quarta-feira, 10 de julho de 2019

ESPETÁCULO “ILHA DE SAL” ESTREIA NA CAIXA CULTURAL RIO DE JANEIRO




Estreia dia 16 de julho (terça-feira), na CAIXA Cultural Rio de Janeiro, o espetáculo “Ilha de Sal com “uma certa companhia”, sob direção de Morena Cattoni. A autora Livs Ataíde teve como inspiração a cidade Atafona, localizada no interior do estado do Rio de Janeiro, que foi sendo destruída pelo avanço do mar. O texto da jovem dramaturga trata sobre a trajetória de uma família isolada em uma ilha, após o mar tomar de assalto o que era originalmente seu.

O texto, poético e realista, apresenta um mundo pós-apocalíptico. A cidade está submersa. Uma única família resiste sobrevivente. Na peça, há a inserção de uma dimensão histórica e documental recente: o mais terrível desastre ambiental do Brasil, que aconteceu em 2015, na cidade de Mariana (MG), e que se repetiu este ano (2019) em Brumadinho (MG).

Em cena, o espaço da ilha é delimitado por uma estrutura de alumínio: uma tenda sem cobertura. Os personagens estão à deriva, descobrindo e criando novas possibilidades de existir – e resistir -  nas atuais condições. Em paralelo, a montagem apresenta barrancos desabados e barragens rompidas, a partir de pedaços de histórias verídicas. Ilha de sal é, portanto, sobre resistência.

A peça ganhou o edital Sesi Novos Talentos do Teatro e recebeu o prêmio para montagem deste texto inédito, tendo realizado apenas uma apresentação dentro da Mostra Novos Talentos do Teatro, no Sesi Jacarepaguá (RJ). Foram colhidos depoimentos de sobreviventes desses desastres e de outras tragédias. Memórias da infância da autora também estão presentes na dramaturgia.

A temporada na CAIXA Cultural RJ será de 16 a 27 de julho, de terça a sábado, às 19h. No elenco: Daniel Chagas, Gisela de Castro, Luiza Loroza, Marcéli Torquato, Marcio Freitas e Natália Balbino.

Sobre a Autora:
Livs Ataíde é artista-pesquisadora, bacharel em Direção Teatral pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Integra o Coletivo Errante, dentro do qual assinou dramaturgia e direção dos espetáculos “baleia” (2016) e “B I R D” (2016). Também assina a dramaturgia de “BICHAS” (2017), direção de Gabriel Pardella.



Serviço:
Ilha de Sal
Duração: 50 minutos
Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro - Teatro de Arena
Endereço: Av. Almirante Barroso, 25, Centro (Metrô e VLT: Estação Carioca)
Informações: (21) 3980-3815
Temporada: de 16 a 27 de julho de 2019 (terça a sábado)
Horário: sempre às 19h
Ingressos: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia). Além dos casos previstos em lei, clientes CAIXA pagam meia
Lotação: 86 lugares (sendo 2 para acessibilidade)
Classificação indicativa: 12 anos
Bilheteria: de terça-feira a domingo, das 13h às 20h
Acesso para pessoas com deficiência

Roda de Samba do Canto do Poeta no Teatro Popular Oscar Niemeyer


No dia 14 de julho, domingo, das 14h às 20h, vai ter “Roda de Samba do Canto do Poeta”, no Teatro Popular Oscar Niemeyer. Trata-se de uma tradicional roda de samba comandada pelo Compositor Paulinho Rezende que, em cada edição, como mestre de cerimônias e anfitrião, recebe músicos da cena cultural da cidade junto com convidados ilustres do universo do samba
Referência de boa música voltada para o SAMBA em toda a região metropolitana do Rio, o Canto do Poeta passou a ser um importante programa cultural, pois resgata o samba de raiz, por meio de um dos compositores mais aplaudidos de sua geração até hoje, atraindo um público de todas as idades, seja pela proximidade com o artista em questão e/ou qualidade do trabalho apresentado.
O anfitrião toca suas composições que ficaram na história, como “A Loba”, “Meu Ébano”, “Alma Boêmia” e “Seu Balancê”. Nesta edição contará com a participação de Mônica Mac, Marquinhos Sathan, Trio Confluência de forró pé de serra (como parte das comemorações pelo dia de São João), Bambas de Saia, entre outros.
Sobre Paulinho Rezende:
Nascido na cidade do Rio de Janeiro e criado em Bom Jesus do Itabapoana, interior do Estado do RJ, Paulinho Rezende já compôs mais de 1.000 canções da música popular brasileira, gravadas e regravadas por grades artistas da nossa MPM. Além disso, foi vencedor de importantes festivais de música e teve suas canções na trilha sonora de grandes novelas da REDE GLOBO, inclusive como tema de abertura, tais como: Tieta, Lado a Lado, Barriga de Aluguel, América, com destaque para Araponga, com três músicas, entre outras.
As vozes que gravaram Paulinho Rezende:
Suas canções ficaram famosas nas vozes dos principais cantores e grupos musicais do país, tais como Alcione, Zeca Pagodinho, Martinho da Vila, Beth Carvalho, Diogo Nogueira, Jorge Aragão, Leonardo, Fafá de Belém, Michel Telo, Chitãozinho e Xororó, Agepê, Simone, Elba Ramalho, Jorginho do Império, César Menotti e Fabiano, Roberta Miranda, Dona Yvone Lara, Elymar Santos, Wando, Agnaldo Timóteo, Edson e Hudson, Nando Reis, Dhi Ribeiro, Xande de Pilares, Grupo Fundo de Quintal, Art Popular, entre outros. 
A versatilidade musical e artística de Rezende passeia por vários estilos musicais e ritmos, como o samba, pagode, sertanejo, romântico, MPB, gospel e até marchinha de carnaval, gravada inclusive por Clóvis Bornay.

Sobre os artistas convidados:
Marquinhos Sathan - nome conhecido nas rodas de samba do Rio de Janeiro. Desde os anos 80, o intérprete marca presença cantando e encantando a todos. Há mais de 26 anos, é reconhecido como um dos maiores sambistas do país, já tendo recebido dois discos de ouro.  Também já dividiu o palco com grandes nomes como Arlindo Cruz e Bezerra da Silva.
Mônica Mac - Possui uma trajetória no samba da região. Há mais de 20 anos dedica sua vida à música e pesquisa o gênero. Natural de Niterói, já se apresentou em diversos teatros da cidade e do país inteiro com seu grupo, Situkerê. Também foi co-idealizadora dos projetos Samba Buarque de Hollanda, Sai Samba de Cartola e Recriando a Criação.
Bambas de Saia - porta de entrada de mulheres no mundo do samba há mais de 6 anos. Pensado por Wagner Silveira, as Bambas oferecem aulas de percussão para meninas e mulheres. De forma pedagógica e lúdica, elas aprendem os instrumentos clássicos do samba de raiz e, assim, inserem cada vez mais a figura feminina nas rodas de samba.
Trio Confluência - leva o forró pé de serra até o Canto do Poeta. Com já algum tempo de estrada, o grupo vai combinar o que há de mais tradicional no forró com o mais característico dos sambas.



Serviço:
Roda de Samba do Canto do Poeta
Data: 14 de julho
Horário: das 14h às 20h
Onde: Teatro Popular Oscar Niemeyer - Av. Jornalista Rogério Coelho Neto, s\n, Caminho Niemeyer. Centro, Niterói - RJ, CEP: 24.020-011
Entrada gratuita
Classificação livre
Informações: 2620-6101