quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Fotografias Artísticas de Bruno Di Bello no Museu de Arte Contemporânea de Niterói até 23 de outubro


Bruno Di Bello, expoente da arte contemporânea italiana, mostrará sua arte no Museu de Arte Contemporânea de Niterói, no período de 01 de setembro a 23 do outubro.
Bruno Di Bello, em 1958, forma o “gruppo ‘58” com Biasi, Del Pezzo, Fergola, Luca e Persico. Seu trabalho se diferencia daqueles dos seus amigos, ligados ao movimento ‘nuclear’ de Baj, por uma referência a uma arte do signo, abstrata, mais próxima das experiências de anulação da pintura.
É de 1962 sua primeira exposição individual na Galleria 2000 de Bolonha; em 1966 expõe em Nápoles na Modern Art Agency de Lucio Amelio e começa a usar a fotografia como próprio meio de realização artística. Em 1967 se estabelece em Milão, onde, em grandes telas fotográficas, experimenta uma série de releituras das experiências das vanguardas históricas, desenvolvendo uma idéia de arte como reflexão sobre a história artística.


Serviços:
Bruno Di Bello – MAC
Período: 01 de setembro a  23 de outubro
Preço: R$5
Horário: Terça a domingo, 10h às 18h (a bilheteria fecha 15 minutos antes).  Estudantes com carteirinha e brasileiros acima de 60 anos pagam meia-entrada. Estudantes da rede pública (até o ensino médio) e crianças abaixo 07 anos são isentos. Quarta-feira a entrada é franca.
Local: Museu de Arte Contemporânea
Endereço: Mirante da Boa Viagem,s/nº - Icaraí
2620-2400 • Fax: (21) 2620-2481
www.macniteroi.com.br

Padre Jô lançará seu sexto CD no Teatro Municipal


No lançamento de seu sexto CD, Padre Jô realizará nos dias 02,03 e 04 de setembro o show As Coisas Mais Simples, no Teatro Municipal de Niterói.  O repertório mescla canções do artista e jóias da música católica, como também da música popular brasileira, especialmente as que evocam temas da espiritualidade, do compromisso com a vida, da fraternidade e da paz.
Com um trabalho religioso e artístico já bastante conhecido na cidade de Niterói, também neste novo CD PE. Jô distingue-se por seu estilo bastante livre em relação aos padrões convencionais de música cristã e a maneira original de apresentar a mensagem de Jesus às pessoas de nosso tempo.
Além da apresentação de músicas do novo CD (dez canções em parceria com Demetrio Gil e outros parceiros) e antigos sucessos de seu repertório, PE. Jô transmite ao público uma mensagem de esperança e de otimismo, num momento ímpar de espontaneidade, de fé e de alegria.

Padre Jô


Padre Jô é sacerdote da congregação orionita, nascido em Conselheiro Lafaiete (MG), no seio de uma família muito religiosa e com o sangue artístico correndo nas veias. O avô materno era trompetista de tradicionais bandas de música do interior de Minas, deixando aos netos um legado de paixão e sensibilidade musical. Desde criança Padre Jô sentia um apelo de Deus para uma vida de dedicação ao serviço religioso, por isso, ainda muito jovem entrou para as fileiras da Congregação dos Filhos da Divina Providência, fundada por São Luís Orione.
Além da formação específica para a vida sacerdotal, que inclui a graduação em Filosofia e Teologia, Padre Jô é graduado em Psicologia e tem várias especializações na área da Comunicação e das Ciências Humanas.  Desde 2005 está à frente da Paróquia São Francisco Xavier, zona sul de Niterói, e através da fé encontra inspiração para desenvolver seu trabalho religioso e artístico, realizando esporadicamente shows e apresentações que visam integrar a comunidade e ajudar nas obras da Paróquia.
E foi justamente nos primeiros anos de seminário, em Belo Horizonte, que Padre Jô começou a desenvolver o seu dom de cantar nas várias apresentações artísticas que aquele ambiente proporcionava. Na mesma ocasião foi convidado para participar como solista em alguns discos de música sacra do compositor e cantor PE. José Cândido da Silva, na época um sacerdote orionita. Desde então participou de festivais e shows com composições próprias, atuou em corais e em vários eventos e celebrações, destacando-se pela sensibilidade artística e pelo carisma com que cantava aquilo no qual acredita. Em 1980 foi o primeiro colocado no festival de música sacra promovido pela Arquidiocese de Belo Horizonte com a canção “Vou Renascer”.
Somente depois de ordenado sacerdote, em 15 de setembro de 1991, em meio a sua atuação pastoral junto às Comunidades de Base do interior do Estado do Espírito Santo, PE. Jô decide reunir suas composições e gravar seu primeiro CD (Inexplicável Amor) lançado no final de 1998 e nele cantando a sua própria vocação ao serviço religioso, expressando, assim a grande admiração do coração humano diante do plano amoroso que Deus tem para cada um. O CD tem doze composições inéditas que versam sobre o amor de Deus, sobre a experiência pessoal do chamado e sobre outros temas religiosos.
Transferido para o Rio de Janeiro inicia a preparação do segundo CD (Sem Perder a Ternura), em 2001,  agora com o selo da Editora Vozes. Destacam-se a gravação de músicas inéditas de outros compositores e canções já consagradas, além de suas próprias composições. Os arranjos e os músicos contratados para este trabalho foram de altíssimo nível e a produção esmerada teve ótima aceitação. Neste álbum o artista realça a importância do cristão ser um verdadeiro profeta no mundo, sem perder a capacidade de amar a todos, dialogando com as culturas, as religiões e as diferenças que nos distanciam.
Em maio de 2004 Padre Jô lançou o seu terceiro CD, chamado Humano, em parceria musical com Demétrio Gil, que também faz a produção e direção artística do trabalho. A tônica central deste CD é o destaque dado à humanidade de Cristo, que tem fortes implicações na maneira como vivemos a espiritualidade cristã e sobre o rumo que damos a nossa própria humanidade. Daí nascem os temas tratados nas canções, como o nosso profundo desejo de vida, de paz e de liberdade. O trabalho foi dedicado a São Luís Orione, um contemplador de Deus na história, nos sinais dos tempos e no sofrimento humano. O santo foi canonizado justamente nesta ocasião. A partir de então realizou diversas apresentações pelo interior do país, especialmente nas regiões onde atuam os orionitas tais como Tocantins, Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.
No mês de junho de 2006 Padre Jô lançou o CD, intitulado Quando Tudo Passar. O CD é fruto das inspirações e das percepções do Caminho de Santiago de Compostela que Padre Jô acabara de percorrer em sua estadia na Europa. Assim, na intuição do artista, o disco é uma metáfora do desejo de um caminho mais original, no qual o nosso jeito de vagar, de produzir e de amar possa ser mais inteiro e instigante. O lançamento do CD se deu com um show que contou com a participação de adolescentes do coral Agnes Moço de Niterói. Depois desta primeira iniciativa, em Niterói, muitos outros eventos foram realizados em parceria com uma banda jovem comprometida com apresentações de qualidade, afinados com a fé.
Em comemoração aos dez anos de carreira artística, Padre Jô realizou o show Meu Canto, com participações especiais do Coral Agnes Moço. O último CD lançado foi Fragilidade, em parceria com Demetrio Gil que assinou também a direção do trabalho. O CD foi apresentado à comunidade de Niterói no dia 29 de março de 2008 e tem agradado por seu estilo bastante livre em relação aos padrões convencionais de música cristã e a maneira original de apresentar a mensagem de Jesus aos jovens e as pessoas de nosso tempo. “É um canto que nasceu de onde se é capaz de tirar forças de nossa própria vulnerabilidade diante do mundo, com a serenidade que brota da maturação conquistada com a vida e seus limites, seus ganhos e perdas”, segundo Padre Jô. O lançamento do 5º CD do aconteceu na paróquia de São Francisco em Niterói com apresentação de algumas músicas do novo CD e antigos sucessos de seu repertório.
Participou de dois shows da cantora católica Adriana, em São Gonçalo e Niterói. Sua aceitação pelo público católico ficou manifesta na participação que teve no show de Padre Fábio de Melo, em São Gonçalo, onde o artista, acompanhado apenas de um violão, fez a platéia vibrar e se emocionar com seu desempenho.
Em continuidade ao seu trabalho religioso e artístico, Padre Jô lança, agora, no Teatro Municipal de Niterói seu mais novo CD com o título de As coisas Mais Belas São as Coisas Mais Simples.


Padre Jô no Teatro Municipal de Niterói (Divulgação)



SERVIÇO:
Show As Coisas Mais Simples com Padre Jô
Dias: 02, 03 e 04 de setembro
Horário: sex  e sáb às 21h, dom às 20h
Valor: R$50
Classificação etária: Livre
Duração: 80 minutos
Local: Teatro Municipal de Niterói
Endereço: Rua XV de Novembro, 35 – Centro
Informações: 2620-1624
Outras Informações: Rafael Mose (7855-9084 ID: 83*89915 / 8891-1885 / rafaelmose@gmail.com)

Psiquiatra francês falará sobre o uso problemático dos videogames no HUPE/UERJ

Com sua experiência de mais de 30 anos e inúmeros livros publicados abordando mídia, imagens, tecnologias e a relação de pais e filhos, o psiquiatra, psicanalista e diretor de pesquisas da Universidade Paris X, Serge Tisseron, fala nesta segunda-feira, 29 de agosto, às 10h30, no Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE/UERJ), com profissionais de saúde e a comunidade sobre a influência dos videogames nos jovens e seus reflexos na sociedade e na vida familiar.
Em entrevista concedida em outubro passado, quando esteve no Brasil para um seminário, Tisseron falou, dentre outras coisas, sobre a violência a que as crianças estão expostas ao assistir TV ou entrar na internet. Mas, o psiquiatra acha que não se deve restringir o acesso às imagens violentas, porque, segundo ele, “a violência está em toda parte e dificilmente se tem controle sobre esse conteúdo. Mas é importante insistir na cooperação, na compaixão, na solidariedade para que um maior número de crianças evolua."
Tisseron também chama a atenção para a “fratura geracional” entre pais e filhos devido as novas tecnologias. “Adultos e crianças podem ter a ilusão de estar no mesmo mundo, mas já não vivem num universo semelhante, porque os referenciais mudaram.”
A palestra será no Auditório Washington Loielo, do Setor de Psiquiatria do HUPE, com entrada franca nesta segunda-feira, 29 de agosto, às 10h30, e estará aberto para profissionais e estudantes da área de saúde e também a comunidade.


Palestra com o psiquiatra Serge Tisseron no HUPE (divulgação) 




Serviço
“Uso problemático dos videogames” - Palestra com o pesquisador  e psiquiatra Serge Tisseron
Dia: 29/08/11 (Segunda-feira)
Horário: às 10h30
Local: HUPE – Hosp. Universitário Pedro Ernesto / UERJ, Av. 28 de Setembro, 77, em Vila Isabel
Informações: 2868-88013

Restaurante dos Deuses com um cardápio de primeira e vinhos de qualidade no Olimpo em Niterói

Projetado por Oscar Niemeyer e decorado pelo arquiteto francês Gilles Jacquard, o restaurante Olimpo fica em uma das áreas mais privilegiadas de Niterói: de frente para a Baía de Guanabara. Em contato direto com o mar e a natureza, localizado na Estação Hidroviária de Charitas, possui uma vista fascinante, daquelas para ninguém colocar defeito. Além disso, o cardápio é dos deuses, com sugestões variadas, especiais e exclusivas.  Com uma qualidade e excelência  seleção de vinhos também faz a honra da casa.

Restaurante Olimpo (divulgação)

Serviço
Restaurante Olimpo
Estação Hidroviária de Charitas, 2º piso
Av. Quintino Bocaiúva, s/nº - Charitas - Niterói - RJ
Tel.: (21) 2711-0554
Estacionamento privativo com manobrista
Funcionamento: Segunda a sábado, das 12h à 1h ; Domingo, das 12h às 19h.

Show da Banda Spin XXI no Teatro Municipal de Niterói

A banda SPIN XXI se apresentará nesta quinta-feira, 1º de Setembro, às 20 horas, no Teatro Municipal de Niterói. A banda conhecida como SPIN na década de 70, também teve o nome de Contraponto (em 1978/1979) quando assumiu formação diferente, (na época uma temporada de três dias no Teatro Municipal de Niterói foi sucesso com casa lotada).  À volta aos palcos trouxe uma nova suíte de 25 minutos além das músicas do CD Contraponto, lançado no Brasil, Europa, EUA e mundo afora.
Mantendo-se fiel ás suas origens, com uma mistura de vários estilos, (clássico, jazz e rock...), mas predominantemente Progressivo Sinfônico. A banda define o seu som como MPB (Música Progressiva Brasileira), aonde as influências brasileiras de ritmos não aparecem claramente estampadas nas composições do grupo, mas sim assimilados e adaptados.
Apesar da influência folk, acústica e country SPIN XXI é uma banda elétrica, mas acima de tudo eclética. Preservando o espírito da música arte dos anos 70, em suas composições e sonoridade.
Reuniram-se, pela primeira vez em 1972 e hoje fazem parte da formação:
Kakao Figueiredo (vocais principais, instrumentos incidentais - teclados, guitarras e percussões) dono de um estúdio em Niterói, estudou canto lírico com o barítono Paulo Fortes e regência na UFRJ. Dentre suas principais influências estão Peter Gabriel, Milton Nascimento e Raul Seixas;
Tatoo Magdalena (guitarras e violões e vocais) guitarrista de mão cheia que utiliza a técnica de tocar guitarra com dedeiras (como no Banjo) para atingir resultados inesperados. Entre suas influências estão: Santana, Bela Fleck, Steve Howe e Steve Hacket;
Eraldo Márcio Corrêa (teclados) é pianista formado pelo Conservatório Brasileiro de Música e suas principais influências são Rick Wakeman, Tony Banks e Nelson Freire;
Sylvio Sá Corrêa (bateria e percussão) fez vários cursos de bateria e estudou com Dámaso Cerruti. Sua escola vem do jazz e suas principais influências Bill Brudford e Phil Collins;
Marcelo de Alexandre Venâncio (baixo, vilões e vocais) não participou da formação inicial, mas já ajudava a banda participando das produções e tem como algumas de suas influências, Chris Squire e Mike Rutherford.

O PROJETO

            A Banda SPIN XXI nasceu no ano de 1972, no Rio de Janeiro / Niterói.Jovens estudantes se encontravam em jam sessions tocando Beatles, Santana, Status Quo, Som Imaginário e Focus. Em pouco tempo a Banda SPIN começou a compor suas próprias músicas, com a informação vindo de todos os lados musicais foi nascendo o som, do SPIN.
            Muitas bandas e artistas da época eram ouvidos e serviram de influencia para o som da Banda, tais como, Gênesis, Yes, Genlte Giant, Focus,Camel, Milton Nascimento,Mutantes, Terço,Beatles e Villa Lobos. Durante os anos seguintes o SPIN se apresentou num circuito de Escolas, Teatros e Clubes do Rio de Janeiro com shows memoráveis e até mesmo em uma ocasião, sendo obrigados a fazer uma segunda apresentação na mesma noite por super lotação do Teatro (Cinema da UFF Niterói / RJ / 1977 ).
            Em 1979 o SPIN mudou de nome para Contraponto devido a mudanças na sua formação, fez alguns Shows memoráveis tais como: temporada de 3 dias no Teatro Municipal de Niterói, Colégios São Vicente de Paulo e Bennett no Rio de Janeiro, Grajaú Tênis Clube Também no Rio e Clube Petropolitano em Petrópolis R.J, entre outros. Em 2002 os amigos voltaram a se reunir e veio a idéia de registrar todas aquelas músicas e idéias que nasceram nos anos 70.
            Recuperar o espírito e a filosofia de vida, a sonoridade do Rock Progressivo Brasileiro setentista , agora com mais vigor e experiência chamando esse novo projeto de SPIN XXI , misturando no som da tudo o que foi ouvido durante todos esse anos. Agora o SPIN XXI com o seu novo CD Contraponto se prepara para novos horizontes, Shows, novos CDs e DVDs com o intuito de difundir e divulgar as idéias que ficaram presas durante todo esse tempo.

SPIN XXI e o CD Contraponto

Parece que o Rock Progressivo está ressurgindo, calcado principalmente em bandas dos anos 70 que voltam à ativa. Mais um remanescente daquela geração é o SPIN, grupo formado em Niterói, que alguns anos atrás, lançaram o CD Contraponto, no Brasil Europa e restante mundo com distribuição do Selo Francês, MUSEA.
Formada por KakaoA Figueiredo (vocais), Carlos Tatoo (Guitarras), Eraldo Márcio Correa (Teclados), Sylvio Sá Correa (Bateria) e Marcel de Alexandre (Baixo), a banda registrou quatro músicas que seguem a tradição do bom progressivo.
Compostas na década de 1970 , “Sensações Diversas”, “Buscando Algo de Novo”, Conflitantes Paranóias” e “ Ventos do Passado “, carregam em si tanto a impetuosidade da juventude - nas letras e concepção musical -  quanto maturidade - na execução e na interpretação. Com levadas interessantes, vocais marcantes e todos os outros elementos que assinalaram o movimento musical daquela década – ritmos quebrados, influências folk, convenções e improvisos, o álbum é indicado para todos que gostam de um instrumental elaborado e vocal bem posicionado, bem a ver com o título do disco.
O SPIN XXI é a prova de que o Progressivo Nacional produziu e produz vários grupos. E  que muitos deles, mesmo 30 anos depois, continuam  com a mesma força.





SERVIÇO
BANDA SPIN XXI - TEATRO MUNICIPAL DE NITERÓI
Data: 1° de setembro
Horário: 20 horas
Valor: R$ 20
Classificação etária: 10 anos
Duração: 80 minutos
Local: Teatro Municipal de Niterói
Endereço: Rua XV de Novembro, 35 – Centro
Informações: 2620-1624
Outras Informações: Kakao (2711 – 3104 / 9971 – 5304 / kko.studio@gmail.com) www.kkostudio.com/spin/ www.myspace.com/spinxxi / www.kkostudio.com

Afonso Gadelha lança seu quarto CD Pra Nunca Mais esquecer no Centro Cultural da Lapa

O artista paraibano Afonso Gadelha lança na Lapa o seu quarto CD ‘Pra Nunca Mais Esquecer’, no Centro Cultural Lapa nesta quinta-feira, 1º de setembro, a partir das 19 horas. O violonista Daniel Sobreira, produtor e arranjador do disco, acompanha o artista no show, junto com Heitor Peres (baixo) e Yuri Garrido (bateria).
De raízes nordestinas, nascido de uma família de músicos e com 25 anos de carreira, Afonso Gadelha compôs inúmeras músicas gravadas por Sivuca, Glorinha Gadelha (sua irmã), Pepeu Gomes, Quarteto em Cy e Elba Ramalho. 
Foi parceiro de composições de Sivuca, Paulinho Tapajós, Wagner Malta, Ricardo Anísio, dentre outros. Gadelha fez participações especiais em discos de artistas nacionais e trabalhos como interprete de sua própria obra. Será nesse contexto que o artista, já com quilômetros de estradas musicais percorridos, lançará o novo trabalho autoral de produção independente: ‘Pra Nunca Mais Esquecer’.
O repertório caminha por vários estilos da música brasileira: Forró, Xote, Salsa, Samba, Choro, Flamenco, Tango. São 11 faixas, todas de autoria de Afonso Gadelha, assinadas com os parceiros de longa estrada Wagner Malta e Ricardo Anísio. O evento contará com a participação especial do cantor e compositor cearense radicado no Rio, Geraldo Junior.


Afonso Gadelha e Daniel Sobreira (divulgação)

Serviço:
Afonso Gadelha em “Pra Nunca Mais Esquecer’
Centro Cultural Lapa
Dia: 1º de setembro (quinta-feira)
Horário: 19 horas
Local – Centro Cultural Lapa – Rua Santa Teresa nº 15 (grudado aos Arcos).
Ingressos: R$ 10,00.
Censura - Livre
Informação - 94808202

Os Fulanos no Sesc São Gonçalo

Nesta sexta-feira, 26 de agosto, às 21 horas, você não poderá perder no Sesc São Gonçalo acontecerá a apresentação do Show de Humor - Sexta do Riso com os Fulanos com os atores gaúchos Décio Ferret e Pull Barreto. Será um espetáculo com muito humor num espaço bem familiar no Barreto. O riso irá contaminar todo o público com stand-up e esquetes onde destacam a utilização dos personagens de criação própria e imitações de personalidades do cotidiano do cenário brasileiro. A interação com a platéia é a grande sensação, mantendo um espetáculo sempre atualizado com os acontecimentos do dia-a-dia e que prende a atenção da platéia do início ao fim, e ao findar, saem de cena com gostinho de quero mais. Com uma produção de Augusto Gutierrez e Marcos Cid.



Os Fulanos no Sesc São Gonçalo (divulgação)


Serviço:
Os Fulanos
Dia: 26 de agosto (Sexta)
Horário: 21 horas
Ingressos: R$20 (associado), R$25 (meia e antecipado), R$50 (inteira)
Informações - 2720-1063 / 2628-4081
Classificação: Maiores de 18 anos

Paulinho Gogó no Sesc São Gonçalo neste sábado

Quem não tem dinheiro conta história!!

Neste sábado, as 21 horas acontecerá no Sesc São Gonçalo o espetáculo Show de Humor com Paulinho Gogó que será hilário e de morrer de rir com tanto humor. Para quem curte um bom programa de humor na tevê e no rádio não poderá deixar de reservar o seu lugar para assistir um show de rolar de rir, com Paulinho Gogó que conta com a presença de palco e o jeito único de um dos personagens mais queridos do programa “A PRAÇA É NOSSA” do SBT.
 
 
Paulinho Gogó no Sesc São Gonçalo (divulgação)
 
 
Serviço
Show de Humor com Paulinho Gogó
Dia: 27 de agosto (sábado)
Horário: 21 horas
Ingressos: R$ 20 (Associados Sesc), R$ 25 (Estudantes, idosos e Antecipados) R$ 50 (Dia e Inteira)
Sesc São Gonçalo
Avenida Presidente Kennedy, 755
Classificação: 12 anos
Postos de venda: Ótica Picorelli  - Rua Salvatóri, 35 - São Gonçalo
Informações - 2720-1063 / 2628-4081