terça-feira, 2 de outubro de 2018

Gabriel Pereira lança seu segundo livro NEM TE CONTOs


Crônicas curtas e de humor ácido apresentam histórias que fazem rir e refletir sobre temas do cotidiano do deficiente físico; lançamento  simultâneo em Ribeirão Preto, São Paulo e Lisboa
O jornalista ribeirãopretano Gabriel Sanitá Pereira divulga ‘NEM TE CONTOs’, seu segundo livro. Depois de ‘Antes dos 30’ (2016, Editora Coruja), romance de fundo auto-biográfico, Pereira publica agora uma coletânea de 48 crônicas curtas e bem-humoradas baseadas em suas experiências de deficiente físico. O livro, que saiu pela editora luso-brasileira Chiado, será lançado dia 8 de junho simultaneamente em Ribeirão Preto, São Paulo e Lisboa.
Com passagem pela Rádio 79 e repórter do jornal A Cidade desde 2012, Gabriel é formado em jornalismo é pós-graduado em História Cultural. Em comum com sua primeira obra, além do humor ácido e direto, ‘NEM TE CONTOs’ também traz a visão singular do escritor que intriga o leitor a refletir quase que espontaneamente sobre temas espinhosos, polêmicos e divertidos ligados ou não à sua condição física.
Nas crônicas, onde temas cotidianos aproximam literatura e jornalismo, Gabriel ficou ainda mais à vontade para imprimir seu estilo e deixar de lado o politicamente correto. O texto leve e a temática extremamente atual são inspirados em grandes nomes do stand-up comedy nacional e em sucessos do humor brasileiro da atualidade como os grupos de comédia “Porta dos Fundos” e “Os 4 Amigos”.

“NEM TE CONTOs” foi tema de palestras para mais de cinquenta pessoas no escritório “Brasil Salomão e Mathes” Advocacia, na APAE Ribeirão, na ONG “Síndrome do amor” e esteve presente na Bienal do Livro de São Paulo.
Em pouco mais de dois meses, a obra vendeu mais de 300 exemplares.  

BATE-PAPO SOBRE O MAR NA LITERATURA AGITA A BIBLIOTECA POPULAR MUNICIPAL ANÍSIO TEIXEIRA


Jordão Pablo de Pão apresenta um panorama sobre a abordagem do mar na Literatura Brasileira a partir de sua nova obra

O circuito "Mares Literários" chega à Biblioteca Popular Municipal Anísio Teixeira, no Campo de São Bento, às 15h30 no dia 09 de outubro. Jordão Pablo de Pão promove um passeio poético a partir das pesquisas que realizou para seu livro mais recente, "O Mar do Meu Velho" (2018), provocando pontes de leitura com clássicos da literatura brasileira. Jordão é escritor, produtor cultural, professor e membro da Academia Niteroiense de Letras. A entrada é gratuita, classificação livre e duração estimada de 90 minutos.

Para escrever seu primeiro livro, Jordão Pablo utilizou as referências trazidas para sua vida desde muito jovem pelo pai pescador, cujo nome herdou. Ampliando seu conhecimento sobre as memórias afetivas do "seu velho", passou a estudar livros e escritos que trazem o mar como cenário, motivação ou personagem, fazendo com que sua obra poética seja permeada por referências das diversas matrizes culturais que formam o imaginário ocidental. "Este não é um trabalho religioso, nem o poderia. Com delicadeza, proponho um grande mosaico de construções que trazem o grande oceano como um mundo dentro do mundo tão familiar que temos. Tangencio a história do leitor, inevitavelmente", afirma o autor.

"O Mar do Meu Velho" será o ponto de partida para um bate-papo entre Jordão Pablo de Pão, abrindo uma parceria de atividades literárias com a Biblioteca Popular Municipal Anísio Teixeira, de saraus a oficinas de escrita. O evento será uma espécie de celebração do poder da leitura e sua influência sobre a escrita, criando mundos que não são factuais. Mais do que isso, constitui uma reverência ao legado de nossos artistas. Certamente banhados pelas culturas que formaram nosso mosaico histórico, que apresenta paradoxalmente o mar como residência e como resistência, desafio, os escritores brasileiros raramente trazem o mar como simples e inócuo plano de fundo de suas narrativas e poesias. Aprende-se nesta terra que o grande oceano fala, cria interação, move - e isso é muito explorado em tudo o que se aí produziu.

Para produzir seu livro, Jordão Pablo de Pão também bebeu dessas fontes anteriores e compilou uma série de dados e de anotações sobre o tema. “O Mar do Meu Velho”, notoriamente uma referência ao clássico “O Velho e o Mar”, de Hemingway, constitui-se em uma antologia de poemas e microcontos que retomam as histórias e as figuras humanas recorrentes ligadas ao trabalho marítimo, além de resgatar poeticamente a vida de um pescador. Da vida longa no mar aos amados deixados em terra, o livro captura a ânsia de sobrevivência daquele protagonista. O evento, portanto, tal como Penélope, costurará uma teia de intertextualidades possíveis com outras leituras do autor.
Jordão Pablo de Pão é escritor, produtor cultural, revisor de texto e professor, com atuação no cenário cultural da cidade há dez anos. Membro Titular da Academia Niteroiense de Letras. Agraciado com a Medalha José Cândido de Carvalho, da Câmara Municipal de Niterói. Obras publicadas: “O Mar do Meu Velho” (Armazém de Quinquilharias e Utopias, 2018) e “Abre Caminhos” (do mesmo Armazém, 2017). Curador do blog jordaopablo.wordpress.com; do projeto Circuito Niteroiense de Letras, criando mobilização em torno da produção e da propagação do livro e da literatura; e de salas de memória e de projetos de troca de livros na Cidade Sorriso.


Jordão Pablo de Pão com seu livro Mares Literários (divulgação)


SERVIÇO
Mares Literários
tarde de autógrafos e bate-papo com Jordão Pablo de Pão
Entrada Gratuita
Local: Biblioteca Popular Municipal Anísio Teixeira
Endereço: Rua Lopes Trovão, sn. Campo de São Bento, Icaraí, Niterói, RJ.
Data: 09/10/2018 (terça-feira)
Horário: das 15h30 às 17h
Duração: 90 minutos
Classificação Etária: Livre