sexta-feira, 7 de fevereiro de 2020

Solar do Jambeiro celebra Clarice Lispector


A obra de Clarice Lispector será celebrada em uma sequência de saraus organizada pelo Solar do Jambeiro. O SARAU PARA CLARICE acontecerá mensalmente e a primeira edição é no próximo sábado, dia 08, às 13h30. Como convidados, os artistas Jorge Piri, Nilze Benedicto e Sol de Paula. A entrada é gratuita e a classificação etária, livre.
"Clarice Lispector é um tema recorrente em nossas reuniões de produção e em nossos projetos fixos. Sua obra é vasta e desvela o ser humano, início e fim da arte", diz Jordão Pablo de Pão, escritor que assina a curadoria do evento. Uma semana após estrear sua programação 2020 com um sarau em homenagem a João Cabral de Melo Neto, a homenagem necessária à Clarice Lispector reentoa um dos pilares de produção da casa.
O Solar do Jambeiro consolidou-se na prática cultural de Niterói como uma casa de arte ligada sobretudo à literatura, à música erudita, às artes visuais e ao teatro. De seu passado como residência de figuras relevantes para a história local ao seu presente como instituição ativa e de democratização do acesso à arte niteroiense, a memória é a máxima deste casarão do século XIX há dezenove anos aberto ao público.
Clarice Lispector, ucraniana de nascença e brasileira de toda uma vida, recolocou a literatura brasileira que se debruça sobre a existência humana. Com uma obra extremamente filosófica e com um olhar aguçado para as sutilezas da língua e da vida cotidiana, é um dos nomes mais celebrados da história de nossa arte. Entre seus livros mais famosos: "A Hora da Estrela", "Laços de Família" e "A Paixão segundo GH". A escritora nasceu em 10 de dezembro de 1920 e faleceu em 09 de dezembro de 1977.



SERVIÇO
SARAU PARA CLARICE
Data: 08 de fevereiro de 2020
Horário: das 13h30 às 15h
Entrada Gratuita
Local: Solar do Jambeiro
Endereço: Rua Presidente Domiciano, 195 – Boa Viagem
Telefones: 2109-2222 | 2109-2223 
*60 senhas distribuídas trinta minutos antes do espetáculo
Solar do Jambeiro (Rua Presidente Domiciano, 195, São Domingos, NIterói, RJ)
Classificação Etária Livre

‘Diário de Pilar na Grécia’ pela primeira vez em Niterói


  
Há mais de um ano em cartaz e visto por cerca de 30 mil pessoas, o espetáculo infantil “Diário de Pilar na Grécia”, adaptação do livro homônimo de Flavia Lins e Silva (autora da série “D.P.A. - Detetives do Prédio Azul”), terá duas únicas apresentações na cidade de Niterói dias 15 e 16 de fevereiro, às 16h, no projeto “Verão no Popular”, no Teatro Popular Oscar Niemeyer. É a primeira vez que o espetáculo se apresenta fora da cidade do Rio de Janeiro, devido a inúmeros pedidos.

A peça recebeu os prêmios de Melhor Espetáculo, Melhor Texto Adaptado, Melhor Atriz e Melhor Ator do CBTIJ (Centro Brasileiro de Teatro para a Infância e Juventude). E de Melhor Espetáculo, Melhor Atriz e Melhor Ator do Botequim Cultural, além de diversas outras indicações. “Diário de Pilar na Grécia” também marca a comemoração dos 25 anos de carreira da atriz Miriam Freeland, protagonista da delicada e divertida história que fascina crianças, adolescentes e adultos, com um passeio pela mitologia grega.

-  É a primeira vez que nos apresentamos em Niterói. Nas outras temporadas, recebemos um grande público niteroiense e estamos muito felizes por levar o espetáculoà cidade – diz Miriam Freeland.

Com ares de superprodução, “Diário de Pilar na Grécia” é a primeira realização de um projeto infanto-juvenil da Movimento Carioca, produtora do casal de atores Miriam Freeland e Roberto Bomtempo e tem co-produção da Constelar, produtora de TatiannaTrinxet.

O espetáculo conta a história de Pilar, uma menina muito esperta e bem-humorada, que ao lado do seu gato Samba e do grande amigo Breno, embarca numa incrível aventura em busca do seu avô na Grécia. Pelo caminho, eles descobrem alguns dos maiores mistérios da vida e do fascinante mundo da mitologia grega, repleto de deuses e heróis, fazem vários novos amigos e vivem aventuras imperdíveis.

Diversas temáticas do mundo infanto-juvenil são abordadas de forma sensível e divertida na adaptação de SymoneStrobel, que também dirige a peça.

- O objetivo é incentivar o encontro da família! Queremos que os pais voltem a usufruir do ato de ir ao teatro ao lado de seus filhos e que o espetáculo seja desfrutado com humor e emoção por todas as gerações - afirma Miriam.

O elenco conta com o ator e diretor Roberto Bomtempo interpretando o avô da Pilar e com nomes conhecidos doTeatro Infantil carioca, crias da tradicional escola O Tablado, fundada por Maria Clara Machado e celeiro de premiadas montagens do gênero: Viviana Rocha, Leandro Baumgratz, Alexandre Mofati, Ana Amélia Vieira, Pedro Monteiro e SymoneStrobel, que também atua como a mãe da protagonista.

- Escolher fazer uma adaptação dessa obra de Flavia Lins e Silva é acreditar que estamos contribuindo para o crescimento de uma personagem literária infantil no imaginário de uma geração que já consome o D.P.A. É colocar o livro no palco, no foco, dando ainda mais brilho à obra– diz Roberto Bomtempo.

Livro já vendeu mais de 600 mil cópias pelo mundo

Lido e recomendado em diversas escolas do Brasil, o selo literário “DIÁRIO DE PILAR”, da autora Flavia Lins e Silva, já atingiu a marca de 600 mil leitores, em nove edições publicadas, sendo traduzido para países como Alemanha, França, México, Argentina, Polônia e China. A autora também é responsável pelo maior sucesso infantil brasileiro dos últimos anos, “D.P.A. – Detetives do Prédio Azul”, que arrastou para o cinema mais de 2,5 milhões de espectadores e está na sua 14ª temporada, no canal Gloob.

A série “Diário de Pilar” também se tornou desenho animado, que será lançado em fevereiro de 2020 com as vozes de Danielle Suzuki, Thiago Lacerda e Mel Lisboa, em toda a América Latina pelo canal Nat GeoKids. 

- “Diário de Pilar na Grécia” é uma comédia infanto-juvenil feita para toda a família que, de maneira leve e divertida, revela histórias e curiosidades sobre o berço da civilização, a partir da ótica dos deuses, valorizando a amizade, o companheirismo e a coragem. Com texto ágil, inteligente e delicado, a história narra as peripécias de nossa protagonista com seus amigos numa viagem inesquecível -ressalta TatiannaTrinxet, co-produtora da montagem.

Sinopse:
Pilar é uma menina muito esperta e bem-humorada. Ela mora com a mãe e o avô Pedro. Não conheceu o próprio pai, que “misteriosamente” saiu de sua vida, antes mesmo dela nascer. Um dia seu avô parte para uma viagem rumo à Grécia, e ela morrendo de saudades, resolve viajar também. Mas logo depois recebe a notícia de que seu avô não voltará mais de lá... Inconformada e decidida, Pilar encontra um presente deixado por ele: uma rede mágica que pode levá-la a qualquer lugar que desejar.Junto com o gato Samba e o seu grande amigo Breno, Pilar embarca em busca do avô, e descobre alguns dos maiores mistérios da vida e o fascinante mundo da mitologia grega, repleto de deuses e heróis.


Serviço:
“Diário de Pilar na Grécia”
Únicas apresentações
Data:15 e 16 de fevereiro de 2020
Local: Teatro Popular Oscar Niemeyer
Endereço: R. Jorn. Rogério Coelho Neto, s/n - Centro, Niterói – RJ.
Telefone: (21) 2620-6101
Horário: 16h – Sábado e domingo
Preços: R$20 (inteira) R$10 (meia)
Classificação Indicativa: Livre