terça-feira, 3 de setembro de 2019

Arte na Rua leva mais atrações aos espaços de Niterói na segunda semana de setembro


A programação de setembro do projeto Arte na Rua continua cheia de atrações especiais. No dia 7 de setembro, sábado, João Torrado se apresenta na Feira da Casa do Artesão. No dia seguinte, têm apresentações de Dom Caraldi, no Horto do Fonseca; de Guilherme Goulart, na Feira da Casa do Artesão; e de “Victor Sávios canta Tim Maia”, no Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, fechando o final de semana.
Na terça-feira, dia 10, acontece a roda de conversa “Conhecimentos em Roda”, ministrada por Marcos Veríssimo. Na quarta, a roda de samba “Mironga” se apresenta no Trevo de Piratininga.

Sobre as atrações:
João Torrado

Músico criado em Niterói, João Torrado estreou no cenário musical nos anos 90. Mesclando clássicos da MPB, como Djavan, João Bosco e Chico Buarque, com música contemporânea brasileira, como Skank, Capital inicial e Frejat, o repertório de Torrado consegue conquistar um público de todas as idades.

Victor Sávios canta Tim Maia

Com 16 anos de carreira, Victor Sávios é cover de Tim Maia desde 2013. Além de seu trabalho como cover, Sávios participou de projetos como o “NOVAS VOZES”, que teve a presença de músicos como Benito de Paula, Emilio Santiago, Dalto e Tunai, e já integrou o conjunto “COPA 7” por cinco anos.  Não se limitando a apenas um gênero, o artista já passou como freelancer por orquestras, como a Guarani, Pingos e Gotas e Brasil Show.

Dom Cataldi
Mágico e ventríloquo, Dom Cataldi começou sua carreira em meados de 1978, após se formar no Curso de Arte Mágica do Círculo Brasileiro de Ilusionismo. Famoso com o público infantil, as apresentações do mágico estão repletas de momentos para as crianças interagirem. Acompanhado pelo boneco de ventriloquia Pepito, Cataldi carrega 5.000 apresentações em seu histórico. Alguns locais de destaque foram o programa da Xuxa, da TV Globo; o Rio-Urgente, no qual tinha um quadro semanal; o Clube das Crianças, na TV Manchete; e a minissérie da TV Globo “Memorial de Maria Moura”, onde foi o responsável pela preparação técnica e produção de efeitos mágicos.

Guilherme Goulart

Músico niteroiense, Guilherme Goulart traz um repertório abrangente, com músicas dos ritmos do samba, da MPB, da bossa nova, do pop, do rock e dos clássicos norte-americanos e italianos. Além disso, Goulart é fundador da roda de samba Escravos da Alegria.

Conhecimentos de Roda

Comandada por Marcos Veríssimo, a roda cultural “Conhecimentos de Roda” vem com a proposta de discutir a arte de rua, o hip-hop e suas potencialidades sociais e culturais. A ocupação das ruas, sobretudo as periferias é o tema da conversa, que tem como novidade a “Roda Cultural de Alcântara” (RCA), o Instituo de Estudos Comparados em Administração Institucional de Conflitos (INCT-InEAC) e o Laboratório Escolar de Pesquisa Científica (LEPIC). Ao final, haverá uma Batalha do Conhecimento entre MCs, na qual será campeão aquele que, segundo a plateia, melhor souber articular a arte de rimar no improviso (freestyle) com o conteúdo discutido na roda.

Mironga

A “Mironga” é uma roda de samba que surgiu em 2016. Idealizada por Rodrigo Rios e Fabinho Freitas, ela reúne tradições da identidade negra, como o samba de roda baiano, de terreiro, partido alto, jongo e caxambu. Em seu repertório, as músicas juntam o ritmo quente e a integração das pessoas na roda com temas que falam sobre a ancestralidade negra e do axé. Composta por artistas que se inserem nessas diferentes tradições populares, a “Mironga” traz para o palco a presença, a palma da mão, o samba no pé, a saia rodada e o gingado do povo preto aliado à ancestralidade e espiritualidade.

SERVIÇO:
João Torrado
Data: 7 de setembro, sábado
Horário: 11h
Entrada: Gratuita
Local: Feira da Casa do Artesão
Endereço: Praça Getúlio Vargas – Icaraí, Niterói
Victor Sávios canta Tim Maia
Data: 8 de setembro, domingo
Horário: 11h 
Entrada: Gratuita
Local: Centro Cultural Paschoal Carlos Magno
Endereço: Campo de São Bento – Icaraí, Niterói
Dom Cataldi
Data: 8 de setembro, domingo
Horário: 11h
Entrada: Gratuita
Local: Horto do Fonseca
Endereço: Alameda São Boaventura, 770 – Fonseca, Niterói
Guilherme Goulart
Data: 8 de setembro, domingo
Horário: 14h
Entrada: Gratuita
Local: Feira da Casa do Artesão
Endereço: Orla de São Francisco – São Francisco, Niterói
Conhecimentos em Roda
Data: 10 de setembro, terça-feira
Horário: 19h
Entrada: Gratuita
Local: Praça Zumbi dos Palmares
Endereço: Rua Professor Marcos Waldemar de Freitas Reis, s/n – São Domingos, Niterói
Mironga
Data: 11 de setembro, quarta-feira
Horário: 19h
Entrada: Gratuita
Local: Trevo de Piratininga
Endereço: Rua Professor Ernãni Faria Alves – Piratininga, Niterói

EXPOSIÇÃO “MINHA TERRA TEM PALMEIRAS” REÚNE 50 OBRAS DE 15 ARTISTAS NA CAIXA CULTURAL RIO DE JANEIRO


A CAIXA Cultural Rio de Janeiro recebe, de 8 de setembro a 20 de outubro de 2019 (terça-feira a domingo), a exposição Minha terra tem palmeiras. Com curadoria de Bruno Miguel, a mostra reúne 50 obras de 15 artistas contemporâneos brasileiros para discutir a formação da memória cultural do país. A exposição tem patrocínio da CAIXA e do Governo Federal.

São obras de Afonso Tostes, Anna Bella Geiger, Armando Queiroz, Ayrson Heráclito, Carlos Zilio, Daniel Murgel, Flávia Junqueira, Ivan Grilo, Jaime Lauriano, Marcos Cardoso, Raquel Versieux, Rodrigo Braga, Rodrigo Andrade, Vicente de Mello e Virginia de Medeiros, num recorte de algumas décadas de arte contemporânea brasileira.

O ponto de partida da exposição é o poema Canção do exílio, ícone do primeiro momento do romantismo brasileiro, escrito por Gonçalves Dias em 1857. Trafegando por diferentes mídias, como pintura, fotografia, gravura, escultura, instalação, objeto e assemblage, esses artistas convidam o público a uma reflexão sobre a identidade nacional, das suas origens românticas no século XIX até os dias de hoje.

Histórias e memórias:
O curador Bruno Miguel destaca que artistas contam histórias e criam memórias – visuais e poéticas – sobre aspectos que geralmente passam desapercebidos pela maioria. Segundo ele, um dos principais objetivos da mostra é justamente relacionar a pluralidade de um Brasil de variados campos de pensamento artístico com temas como memória, política e ancestralidade. 

“Distância é espaço e tempo. Lembrança é experiência vivida, ou não, pelo próprio ou pelo outro”, explica o curador. “Não apenas os indivíduos se lembram das coisas, mas também grupos, sociedades e nações. Lembrar e esquecer passaram a ser reconhecidos como aspectos importantes tanto da convivência em sociedade quanto também da política”, completa.


Serviço:
Exposição Minha terra tem palmeiras
Curadoria: Bruno Miguel
Artistas: Afonso Tostes, Anna Bella Geiger, Armando Queiroz, Ayrson Heráclito, Carlos Zilio, Daniel Murgel, Flávia Junqueira, Ivan Grilo, Jaime Lauriano, Marcos Cardoso, Raquel Versieux, Rodrigo Braga, Rodrigo Andrade, Vicente de Mello e Virginia de Medeiros
Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Galeria 4 (Endereço:  Avenida Almirante Barroso, 25 - Centro - Metrô e VLT: Estação Carioca)
Abertura: 7 de setembro (sábado), às 16h
Visitação: de 8 de setembro a 20 de outubro de 2019
Horário: de terça-feira a domingo, das 10h às 21h
Classificação indicativa: Livre para todos os públicos
Acesso para pessoas com deficiência
Informações: (21) 3980-3815
Patrocínio: CAIXA e Governo Federal

Exposição sobre trabalho de resgate e prevenção da Defesa Civil de São Gonçalo



"Defesa Civil: prevenindo para salvar vidas", este é o nome da exposição que foi aberta ao público nesta terça-feira (3), no São Gonçalo Shopping, Boa Vista. Organizada pela Defesa Civil de São Gonçalo e voluntários, a proposta é ampliar o conhecimento sobre o trabalho realizado e alertar a população para situações de calamidades públicas. Com entrada gratuita, a mostra fica aberta até o dia 25 de setembro. 

"A Defesa Civil é um órgão extremamente importante para o nosso município porque ela atua não só nos momentos de desastres, mas também na prevenção deles, em escolas, em ações com a população. Então, é um ganho para toda a cidade quando podemos reunir em um espaço todo o trabalho que a Defesa Civil vem fazendo pensando o cuidado e o acolhimento da população!", ressaltou o prefeito José Luiz Nanci. 

A abertura da exposição contou ainda com simulação de toque das sirenes de alerta reativadas recentemente pela Defesa Civil, depois de quatro anos sem utilização. Ao todo, são 25 sirenes espalhadas nos bairros de Itaúna, Nova Grécia, Zumbi, Pita, Novo México, Tenente Jardim, Engenho Pequeno, Boa Vista, Venda da Cruz, Patronato, Porto Novo, Covanca, Gradim, Sete Pontes, Vista Alegre, Arsenal, Mutuaguaçu, Lindo Parque e Laranjal.

"Nosso objetivo é trazer as pessoas para perto daquilo que fazemos. Quando a população tem conhecimento da importância do nosso trabalho, e que ele pode salvar vidas, abraça o que fazemos  se mobiliza e se torna voluntária também!", disse o subsecretário de Defesa Civil, Antônio Haag. 

Atualmente com mais de 300 voluntários em São Gonçalo e municípios limítrofes, a Defesa Civil é o órgão responsável por coordenar ações de prevenção e logística em casos de desastres. Durante a exposição também serão aceitas inscrições para uma nova turma. 

"A princípio a exposição tem como objetivo interagir junto à população no intuito de levar conhecimento para a prevenção de riscos. Dessa Exposição geralmente nós fazemos as inscrições para o curso de voluntários da Defesa Civil e também conversamos com a população sobre o nosso trabalho!", disse José Carlos Pereira Bastos, coordenador do Departamento de minimização e cursos da Defesa Civil. 

Os voluntários auxiliam no acionamento de sirenes, evacuação de locais de risco e condução da população para os pontos seguros de acolhimento. 

Para o voluntário da segunda turma de 2019, Reinaldo Veríssimo Júnior, 23,  morador do bairro Trindade, o trabalho da Defesa Civil é fundamental na prevenção e na mobilização de pessoas em prol de suas comunidades. 

"Conheci o curso através de um amigo que já foi voluntário. Não conhecia o trabalho e como funcionava, mas hoje eu vejo a importância de ajudar as pessoas e a minha comunidade. É o primeiro curso de voluntariado que eu faço, e pretendo me preparar ainda mais. Se eu tivesse conhecido antes já teria feito!", relatou o jovem.

Além de equipamentos e fotos que contam a história da Defesa Civil, a exposição reúne também a história dos parceiros que atuam junto à Defesa Civil, seja na prevenção ou no resgate, como Cruz Vermelha, Escoteiros e Grupo de Apoio Resgate (GAE). 

"Ficamos muito felizes em realizar um trabalho voluntário junto à Defesa Civil. Unindo forças aumentamos ainda mais a rede que atua no cuidado com aqueles que mais precisam!", disse Marlon Gomes, voluntário do GAE. 




Serviço 
Exposição sobre trabalho de resgate e prevenção
São Gonçalo Shopping
Av. São Gonçalo, 100, Boa Vista, São Gonçalo - RJ

Apresentação de “Batuque Clássico” no Solar do Jambeiro


No dia 10 de setembro, terça-feira, às 19h, acontece o projeto “Batuque Clássico”, no Solar do Jambeiro.
Com um repertório que traz releituras de artistas brasileiros consagrados como Pixinguinha, Chiquinha Gonzaga, Villa Lobos e Ernesto Nazareth e músicos clássicos como Mozart e Beethoven, o espetáculo mistura os sons de instrumentos como o piano, o tamborim e o pandeiro. Além da música, o projeto tem a proposta de, durante a apresentação, promover uma contação de histórias dos compositores do repertório. Dessa forma, os artistas pretendem mostrar que, apesar de terem estilos, culturas e vivências musicais diferentes, todos eles estão unidos pelo som, que representa a perfeita harmonia entre o clássico, o popular e as suas diferenças.
O elenco é formado por Juliana Flores (piano); Ludson Areia (percussão); Ryan Sampaio (violino); Mateus Távora (flauta transversa); e Thiago Lima (cavaquinho).


SERVIÇO
Data: 10 de setembro, terça-feira
Horário: 19h
Entrada: R$30 (inteira) e R$15 (meia)
Duração:  50 a 60 minutos
Local: Solar do Jambeiro
Endereço: Rua Presidente Domiciano, 195 – Boa Viagem, Niterói
Contato: (21)2109-2222

São Pedro da Aldeia recebe cinema itinerante gratuito


A partir do próximo dia 12, a cidade de São Pedro da Aldeia, uma das seis atendidas pela CCR ViaLagos (RJ-124) com os projetos sociais do Instituto CCR, receberá o cinema itinerante gratuito do projeto Cine em Cena Brasil. A programação é aberta ao público e inclui filmes nacionais e internacionais para todas as idades, durante três dias (12 a 14/09). A sala itinerante ficará montada na Rua Francisco Santos Silva, na altura do nº 555, ao lado do Teatro Municipal Dr. Átila Costa. Similar a um cinema convencional, a sala possui 225 lugares, cadeiras com encosto e assentos com almofadas, ar condicionado, tela de 26m2, sistema de som 5.1 e projeção digital 2D e 3D. Além disso, algumas sessões contarão com recursos de acessibilidade como tradução simultânea em libras, legenda descritiva e audiodescrição.
Durante os três dias, serão exibidas 12 sessões gratuitas dos filmes: Os Incríveis 2, Hotel Transilvânia 3: Férias Monstruosas, Viva - A Vida é uma Festa, Aquaman e Lino, Uma Aventura de Sete Vidas.
A iniciativa é apresentada pelo Ministério da Cidadania e pelo Instituto CCR com patrocínio da CCR ViaLagos, por meio da Lei de Incentivo à Cultura e apoio da Prefeitura Municipal, por meio de sua Secretaria de Educação.  

O que é o Cine em Cena Brasil?
O projeto Cine em Cena Brasil, realizado pela Ibirijá Produções, é uma sala de cinema itinerante que leva a sétima arte às cidades que não possuem salas comerciais, já que no Brasil, apenas 7% dos municípios possuem salas de cinema e, muitas vezes, para a comunidade mais carente, a sala itinerante é o primeiro contato com o cinema. Mais informações sobre o projeto: https://www.facebook.com/cineemcenabrasil/.


Dia 12 – Quinta-feira
9h - Os Incríveis 2 - Livre
14h - Hotel Transilvânia 3: Férias Monstruosas – Livre (LD)
16h - Viva - A Vida é uma Festa - Livre (LD/AD/LB)
19h – Aquaman – 12 anos

Dia 13 – Sexta-feira
9h - Os Incríveis 2 - Livre
14h - Hotel Transilvânia 3: Férias Monstruosas – Livre (LD)
16h - Lino, Uma Aventura de Sete Vidas – Livre (LD)
19h - Aquaman – 12 anos

Dia 14 – Sábado
13h - Os Incríveis 2 - Livre
15h - Lino, Uma Aventura de Sete Vidas - Livre (LD)
17h - Viva - A Vida é uma Festa - Livre (LD/AD/LB)
19h – Aquaman – 12 anos

LD: LEGENDA DESCRITIVA
AD: ÁUDIODESCRIÇÃO
LB: LIBRAS