quarta-feira, 4 de setembro de 2019

Caio Fabio faz Palestra “Pânico líquido, Esperança Sólida!” no Teatro Municipal de Niterói


Acontece no dia 15 de setembro, às 17 horas, no Teatro Municipal de Niterói o Encontro com o psicanalista e reverendo Caio Fabio. A palestra com o tema “Pânico líquido, Esperança Sólida!”, discute as disfunções humanas da nossa atual sociedade.
Nós vivemos numa sociedade chamada “Líquida” por Zygmunt Bauman, que deu esse termo ao estado atual da sociedade, sem definições estabelecidas. E esta sociedade está crescendo na sua manifestação de liquidez de valores, de conteúdos, de fé, de essências… Tudo em estado total de relatividade. É uma sociedade que está criando e criará as grandes disfunções psicológicas, espirituais, mentais, na vida humana. E o que se pretende nesse Encontro, é mostrar, como apesar disto tudo, se pode viver uma esperança sólida, no meio desse ambiente de tanta liquidez conceitual. Continua a haver uma referência superior pela qual se pode viver, e sem a qual, a existência irá se tornar cada vez mais difícil. E para milhões de pessoas se tornará existencialmente impossível, em razão do grande vazio, do grande medo, do grande pânico, da grande expectativa que já paira sobre a humanidade, que diante disso, internaliza um sentimento imenso de orfandade e de desamparo. Mas há uma esperança sólida, imutável, que se pode carregar no coração. E com ela, atravessar todo esse oceano de liquidez e indefinições angustiosas, em todos os aspectos.



Serviço
Encontro com Caio Fabio - Palestra “Pânico líquido, Esperança Sólida!”
Data: 15 de setembro
Horário: 17h
Duração: 120 min
Classificação indicativa: Livre
Ingresso: R$10
Local: Teatro Municipal de Niterói
Endereço: Rua Quinze de Novembro, 35 - Centro, Niterói

EXPOSIÇÃO FOSSILIZARTE NA GALERIA LA SALLE

Após o sucesso de Sertões, exposição que atraiu mil visitantes à Galeria La Salle, mais uma mostra que aborda os resquícios de vida no planeta chega ao caminho cultural do Unilasalle-RJ. Se a partir do olhar do fotógrafo Dimitrius Borja o convite foi conhecer o sertão do Cariri e a Chapada do Araripe, por meio de fotos e de fósseis de até 150 milhões de anos encontrados na região (um empréstimo do Museu de Geologia da UFRJ), agora estudantes secundaristas apresentam fósseis por meio da arte. Fossilizarte, a inauguração do mês de setembro da Galeria, traz ao público 25 xilogravuras em placas de gesso, com o contorno de ossadas um dia já existentes. A autoria é dos alunos de 1º e 2º anos do Ensino Médio, matriculados no CIEP 449 Governador Leonel de Moura Brizola Intercultural Brasil-França.

A ideia do projeto comandado pelo professor de Biologia Alberto Lazzaroni e pelo professor de Artes Robson Martins surgiu em 2017, após a criação do Clube de Ciências no Brasil-França. Em sala, são projetadas imagens de fósseis sobre placas de gesso. Divididos em duplas, os alunos contornam a forma, preenchendo com o lápis áreas que serão escavadas, para deixar em alto relevo a “ossada encontrada”. “O projeto Fossilizarte possibilita ao aluno vivenciar a experiência de ser um paleontólogo ao pesquisar as questões histórico-geográfico-geológicas, e, principalmente, no momento em que literalmente escavam a pedra, mesclando a ferramenta de corte e o pincel, afastando os resíduos que desvelam  o ‘tesouro do passado’”, explica Robson Martins.

Os trabalhos são apresentados em congressos e feiras científicas, mas também já motivaram exposições, a primeira delas na Aliança Francesa de Niterói e a segunda no Instituto Cultural Germânico. Prova de que o intercâmbio entre Biologia e Arte vai além da confecção das xilogravuras. Para Martins trata-se de um diálogo não só possível como necessário, já que “ambos utilizam-se da criatividade da imaginação, da curiosidade, da busca pelo novo”.

Tanto na opinião do professor quanto na de Angelina Accetta, coordenadora da Galeria La Salle, a mostra sobre o tema neste momento tem uma relevante função. Nas palavras de Angelina, a principal função da arte no meio social é promover a interação entre homem e sociedade e especificamente essa exposição significa “dar continuidade à reflexão ecológica-ambiental que iniciamos com Sertões, ressaltado a conscientização a respeito dos resíduos sólidos e seu impacto sobre a geologia do planeta”. Já Martins fala em uma “crise gritante a nível ambiental”, de forma que “é muito importante mostrar para a atual geração todo o caminho percorrido pela vida em nosso planeta para que possam entender que estudar o passado é acima de tudo entender o presente e nos prepararmos para o futuro”.  A exposição integra o calendário da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABAMES), na semana de responsabilidade social:


EVENTO
Exposição “FOSSILIZARTE”
Inauguração 11/09, QUARTA-FEIRA, ÀS 14H
Abertura com a Oficina do Som, do Centro de Apoio  ao Deficiente Visual de São Gonçalo (CADEVISG).
Permanência
Quando: De 11/09 a 31/10. Segunda a sexta-feira, das 9h às 21h
Onde: Galeria La Salle — Unilasalle-RJ — Rua Gastão Gonçalves, 79, Santa Rosa
Mais informações: Núcleo de Arte e Cultura – 21996629 / cultura.uni@lasalle.org.br

LITERATURA FANTASTICA E MUITA DIVERSÃO NO FIM DE SEMANA NA BIBLIOTECA PARQUE NITERÓI


Nos dias 13 e 14 de setembro a Biblioteca Parque Niterói se transforma em ponto de encontro de fãs de literatura fantástica, RPG e Board Games
A Biblioteca Parque de Niterói sediará evento voltado à literatura fantástica de autores brasileiros, recheado de atividades do mundo geek nerd. O grupo Fantasia Brasil levará ao local uma feira literária (livros para todas as idades), e haverá bate-papos, palestras sobre fantasia e construção de mundos ficcionais; também estão programadas outras atividades, como mesas e palestra de RPG e exposição de produtos ligados à literatura fantástica e universo da fantasia.
O evento, voltado para adolescentes e adultos, terá bons momentos de diversão com arena de swordplay medieval no sábado, uma luta simulada com espadas de espuma na qual guerreiros "a caráter" ensinam crianças, jovens e adultos a lutar com armas medievais. A brincadeira será orientada por monitores do grupo Graal-RJ.
Niterói tem se consolidado como Cidade Nerd e tem atraído cada vez mais eventos nesta temática, trazendo a alegria aos fãs do gênero tanto no município como nas cidades vizinhas. Transformar a biblioteca num espaço de vivência fantástica, interação e troca entre autores e fãs de fantasia é um dos principais focos do evento, que acontecerá na sexta 13/09 de 11h às 18h, e no sábado 14/09 de 10h às 15h. 



PROGRAMAÇÃO

SEXTA FEIRA 13/09/19   | 11h às 18h

11h – Feira Literária
Abertura da Feira Literária – feira literária com preços promocionais – livros e sagas de literatura fantástica para todos os gostos, sessões de autógrafos para o público infantil – juvenil - adulto. (Horário da feira: 11h-18h). Local – Sala Multimeios – Térreo.

14h – Palestra Quero Jogar RPG, por onde começar e como mestrar?.
Nesta Palestra, Matheus Barcelos, da Taverna do Arcanum, explica o que é RPG e como se tornar mestre em mesas de RPG. 
Local: espaço central “Café Paris” – Térreo. Duração 1h.
15h às 18h – 2 mesas de RPG mestradas pela Editora New Order 
Local: Sala Multiplicidade – Térreo.
18:00h – Encerramento


SÁBADO 14/09/19   |  10h às 15h

10h – Feira Literária
Abertura da Feira Literária – feira literária com preços promocionais – livros e sagas de literatura fantástica para todos os gostos, sessões de autógrafos  para o público infantil – juvenil - adulto. (Horário da feira: 10h-15h). Local – Sala Multimeios – Térreo.

10h – Palestra; Oficina " Worldbuilding: Construção de Mundos em Fantasia e Ficção Científica.” 
Luiz Felipe Vasques é designer gráfico por formação e fã de Ficção-Científica Participa da organização dos prêmios de literatura fantástica Argos e LeBlanc. É o responsável pela Sextas de Sci-Fi, a coluna do blog do Planetário do Rio sobre Ficção-Científica. 
Local: espaço central “Café Paris” – Térreo. Duração 2h.
12h – Palestra Duendes: o mundo feérico no folclore e na literatura de fantasia
ANA LÚCIA MEREGE, escritora e curadora de Manuscritos da Biblioteca Nacional. 
Local – espaço central “Café Paris” – Térreo. Duração 1h30.
11h às 14h – 2 mesas de RPG mestradas pela Editora New Order 
Local: Sala Multiplicidade – Térreo. 
11 às 14h – Swordplay na área externa
15h – Encerramento

Local:  Biblioteca Parque Niterói 
Endereço:  Praça da República, S/N - Centro, Niterói  



Novos talentos expõem suas criações da Expo Destec na Casa de Artes Villa Real

De 6 a 30 de setembro, a Casa de Artes Villa Real, em São Gonçalo, será palco da 17ª Exposição Artística dos alunos do curso de desenho Destec. A mostra – realizada todos os anos – é uma forma de incentivo aos novos talentos e tomará conta das paredes do espaço com diversos trabalhos. A iniciativa tem apoio da Prefeitura de São Gonçalo, através da Secretaria de Turismo e Cultura, e da Fundação de Artes, Esporte e Lazer de São Gonçalo (Faesg). Nesta sexta-feira (6), será realizado um coquetel de abertura, a partir das 19h. A entrada é gratuita e indicada para todas as idades.
A Expo DESTEC é formada por alunos da Escola Destec, instituição que, há 40 anos, busca incentivar a formação de talentos nas áreas artística e técnica. Gincanas, parcerias com escolas e várias exposições funcionam como apoio ao aprendizado.
Na visão do prefeito José Luiz Nanci, “em todas as áreas, os alunos devem ser incentivados com atividades extras durante o processo de ensino”, afirma.
Para o secretário de Turismo e Cultura, Carlos Ney Ribeiro, “abrir espaço para as novas gerações de profissionais é imprescindível para o surgimento de novas formas de expressões artísticas. Esse projeto na Casa das Artes, que é uma galeria pública, aproxima a população desse ambiente lúdico e de muita criação”, declara o secretário.


A Casa das Artes fica na Rua Cel. Moreira César, s/nº, Zé Garoto, e a exposição poderá ser visitada de terça a sexta-feira, das 9h às 17; e aos sábados, das 9h às 12h. 
A entrada é franca e indicada para todas as idades.