solo "Isabel", lançado em 2017.



SERVIÇO
Música na Varanda recebe Facção Caipira e Carlos Posada
Data: 11 de março, quarta-feira
Horário: 18h
Classificação indicativa: Livre
Local: Centro Cultural Paschoal Carlos Magno
Endereço: Rua Lopes Trovão s/n
Telefone: 2610-5748
ENTRADA GRAUITA

Centro Cultural Paschoal Carlos Magno abre a exposição “DELAS” em homenagem ao Dia Internacional das Mulheres


O Centro Cultural Paschoal Carlos Magno abre, no dia 12 de março, às 18h, a exposição “DELAS”, com obras de cinco mulheres artistas: Amanda Erthal, Clara Biondo, Claudia Wer, Juliana Sodré e Mariana Queiroz. A mostra é uma homenagem ao Dia Internacional das Mulheres, celebrado em março (8), e surge diante da urgência pela experimentação de afetos-ação e da reinvenção de seus processos artísticos. 
Atentas às múltiplas expressões como caminho da criação, as artistas compõem uma cena instalativa que utiliza fotografias, bordados, indumentárias e objetos que evidenciam a resistência dos corpos femininos no cotidiano da arte e da vida.
A mostra convoca o público a refletir e reconhecer a importância das lutas e das conquistas desse gênero. Para tal, utilizam seus corpos femininos como matéria-prima, ferramenta artística de inspiração e provocação que se apresentam, por meio de um grupo de performances a serem realizadas pelas artistas convidadas Paula Villa Nova, Jordana Coan e Verônica Messô, na abertura da exposição.
As paredes de vidro que compõem a galeria do local favorecem um diálogo íntimo entre as artistas, suas narrativas poéticas e o espectador, alargando, assim, as possibilidades do que é ser mulher e de suas representações. A insurreição é DELAS!

Serviço:
Exposição “DELAS”
Abertura: 12 de março
Horário: das 18h às 21h
Visitação: segunda a sexta, das 10h às 17h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 15h
Período: de 12 de março a 30 de abril de 2020
Local: Centro Cultural Paschoal Carlos Magno – Campo de São Bento
Endereço: Rua Lopes Trovão – s/nº (Campo de São Bento), Icaraí, Niterói - RJ
Entrada gratuita

CAIXA CULTURAL RIO DE JANEIRO RECEBE MOSTRA ESTÚDIO ESCOLA DE ANIMAÇÃO


A CAIXA Cultural Rio de Janeiro recebe, de 13 a 15 de março (sexta-feira a domingo), a Mostra Estúdio Escola de Animação. Com sessões diárias, às 16h e às 20h, serão exibidos 15 curtas-metragens produzidos pelos alunos do Estúdio Escola de Animação (EEA) de 2012 a 2019. A mostra é uma realização da Baluarte Cultura e do Copa Studio, com apoio da CAIXA e do Governo Federal.

Exibidos em festivais como o AnimaMundi e o Cine PE, os curtas são resultado da formação gratuita oferecida pelo projeto. “O Estúdio Escola de Animação é uma aceleradora de talentos que qualifica a empregabilidade de jovens de 16 a 24 anos através da linguagem da animação”, explica Paula Sued, diretora de Produção da Baluarte Cultura.

A ideia da mostra, explica, é reunir em uma hora de projeção alguns dos 27 curtas produzidos nos sete anos do projeto e apresentar os filmes de 2019 que ainda não foram disponibilizados nas redes sociais do Estúdio Escola de Animação. O projeto, aliás, abrirá inscrições para as turmas da sua oitava edição entre os dias 20 de março e 1º de abril, pelo site www.estudioescola.com.br.

“No estúdio simulado do Estúdio Escola de Animação, os jovens têm a possibilidade de ter uma primeira experiência de atuação nesse campo, passando por todas as etapas de produção de um curta de animação, como roteiro, storyboard, animatic, criação de personagens, cenários, animação e edição”, complementa Zé Brandão, diretor criativo do Copa Studio e coordenador pedagógico do projeto.

Sinopses:
Didático (2012)
Duração: 02’51’’
Sinopse: Ao perceber a falta dos seus materiais escolares, um menino vai procurá-los na mochila e se surpreende.

Ciclo da pesca (2013)
Duração: 01’29’’
Sinopse: O quanto afeta a cadeia alimentar quando as pessoas lançam um objeto estranho ao mar.

Dia de sorte (2014)
Duração: 03’16’’
Sinopse: Homem ganha na loteria e acha que é seu dia de sorte, mas, quando está indo buscar seu prêmio, perde o bilhete no caminho. Ao chegar em casa, descobre o que aconteceu com o bilhete, a mulher e seu filho.

Césio, o camaleão (2016)
Duração: 03’48’’
Sinopse: Um camaleão se aproxima de resíduos de lixo radioativo na floresta enquanto teta capturar um inseto. Sob o efeito da substância, passa a ter outra visão do mundo e de si mesmo, numa viagem com um desfecho inesperado.

Vegana (2016)
Duração: 03’23’’
Sinopse: Cacto Tímido e Girassol Marrento vivem em uma floricultura. Quando uma menina decide comprar o pequeno Cacto, o Girassol Marrento sente ciúmes. No dia seguinte, a mesma menina resolve comprar o Girassol, mas uma coisa estranha acontece.

Ratolactasia (2017)
Duração: 02’59’’
Sinopse: Esfomeado, um ratinho deixa sua toca e desenvolve um plano para capturar o seu primeiro pedaço de queijo. Ele só não contava com um pequeno imprevisto.

Taxidermia (2017)
Duração: 03’33’’
Sinopse: Um taxista conduz diversos passageiros que transformam sua essência. Ao descer do táxi, deixe para trás quem você era antes!

Trevas à parte (2017)
Duração: 04’54’’
Sinopse: É aniversário do Senhor das Trevas! Para comemorar esta data tão especial, a sua princesinha lhe preparou uma surpresa.

Falsos deuses (2018)
Duração: 04’52’’
Sinopse: Uma ambiciosa e estabanada exploradora está em busca de uma relíquia nos confins do mundo, mas alguns perigos a aguardam.

Space crush (2018)
Duração: 05’09’’
Sinopse: Um jovem alien, amante da cultura terráquea, tenta todos os dias entrar em contato com a Terra. Será que a verdade está lá fora?

Trip & Treasure (2018)
Duração: 03’37’’
Sinopse: Após cruzar os sete mares em busca do cobiçado tesouro do Velho Bartolomeu, uma destemida piratinha chega à ilha que guarda o seu maior desejo. Mas que segredos se escondem por trás dos perigos desta ilha?

Animail (2019)
Duração: 04’37’’
Sinopse: Em uma galáxia não tão distante, o serviço de entrega Animail tinha mais um dia comum de trabalho... Bom, isso até surgir uma caixa misteriosa.

El churro (2019)
Duração: 03’30’’
Sinopse: O que era para ser um passeio normal em família se torna o palco para uma disputa épica entre irmãs.

Filé miau (2019)
Duração: 02’54’’
Sinopse: Chegou a vez dos felinos assumirem o comando do fogão no reality show mais feroz já exibido pelo Estúdio Escola de Animação.

Fora da lei-bre (2019)
Duração: 04’08’’
Sinopse: Numa cidade extraterrestre de gatinhos, reencontram-se os lendários personagens da famosa fábula: a Tartaruga e a Lebre. Não mais como corredores, agora ambos se confrontam como num embate de faroeste renovado por pistolas de alta tecnologia.



Serviço:
Mostra Estúdio Escola de Animação
Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro - Cinema 1 (Endereço: Av. Almirante Barroso, 25, Centro - Metrô e VLT: Estação Carioca)
Data: 13 a 15 de março (sexta-feira a domingo)
Horários: Sessões às 16h e às 20h
Informações: (21) 3980-3815
Ingressos: R$ 6,00 (inteira) e R$ 3,00 (meia). Além dos casos previstos em lei, clientes CAIXA pagam meia
Bilheteria: terça-feira a domingo, das 13h às 20h
Duração: 1h
Classificação Indicativa: Livre para todos os públicos
Capacidade: 78 lugares (mais 3 para cadeirantes)
Acesso para pessoas com deficiência
Apoio: CAIXA e Governo Federal