A exemplo da Orquestra de Corda da Grota, novos grupos desta comunidade em São Francisco, Niterói, despontam para a boa música. É o caso do grupo vocal Negros e Vozes, que se apresenta na terça-feira, 31 de maio, às 19h, no Gut Café no projeto Café com Talento.
Conhecido como N&V, o grupo já comemorou 11 anos de estrada. “A ideia é criar algo diferente do que víamos nas comunidades e como nunca fizemos aulas de canto e violão, a gente decidiu pela black music ”, conta Ubiraci Barbosa, o Bira, integrante do grupo desde as origens.
Todos do N&V são moradores da comunidade da Grota, em Niterói. Bira, Rafael Amaral, o Rafa, e Léo Justino se dedicam só ao grupo, já Cristiane Justino, a única mulher do Negros e Vozes trabalha como doméstica e o Anderson da Silva faz faculdade de música. Juntos, levam a música à capela, estilo de música que os integrantes só utilizam a voz e não há instrumentos, em shows por todo Brasil. E o reconhecimento vem chegando aos poucos: em 2006 conquistaram um troféu no programa “Ação”, da Rede Globo, apresentado por Serginho Groisman.
Big Boss Man e Take 6 foram as grandes referências do N&V, mas para estes meninos, os grandes incentivadores foram os músicos Márcio Telles e Leonora Mendes, coordenadores do projeto Orquestra de Cordas da Grota. Atualmente, o projeto da Orquestra já atende a mais de 250 crianças e jovens da Grota e também de outras comunidades próximas, como Badu, Sapê e Rio do Ouro.
A apresentação no Gut Café será gratuita e o repertório irá de black music a MBP. Canções como “Filme Triste”, do Trio Esperança, “Aquele beijo que te dei”, interpretado por Roberto Carlos e “Happy Day”, são as mais pedidas pelo público e que não vão faltar no show.
Negros e Vozes
Serviço:
Gut Café
Negros e Vozes de graça no Gut Café
Avenida Sete de Setembro 131, Icaraí, Niterói.
Capacidade: (20 lugares).
Tel: 2714-0879.
Funciona de segunda a sexta, das 12h às 22h, e aos sábados, das 8h às 17h.
Cc: todos. Cd: todos.
A entrada é franca.