quarta-feira, 24 de julho de 2019

Cine Jazz homenageia West Montgomery recebe Fernando Clark no Solar do Jambeiro


No dia 30 de julho, terça-feira, às 19h, acontece a edição desse mês do projeto Cine Jazz, no Solar do Jambeiro, com curadoria de Paulo Renato Rocha.
O artista homenageado da noite é o guitarrista norte-americano Wes Montgomery, com a exibição do filme “Wes Montgomery Live in Belgium”, produzido em 1965. A obra mostra o show na Bélgica da única turnê do músico, na Europa. O trabalho dele foi marcante para a história do jazz americano: ajudou a definir o que hoje é conhecida como a sonoridade clássica da guitarra de jazz dos anos 60 e popularizou a formação musical – guitarra, órgão e bateria –, que ficou conhecida como The Wes Montgomery Trio. Além disso, a obra do artista influenciou músicos premiados como George Benson e Pat Metheny. Quando morreu, após 10 anos de carreira, Montogmery somou 22 álbuns solo e prêmios importantes no mundo da música, como o Grammy.
O evento conta, ainda, com a participação ao vivo do guitarrista Fernando Clark – coordenador e professor da Escola de Música In Concert, em Ipanema, que se apresenta também com a Companhia Estadual de Jazz (CEJ), grupo de música instrumental com mais de 20 anos de estrada.



SERVIÇO:
Cine Jazz homenageia West Montgomery recebe Fernando Clark
Data: 30 de julho, terça-feira
Hora: 19h
Entrada: Gratuita
Classificação indicativa: 14 anos
Local: Solar do Jambeiro
Telefones: 2109-2222 / 2109-2223
Endereço: Rua Presidente Domiciano, 195 – Boa Viagem, Niterói

Essência da Liberdade promove Roda de Capoeira Angola no Largo da Batalha


Os apreciadores da capoeira têm encontro marcado, no sábado, 27 de julho, quando a Escola de Capoeira Angola Essência da Liberdade – premiada no edital de Ações Locais – promove a sua Roda Mensal, na esquina do Clube da Torre, no Largo da Batalha. Nos últimos anos, o grupo ampliou seu alcance para os bairros de Charitas e São Francisco, oferecendo oficinas regulares de movimentação da Capoeira Angola. Na música, estão presentes, os toques característicos do berimbau, as cantigas, os toques de tambor e de outros instrumentos. 

Por trás do sucesso da Essência da Liberdade, está Maria Aparecida de Almeida, a Cida. Com 33 anos de prática na Capoeira Angola, iniciada em São Paulo, em 1986, ela observou, com 20 anos de experiência em um coletivo da modalidade em Niterói, que não havia espaço para desenvolver e exercer suas potencialidades de liderança. A iniciativa dela colabora para visibilidade feminina na Capoeira Angola e incentiva outras mulheres a seguirem os caminhos da capoeiragem como essência da liberdade e da autonomia. 
Coletivo cultural premiado no edital de Ações Locais, a Escola Essência da Liberdade promove oficinas regulares de movimentação da Capoeira Angola, com musicalidade e cidadania. No último sábado do mês, o grupo promove uma roda aberta para convidados e público em geral na Praça do Largo da Batalha.  

Serviço
Roda Mensal de Capoeira Angola Essência da Liberdade
Data: sábado, 27 de julho
Horário: 16h
Endereço: Esquina do Clube da Torre - Largo da Batalha
Ingresso: Gratuito