quinta-feira, 12 de dezembro de 2019

Muita música, teatro e dança na programação do Natal em Niterói



O Natal já começou. Parques e praças de toda a cidade, além de algumas de suas principais vias, ganharam uma iluminação super especial para as festas de fim de ano. Uma série de árvores foram montadas pela cidade e, durante todo o mês de dezembro, três palcos terão programação cultural especial: no Horto do Fonseca, no Campo de São Bento e em São Francisco. Apresentações de corais e orquestras dão o tom das comemorações, enquanto espetáculos de dança, teatro e outras intervenções artísticas ajudam a embalar os niteroienses até o dia 22.

Nos últimos dias da programação, sempre a partir das 18h30, em diferentes palcos, o Grupo Vocal Negros e Vozes, o Coral Amantes da Música, o Coral da UFF, o Coro Cênico Canta Mais, a Orquestra de Cordas Niterói String, a Orquestra Jovem da Grota e a Sinfônica Ambulante dividem o palco com as peças "Papai Noel sempre Vem", infantil da Cia Fábulas Teatro de Fantoches", o Auto de Natal "Noite Feliz", da Cia de Teatro Papel Crepon, o Auto da Paz, da Cia Opera Prima Teatral e o "Natal de Todos Nós", da XR produções teatro. Na dança, se apresentam a Cia Arte de dançar, com "Dança das Bonecas", e o Studio Arte dos Pés, com "Quebra Nozes" e a Estúdio de Dança Elizete Mascarenhas.

No Campo de São Bento, o visitante contará com um grande túnel de luz, com cerca de 200 metros de extensão, oito metros de largura e três de altura – o maior do país. Teremos ainda, uma sonorização especial, um presépio no coreto à beira do lago e uma divertida "Fábrica de Brinquedos" – espaço paras as crianças interagirem. São 250 árvores iluminadas, 80 elementos decorativos distribuídos pelo parque, entre bolas, sinos e soldadinhos de chumbo, além de 30 flores de lótus e seis anjos com trombetas iluminados e que flutuam no lago.

A praça do Rádio Amador, em São Francisco, onde uma árvore de natal com 50 metros de altura e 22 de diâmetro foi montada, se transformou na vila do Papai Noel, com um parque temático, mexendo com a imaginação de crianças e adultos. Duendes e muitos presentes gigantes compõem o cenário. A árvore também ganhou 66 elementos luminosos com temas natalinos e 600 metros de neon azul. Complementando a decoração, no alto uma estrela de 12 pontas medindo 3,5 metros de altura.

No horto do Fonseca, a criançada vai poder brincar em um container decorado como uma grande caixa de presente.

Sobre as atrações:

Coral da UFF


Criado em 2007, o Coral da UFF tem como principal objetivo o encontro da Universidade Federal Fluminense com a comunidade externa através da prática de canto coral. Dirigido por Marcio Paes Selles, o Coral da UFF possui 40 integrantes de formações diferentes, médicos, sociólogos, advogados, engenheiros. Muitos já aposentados que resolveram se dedicar parte de seu tempo à música. O conjunto se apresenta com frequência em teatros de Niterói e cidades vizinhas e faz sucesso por onde passa. Algumas das músicas que estarão presentes no repertório são “Viva uma noite de natal”, “The First Noel”, “We wish you a Merry Christmas”, “Sinos de Belém”, Noite de natal” e “Noite Feliz”.

Coral Amantes da Música



O Coral Amantes da Música foi criado ainda em 2010. Composto por cerca de 30 cantores, sob regência do maestro Wagner Leão, o grupo vocal desenvolve um trabalho musical e artístico primado pela qualidade. O repertório do conjunto explora o melhor da MPB, Bossa Nova e gêneros diversificados. Já há nove anos no mundo da música, o Coral Amantes da Música acumula um histórico de apresentações em locais como o Solar do Jambeiro, o Teatro João Caetano, o Centro Cultural da Justiça Federal, o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, o Parque das Ruínas entre outros.

Canta Mais - Scuola di Cultura

Coro Cênico Canta Mais é um conjunto de vozes mistas que conta com 16 integrantes. Composto por atores/cantores que têm o intuito de realizar espetáculos musicais, misturando as linguagens teatral e musical, em novembro de 2019, o coro abriu o show da cantora Zélia Duncan durante a inauguração da árvore de natal de Niterói, em São Francisco. O grupo faz parte da Scuola di Cultura, um espaço que tenta proporcionar atrações, cursos livres, encontros, seminários e workshops de qualidade.

Orquestra de Cordas Niterói String


A Niterói Strings é uma orquestra de cordas formada por Ricardo Vidal, Rafael Almeida, Clariana Mattos e Davi Santos (primeiros violinos); Priscila Vidal, Izabella Cardozo, Sulena Mattos e Leandro Justino (segundos violinos); Taynara Sales e Ricardo Alves (violas); Rodrigo Soares e Luiz Justino (violoncelos); e Carlos Alberto (baixo acústico). O grupo foi criado em 2015 por Ricardo Vidal, Priscila Vidal, Taynara Sales e Rodrigo Soares, jovens da Grota do Surucucu com a vontade de se aperfeiçoar musicalmente.

Orquestra Jovem da Grota



Formada por monitores e alunos em processo de capacitação musical, com nível intermediário e avançado do projeto sócio-cultural da Grota do Surucucu. Desde 2015 sob a regência do maestro Katunga, a OCG JOVEM vem atuando com o propósito de ampliar a participação em escolas públicas e privadas através de concertos didáticos e se destacando em suas apresentações por inovarem seu repertório que variam de clássicos da MPB a músicas de grande destaque no gosto da juventude estudantil.

Sinfônica Ambulante



Formada em Março de 2011, a partir do encontro de amigos músicos das mais variadas influências, a Sinfônica Ambulante sempre quis fazer arte de livre acesso ao ocupar espaços públicos com muita música e diversão. Desde então, o grupo faz jus ao seu nome e leva o seu som para onde a música mandar, seja nos ensaios abertos semanais ou em suas apresentações mensais por praças e parques de Niterói, Rio e interior do Estado. Com releituras musicais próprias, o repertório do grupo faz o público dançar e cantar do início ao fim, com músicas que vão desde o samba de Zé Kéti ao rock do Nirvana e dos Beatles, trilhando caminhos inusitados que saem de músicas de filmes famosos e chegam ao samba rock de Jorge Ben Jor e o funky music de James Brown.

Auto de Natal Noite Feliz - Companhia Papel Crepon

O Auto conta a história do nascimento do Menino Jesus, do ponto de vista dos animais moradores de um estábulo. Com o aparecimento de uma estrela muito brilhante, surgem pastores, reis e anjos, fazendo com que o Boi e o Burro desconfiem de que ali vai acontecer o grande dia. A partir daí começam os preparativos para a chegada do milagre. A história termina com a montagem de um presépio vivo, e a chegada de Maria, José e o Menino Jesus ao som de músicas natalinas cantadas pelo elenco. Com texto e direção de Eduard Roessler, "Noite Feliz" tem no elenco Rosângela Andrade, Gisela Roessler, Arthur Wermelinger, Marco Antônio Campos e Raquel Venerabile.

"Natal de Todos Nós", da Cia XR de Teatro, produções teatro

Nessa produção da Cia XR de Teatro, quando pequenino, Jesus, filho único de Maria, estudioso, bondoso e muito caridoso, dizia que o seu maior sonho era ajudar pessoas, e assim ele fez. Excelente aluno, resolveu fazer faculdade de medicina e se formou com mérito, dedicando-se aos menos favorecidos. Nunca cobrou sequer uma consulta. Fazia doces para custear sua faculdade, e até hoje vive o ofício de doceiro. Jesus é um exemplo de amor ao próximo e todo Natal ele sai pelas ruas distribuindo seus doces e palavras de amor para todos que o procuram. Uma envolvente história para contar o verdadeiro espírito de Natal. O espetáculo tem texto de Cristina Xavier, direção de Wanner Rodrigues e conta no elenco com Cristina Xavier e Geremias Marins.

Auto da Paz, da Cia Opera Prima Teatral

Na antiguidade, o Natal era comemorado em várias datas diferentes, pois não se sabia com exatidão a dia do nascimento de Jesus. Foi somente no século IV que o 25 de dezembro foi estabelecido como data oficial de comemoração. Com texto e direção de Carrique Vieira, a Cia Opera Prima Teatral narra a história da jovem Maria, que foi escolhida por Deus para ser a mãe do menino Jesus. Um dia, um lindo anjo trouxe uma mensagem a ela, mas José, seu noivo, ficou muito confuso com aquela situação. Deus então enviou o anjo do Senhor para José em um sonho. Com trilha sonora de Marcelle Simeão, no elenco, o Auto da Paz traz Carrique Vieira, Jean Maciel, Karina Viva e Withe Vianna.


PROGRAMAÇÃO

Sábado, 14, às 18h30 - Campo de São Bento

Coral da UFF (música)
Coro Cênico da Scuola di Cultura Canta Mais (música)
DJ José Pantoja (música)
"Dança das Bonecas", da Cia Arte de dançar (dança)
 
Domingo, 15, às 18h30 - Orla de São Francisco

Coral UFF (música)
"Auto de Natal Noite Feliz", da Cia de Teatro Papel Crepon (teatro)
"Quebra Nozes", do Studio Arte dos Pés (dança)

Terça-feira, 17, às 18h30 - Horto do Fonseca

Orquestra Jovem da Grota
Natal de Todos Nós – XR produções teatro

Quarta-feira, 18, às 18h30 - Campo de São Bento

Orquestra não-estruturada de professores Gaylussac
Natal de Todos Nós – XR produções teatro

Quinta-feira, 19, às 18h30 - Orla de São Francisco

Coral Amantes da Música
Orquestra Jovem da Grota
Natal de Todos Nós - XR produções teatro

Sexta-feira, 20, às 18h30 - Horto do Fonseca

Auto da Paz – Opera Prima Teatral
Sinfônica Ambulante



Sábado, 21, às 18h30 - Campo de São Bento

Orquestra de cordas Niterói String
DJ Caju Fonseca
Estúdio de dança Elizete Mascarenhas
 
Domingo, 22, às 18h30 - Orla de São Francisco

Orquestra de cordas Niteró String
Auto da Paz – Opera Prima Teatral
Estúdio de Dança Elizete Mascarenhas