quinta-feira, 7 de maio de 2020

TEATRO MUNICIPAL DE NITERÓI APRESENTA NOVIDADES DA PROGRAMAÇÃO VIRTUAL DE MAIO


O Theatro Municipal de Niterói vai apresentar novidades em maio nas programações virtuais. Lembranças de artistas que passarem pelo local, TBT e semana da diversidade – com informação e arte – estão entre as atividades oferecidas.

Os equipamentos culturais da Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria das Culturas e da Fundação de Arte, apresentam, desde abril, um projeto de programações virtuais. O público pode assistir a shows, exposições, peças teatrais, entrevistas, além de interagir enviando fotos e histórias. Tudo isso virtualmente, é claro. As programações podem ser acompanhadas pelas redes sociais de cada um dos equipamentos e seguem durante todo o mês de abril.

A ideia das programações online surgiu devido à situação atual de pandemia, onde o isolamento social é necessário para evitar o contágio e a disseminação da COVID-19.

Baú TMN

- Compilado de vídeos e/ou fotos de espetáculos passados.

Compilado de dois vídeos da Companhia de Ballet da Cidade de Niterói (¨Choros e Valsas – Um Tributo a Pixinguinha” e “Romeu e Julieta”)

Data: 8 de maio, sexta-feira

Horário: 20h

Canal de divulgação: IGTV no Instagram e vídeo no feed do Facebook

 

#TBT 25 anos

- Divulgação de registros fotográficos de espetáculos apresentados ao longo dos últimos 25 anos. Acervo do TMN.

 Data: 7 de maio, quinta-feira

Horário: 19h

Canal de divulgação: Post nos feeds do Instagram e do Facebook

 

Domingo Clássico | dia das mães



Homenagem com apresentação de cantoras líricas. Idealizada e executada pelo Duo França_Ayres, composto por Tina França e Amanda Ayres, a aprsentação conta com a participação de Maria Gerk, Sophia Dornellas e Magda Belloti.

Data: 10 de maio, domingo

Horário: 17h

Semana da Diversidade | Cultura e Resistência

De 14 a 17 de maio, o Theatro Municipal de Niterói apresenta a Semana da Diversidade, com atividades informativas e artísticas.

O dia 17 de maio é o Dia Internacional contra a Homofobia. A data foi escolhida porque, em 17 de maio de 1990, a Organização Mundial da Saúde (OMS) excluiu a homossexualidade da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID).

Para celebrar essa data, o Theatro Municipal de Niterói abre espaço em suas redes sociais para palestras e apresentações musicais de quinta a domingo, com personalidades e artistas do segmento LGBTI+.

Participantes confirmados:

Bruna Benevides - Sargenta da Marinha do Brasil, Vencedora do Prêmio FAZ DIFERENÇA do Jornal o Globo, militante LGBTI+

Felipe Carvalho – Presidente do Grupo Diversidade Niterói (GDN)

Datas

Dias 14 a 17

Horário: 19 horas

Canal de divulgação

IGTV no Instagram e vídeo no feed do Facebook

Sala Carlos Couto oferece programação virtual para o público durante a quarentena



Os equipamentos culturais da Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria das Culturas e da Fundação de Arte, apresentam, desde abril, um projeto de programações on-line. O público pode assistir a: shows, exposições, peças teatrais, entrevistas, além de interagir enviando fotos e histórias. Tudo isso virtualmente, é claro. As programações podem ser acompanhadas pelas redes sociais de cada um dos equipamentos e seguem durante todo o mês de abril.

A Sala Carlos Couto vai apresentar uma retrospectiva da sua vasta programação como os seus projetos de música, mostras realizadas, música no Salão Nobre, Projeto Rodas de Novos Poetas e as suas memoráveis noites de autógrafos.

A ideia das programações na rede surgiu devido à situação atual de pandemia, onde o isolamento social é necessário para evitar o contágio e a disseminação da COVID-19.

 

Dia 12 de maio, terça-feira, às 18h

TEATRO: LEITURA  DA COMÉDIA  "AFIADA"




"Afiada", de Rafael Souza-Ribeiro.

As atrizes Ana Carolina Sauwen e Camila Nhary irão realizar nesta live a primeira leitura da comédia absurda "Afiada". Nela, uma escritora se isola em casa após um fracasso literário, mas é obrigada a conviver com as revelações cruéis de Vilma, sua hamster de estimação.

Texto: Rafael Souza-Ribeiro

Atuação: Ana Carolina Sauwen e Camila Nhary

Plataforma de exibição: Instagram

 

Dia 15 maio, sexta, às 16h

Live SEUS PINCÉIS


Uma oficina para toda família, comandada pelo palhaço Churumello. Haverá uma interação artística ao vivo, ensinando as crianças e toda a família como desenhar e pintar usando os materiais de casa. O primeiro episódio mostrará como desenhar um palhaço. Os interessados já podem separar a tinta que tenha em casa, guache, tinta acrílica ou aquarela, lápis , papel e borracha.

Plataforma de exibição: Instagram

@salacarloscouto

Muita música e dança na programação virtual do Paschoal Carlos Magno desta semana



Em tempos de isolamento social provocado pela pandemia do Coronavírus, o Centro Cultural Paschoal Carlos Magno (CCPCM) levou seus espaços de cultura para as redes sociais. Assim, a gente não perde o contato com nossos artistas favoritos e preenche o tempo da maneira mais agradável possível. Neste mês de maio, a programação tem atrações para todas as idades e gostos e já começa animada esta semana.

Na sexta-feira, 08, às 18h, ao som de guitarra, baixo, voz e bases pré-gravadas, o capixaba Duo Severino mostra seu trabalho que atravessa diversos gêneros musicais, mas dando destaque à MPB. O Duo integra a programação com uma live de apresentação ao vivo no Instagram e com um IGTV respondendo 5 perguntas de curiosidades sobre a carreira da dupla. A dupla de artistas resiste e persiste no caldeirão independente do Espírito Santo, um projeto que surgiu da teimosia em fazer música, apesar dos desafios em viver de arte. O cantor e baixista Humberto Campos e o cantor e guitarrista Edson Freitas são acompanhados por uma gama de instrumentos eletrônicos, fazendo a vez de "quebra-galhos". O evento acontece novamente no sábado, 23 de maio, no mesmo horário.

Adilson Franco, artista nascido no eixo Realengo / Magalhães Bastos, é atração no sábado, dia 09, às 18h, com uma live de seu trabalho autoral "Interno Sol" e um IGTV respondendo 5 perguntas feitas pelos internautas sobre sua carreira e trajetória. O evento se repete na sexta-feira 22 de maio, no mesmo horário.

Na segunda-feira, 11, às 18h, as redes sociais do CCPCM apresenta um compilado de vídeos feitos pelos seus professores de dança de salão, ensinando diversos passos para que os seguidores consigam repetir em casa. O evento será feito no formato IGTV no Instagram e vídeo no Facebook.

Ações de engajamento

Nas quintas-feiras 07 e 14 venha curtir o "Você sabia?", ação criada para divulgar curiosidades sobre o CCPCM e gerar interação. Será postada feed do Instagram e do Facebook. Também nas quintas, 07, 14 e 21, será "Dia de #TBT", que tem como objetivo ampliar a interação com o público e relembrar exposições que passaram pelo CCPCM a partir de postagens nos Stories do Instagram com utilização de template com caixas de respostas.

Nos sábados, 09 e 23, será dia de "#DicadoPaschoal", ação criada para informar os seguidores de atividades culturais, cursos, aulas que estejam acontecendo online gratuitamente. Já nos domingos, 10, 17, 24 e 31 teremos o "#DicadoPaschoalzinho", que com a mesma pegada do "#DicadoPaschoal" pretende atender o público infantil que podem ser realizadas em casa de forma simples. Postagens feitas no feed do Instagram e Facebook.

Todas essas ações acontecem a partir das 18h.


SERVIÇO

- Duo Severino

08 e 23 de maio, às 18h (sexta e sábado)

- Adilson Franco

09 e 22 de maio, às 18h (sábado e sexta)

- Aula de Dança de Salão
11 de maio, às 18h  (segunda)

- Você sabia?
07 e 14 de maio, às 18h (quintas)

- Dia de #TBT
07, e 21 de maio, às 18h (quintas)

- #DicadoPaschoal
09 e 23 de maio, às 18h (sábados)

- #DicadoPaschoalzinho
10, 17, 24 e 31 de maio, às 18h (domingos)

Novidades na programação virtual do Museu Janete Costa de Arte Popular



O Museu Janete Costa de Arte Popular apresenta, em maio, uma programação virtual incrível, que inclui exposição, livro da semana, oficina de musicalização, contação de histórias, arte popular para crianças, cozinhando com Gato Petit e entrevista.

 

Em tempos de coronavírus e da necessidade de se fazer o isolamento social, os equipamentos culturais da Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria das Culturas e da Fundação de Arte, apresentam, desde abril, um projeto de programações on-line. Sempre com conteúdos diversificados para entreter o público neste momento de quarentena.

 

As programações, que seguem durante todo o mês de maio, podem ser acompanhadas pelas redes sociais (facebook e instagram).

 

PROGRAMAÇÃO VIRTUAL DE MAIO DO MUSEU JANETE COSTA DE ARTE POPULAR:

 

Exposição virtual “Ceará, Terra que Ilumina”

Com fotos e vídeos postados em sequências de stories, a proposta da atividade é a imersão e mediação da atual exposição “Ceará, Terra que Ilumina”, visitando todos os setores (altares, oficinas, eixos e salas) de maneira virtual.

Data: até o dia 31 de maio

Postagens no Instagram

 

Livro da Semana

A cada semana, será sugerido um livro relacionado à Arte Popular.

Data: todas as segundas

Postagens no facebook

 

Nossa Equipe

O público vai poder conhecer mais a equipe que trabalha no Museu Janete Costa de Arte Popular.

Data: todas as sextas do mês de maio

Postagens no Instagram (IGTV) e Facebook.

 

Brinquetuque: Oficina de musicalização

Data: 12 de maio

Horário: às 14h

Transmissão ao vivo no Facebook

 

A oficina aborda brinquedos cantados, percussão corporal e utilização de objetos que as pessoas têm em casa como instrumentos. São usados também fantoches e outros materiais lúdicos para desenvolver a musicalidade e divertir toda a família. São 40 minutos de muita música e diversão, em uma transmissão ao vivo. A oficina é transmitida pela Priscilla Paraíso – musicista do Coletivo Paraíso Cênico – e conduzida também pelas outras duas integrantes Marcia e Sabrina Paraíso.

 

Zuzu e Seu Manteiga: Contação de História Musicalizada

Data: 14 de maio

Horário: 14h

Postagem no Facebook e Instagram (IGTV).

 

A atriz e contadora de histórias Zuzu e seu parceiro, o violonista Seu Manteiga, apresentarão ao vivo, uma contação de história musicalizada, explorando o folclore e as lendas Cearenses.

Dramaturgia própria e exclusiva, feita para crianças de todas as idades!

 

Arte popular para crianças

Data: 16 de maio

Transmissão ao vivo no Facebook e Postagem no Instagram (IGTV).

Sempre aos terceiros sábados de cada mês, o Museu Janete Costa de Arte Popular apresenta o "Arte Popular Para Crianças", um programa que promove um encontro mensal entre as crianças e a arte, por meio de oficinas, atividades lúdicas e brincadeiras. Em Maio, nós levaremos muita música, arte e histórias para a sua casa. Confira as apresentações:

 

Sombras Populares Brasileiras com Teatro de Sombras: o teatro de sombras estimula o lúdico, a atmosfera do sonho e de estar presenciando um outro mundo pela tela. São histórias e músicas populares contadas de outra perspectiva através dessa técnica. 

Horário: 10h

 

Glorinha e Renato: shows direcionados para a família, tendo as crianças como público alvo, mas sempre transbordando para o público adulto que entra nas brincadeiras e participa de forma divertida. Trabalhando ritmos variados e sempre com uma visão bem consistente da inteligência infantil, eles levam ao público músicas refinadas e instrumentadas com muita criatividade

Horário: 11h


Oficina Kit Articulado: oficina de criação de bonecos articulados em papelão com cenário baseados no universo da exposição "Ceará, Terra que Ilumina".

Horário: 14h

 

Contos de Todos os Cantos, com Rosane Rabello: as diversas expressões artísticas e culturais populares são marcadas por significados e sentidos construídos através de memórias, na oralidade, foram se perpetuando e, quando escritas/registradas ganham novas interpretações através da Arte de contadores, artesãos, artistas, da Literatura, entre tantos representantes que vêm mantendo viva a identidade do nosso povo, refletida na Cultura Popular. A proposta é mostrar essa diversidade através de Contos de todos os cantos, partindo do Ceará e, também, explorando os temas setorizados na Exposição em andamento no Museu, tais como religiosidade, festas e festejos, acrescentando Literatura de Cordel e outros temas afins.

Horário: 15h

 

Cordel animado

Data: 19 de maio

Histórias para crianças, dramatizadas por bonecos em feltro com cenário criado especialmente para as histórias que são baseadas sempre em um cordel com figuras do universo nordestino.

 Atividade será um vídeo gravado

 

Cozinhando com Gato Petit

Data: 23 de maio

Adélia Santana apresentará algumas receitas simples e saborosas a fim de poder ajudar as mães que estão com seus filhos pequenos em casa durante a quarentena e estão com dificuldade para tornar a alimentação das crianças mais nutritiva e, ao mesmo tempo, com criatividade e que consiga despertar o interesse delas.

 Atividade será um vídeo gravado

 

Entrevista com o curador Jorge Mendes

Data: 24 a 31 de maio

Postagens no Facebook e Instagram

 

Revisitando as 7 exposições com a curadoria de Jorge Mendes que estiveram no Museu Janete Costa de Arte Popular — "Na Companhia de Jorge", "Mambembe", "Caminhando com Janete", "Sim, Aceito", "Valei-me!", "Entre Anjos e Palmeiras" e "Ceará, Terra que Ilumina" — o público vai conhecer o processo de criação e cenografia de cada uma das mostras, além de uma prévia da próxima exposição do Museu Janete Costa de Arte Popular.