sexta-feira, 1 de novembro de 2019

Atrações em dobro no projeto Arte na Rua de novembro


A programação do projeto Arte na Rua para o mês de novembro está mais do que especial. Em comemoração ao aniversário da cidade de Niterói, no dia 22 de novembro, o projeto terá o dobro das atrações. O dia 3 de novembro, domingo, por exemplo, está recheado de apresentações. A primeira atração do dia é a Oficina de Perna de Pau, que começa às 10h no Horto do Fonseca. Em seguida, no mesmo local, às 11h, Kiko Menezes apresenta seu projeto “Sonori Lab Pocket”, também no Horto do Fonseca.
Dando continuidade à programação do domingo, o cantor Darly Dy Santis faz um show, às 11h, no Centro Cultural Paschoal Carlos Magno. Para tornar o evento ainda mais especial, vai acontecer a “Oficina de História em Quadrinhos”, com o tema “Niterói: uma história de amor em quadrinhos”, no mesmo horário e local que o show de Santis.
Fechando as apresentações da semana, no dia 6 de novembro, quarta-feira, às 19h, Gustavo di Pádua se apresenta no Trevo de Piratininga.

Sobre as atrações:
Darly Dy Santis


Cantor desde criança, Darly Dy Santis começou sua carreira na música se apresentando na rádio “A Voz D’Oeste”, de Cuiabá. Seguindo seu caminho, a próxima parada foi no palco da TV Paulista, aos 15 anos. Já radicado em Niterói, Darly criou a banda “Prata da Casa”, com a qual fez shows por mais de uma década. Cantor de MPB e POP nacional e internacional, o artista já participou de uma edição dos projetos “Arte na Rua” e “Seresta no Campo” com um repertório que vai de Cartola a Lulu Santos.

Oficina de História em Quadrinhos
Falando sobre memória e preservação, o tema da oficina de História em Quadrinhos é “Niterói: uma história de amor em quadrinhos”. Voltada para o público infantil, ela é dividida em etapas. Inicialmente, serão apresentados a história, os locais turísticos, as personalidades que nomeiam ruas e avenidas.

Kiko Menezes

No Arte na Rua, Kiko Menezes apresenta sua mais nova proposta: o Sonori Lab Pocket. Juntando uma mini exposição, uma oficina e um pocket show, a ideia desse evento é unir música e criatividade para crianças e jovens de todas as idades. Menezes traz ao público experiências como a música corporal, com mais de 30 tipos de sons corporais, materiais alternativos, pedagógicos e sonoros, como bichinhos de borracha sonoros, instrumentos étnicos, como o Feng Gong e a Kalimba,  e uma instalação plástico-sonora, “Arco-íris”.
Menezes é músico, educador e criador da empresa Sonori Experiências Musicais, onde trabalha regularmente com uma média de 50 jovens e crianças desde 2009. O pocket show do evento é inspirado em abordagens musicais que são postas em prática na oficina Sonori Lab de Música e Criatividade, como a música corporal.

Oficina de Perna de Pau
A oficina de perna de pau traz à cidade de Niterói o ensino da arte de andar nas alturas. A prática da perna de pau, arte e brincadeira de equilíbrio e antiga modalidade circense, hoje faz parte das belezas da cultura e do carnaval de rua do Rio de Janeiro. Sua prática é uma atividade corporal e artística que através do desenvolvimento da coordenação motora, da experiência coletiva e da autoconfiança de enfrentar seus medos se torna também um elemento para atenuar o estresse do dia a dia de maneira lúdica.

Gustavo di Pádua

Com cerca de 25 anos na estrada da música, Gustavo di Pádua tem uma história e tanto. O artista já integrou bandas de rock e de heavy metal, como Aquaria e Gloria Opera, foi músico de Erasmo Carlos e de Sidney Magal e, hoje, é considerado uma referência da guitarra no Brasil. Além disso, di Pádua foi finalista do prêmio “Guitar Idol”, em Londres, por dois anos consecutivos. Hoje, o músico apresenta o projeto “Tem rock no samba”, onde ele mesmo faz releituras de grandes clássicos do samba com a vibração do rock’n’roll, enfatizando a sensibilidade de canções que fazem parte da história da MPB.


SERVIÇO:
Oficina de Perna de Pau
Data: 03 de novembro, domingo
Horário: 10h
Entrada: Gratuita
Local: Horto do Fonseca
Endereço: Alameda São Boaventura, 770 – Fonseca, Niterói
Contato: (21)2627-1520
Kiko Menezes
Data: 03 de novembro, domingo
Horário: 11h
Entrada: Gratuita
Local: Horto do Fonseca
Endereço: Alameda São Boaventura, 770 – Fonseca, Niterói
Contato: (21)2627-1520
Darly Dy Santis
Data: 03 de novembro, domingo
Horário:  11h
Entrada: Gratuita
Local: Centro Cultural Paschoal Carlos Magno
Endereço:  Campo de São Bento – Icaraí, Niterói
Contato: (21)2610-5748

Oficina de Histórias em Quadrinhos
Data: 03 de novembro, domingo
Horário: 11h
Entrada: Gratuita
Local: Centro Cultural Paschoal Carlos Magno
Endereço:  Campo de São Bento – Icaraí, Niterói
Contato: (21)2610-5748

Gustavo di Pádua
Data: 06 de novembro, quarta-feira
Horário: 19h
Entrada: Gratuita
Local: Trevo de Piratininga
Endereço: Rua Professor Ernãni Faria Alves – Piratininga, Niterói

A maior feira literária de Niterói ganha segunda edição

O tradicional Praia Clube São Francisco abrirá suas portas mais uma vez para receber a segunda edição da Feira Literária de Niterói, que neste ano terá quatro dias. Com uma programação voltada a temas importantes como "Literatura, inclusão e acessibilidade", "A importância do livro infantil na sala de aula" e "Educação, juventude e leitura", o evento, que tem entrada franca, acontece nos dias 07, 08, 09 e 10 de novembro (de quinta a domingo), das 9h às 21h.

Assim como em 2018, a FLINIT reunirá críticos literários, jornalistas, blogueiros, leitores, autores e editoras de Niterói e região em um ambiente onde terá literatura infantil e adulta, clássicos, geeks, didáticos, romances de todos os tipos e muita poesia. Além da venda de livros, estão programados lançamentos, debates, sessões de autógrafos, palestras, apresentações artísticas, oficinas, bate-papo, saraus, entre outros. O evento contará também com o charme da Varanda Gourmet, destinada a lanches e bebidas que, junto aos expositores literários, tornaram a FLINIT a maior feira literária do município.

Entre os destaques da programação, os jornalistas Octavio Guedes, Fernando Morgado e Aloy Jupiara participam de um debate sobre o jornalismo nas redes sociais. Os também jornalistas Luiz André Alzer e Bruno Thys comandam um bate-papo sobre a história do jornalista Ricardo Boeachat.

Trazendo como tema inclusão e acessibilidade, a Feira contará com uma estrutura de rampas de acesso e elevadores, além da presença de intérprete de libras.



SERVIÇO

FLINIT 2019
Data: 07, 08, 09 e 10 de novembro
Horário: de quinta a domingo, das 09h às 21h
Local: Praia Clube São Francisco 

Endereço:  Estrada Leopoldo Fróes, 700 - São Francisco, Niterói  
ENTRADA GRATUITA