segunda-feira, 18 de março de 2019

Memórias Ambulantes - Um balanço visual de uma Sinfônica "di" Niterói no Campo de São Bento


Evento de fotografia no Paschoal Carlos Magno reúne imagens dos desfiles da Sinfônica Ambulante

O Coletivo Niterói Fotográfico realiza no dia 23 de março, sábado, o evento "Memórias Ambulantes - uma fanfarra visual da Sinfônica 'di' Niterói". Reunindo as fotos sobre a Sinfônica Ambulante clicadas ao longo de 8 anos deste bloco niteroiense, o Coletivo se propõe a usar a fotografia como forma de relembrar os carnavais da cidade, quem os faz e como a fotografia participa da maior festa brasileira. O evento será no Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, com abertura às 17h30m, e contará com varal de fotografias, fotopapo e as tradicionais projeções coletivas.

Projetando a Fotografia de Niterói

O Coletivo nasceu com a ideia de reunir as fotógrafas e fotógrafos de Niterói num mesmo evento para trocar ideias, experiências e fotos através de projeções fotográficas coletivas. Sempre conectado com algum acontecimento do mês, é escolhido um tema e cada membro do coletivo pode mandar suas fotos ou um ensaio que se enquadre na proposta.
Quem curte fotografar, seja profissional, amador ou entusiasta, e ainda não é membro do coletivo pode mandar suas fotos para a chamada pública. As inscrições podem ser feitas até 20 de março, 23h59m.

Bate-papo sobre as fotos da Arte e Cultura

Os eventos do Coletivo são sempre marcados pela conversa e troca de ideias. Ao longo das edições as conversas evoluíram para um Fotopapo cuja pauta tenha relação com o tema do mês.  Nesta edição a fotógrafa Priscila Barcellos coordena um papo sobre Fotografia da Cultura e Cultura da Fotografia com Edison Mattos (Sinfônica Ambulante), Juliana Stott (projeto Escandalize) e Vitor Pastana (fotógrafo do Coletivo).

Varal de fotos e evento colaborativo

Além das atividade mais tradicionais, o evento conta com um varal coletivo no qual os membros podem mostrar suas fotos impressas. Realizado de forma colaborativa, o evento incentiva os participantes a trazer seus isoporzinhos e cestas. Clicar, papear e fazer piquenique são partes do Coletivo Niterói Fotográfico.



Memórias Ambulantes (Vitor Vogel - Coletivo Niterói Fotográfico)

Serviço

Memórias Ambulantes - Um balanço visual de uma Sinfônica "di" Niterói
Centro Cultural Paschoal Carlos Magno. Rua Campo do São Bento,
Data: 23 de março, sábado, 17h30m
Fotopapo: Fotografia da Cultura e Cultura da Fotografia
Parcerias: Sinfônica Ambulante
Email: coletivoniteroifotografico@gmail.com