terça-feira, 9 de junho de 2020

Niterói terá Drive in com mega telão e filmes atuais no Caminho Niemeyer

 

A nostalgia dos tempos de assistir a um filme dentro do carro, com família, namorado ou namorada ou até sozinho vai voltar em Niterói (RJ). A previsão é que até o fim de junho, mês dos namorados, o Caminho Niemeyer ganhe um Drive In para que os cinéfilos, ainda impedidos de frequentar os cinemas da cidade, possam curtir bons filmes em segurança.

 

A proposta é uma parceria da Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Municipal das Culturas / Fundação de Arte (FAN) e da Coordenadoria Geral de Eventos, com o grupo Planet, que cuidará dos filmes a serem exibidos e do som para os espectadores. O espaço terá capacidade para abrigar até 200 veículos, de onde os espectadores poderão curtir projeções de última geração num telão de 220 metros quadrados. Haverá patrocínio de empresas privadas.

 

O drive in de Niterói se diferencia dos demais que estão sendo propostos em outras cidades. Em vez de tela de led, as películas serão projetadas em um gigantesco telão. Sempre com filmes atuais e que ainda não estejam disponíveis nas operadoras de TV a cabo.

 

O ingresso também terá um cunho social. Os clientes terão de baixar um aplicativo, ainda a ser definido e divulgado, pelo qual marcarão a sessão a que desejam assistir. A forma de pagamento do ingresso será em doação de alimentos não perecíveis. Ao chegar ao local, bastará mostrar o comprovante na tela do celular.

 

Em tempos de pandemia, cuidados com a saúde também serão uma marca do cinema. Cada veículo, ao ingressar no Caminho Niemeyer, receberá uma higienização externa, para evitar o contágio de frequentadores.

 

“É importante ressaltar que tudo será feito dentro das normas de segurança que este momento pede. As pessoas não vão sair do carro para nada e todos os veículos serão higienizados. Com todos os serviços que o cinema tem, mas respeitando o protocolo sanitário e as experiências exitosas internacionais. É um excelente programa, sobretudo neste mês dos namorados. Estamos muito contentes com mais esta iniciativa! Espero que todos se divirtam!”, afirma André Diniz, Presidente da Fundação de Arte de Niterói.

 

Outro diferencial em relação aos antigos cinemas ao ar livre será a ausência de caixinhas de som para cada veículo. Em vez disso, será disponibilizada uma frequência de rádio FM com o áudio do filme. Para ouvir, bastará sintonizar o dial no próprio rádio do carro.

 

As sessões ocorrerão às quintas e sextas-feiras, às 20h, e aos sábados e domingos, em dois horários: 18h30 e 20h30.

 

E como não pode deixar de ser, no Drive In do Caminho Niemeyer também haverá pipoca para os cinéfilos de plantão!



 

O Caminho Niemeyer fica na Rua Jornalista Rogério Coelho Neto, s/nº, no Centro de Niterói.

O Riso e a Distância, palhaçaria na programação on-line do Teatro Popular Oscar Niemeyer

 

Entre as programações virtuais de junho do Teatro Popular Oscar Niemeyer, destaque para “O Riso e a Distância”, que acontece em todos os sábados do mês, a partir do dia 13, às 18h.

 

São três ‘encontros’ virtuais, resultados em vídeo, onde o ator, performer e palhaço Fábio Freitas reflete sobre a importância da arte do riso nesses tempos de isolamento social. O humor é uma viagem ao espaço do lúdico e do imaginário. É uma provocação que o indivíduo faz a si mesmo, uma aventura pra se revisitar, pra se repensar nos seus valores e conceitos sobre a vida e sua relação com a sociedade. A palhaçaria é uma arte da presença. Que se dá no encontro do artista com o espectador. Entretanto, em tempos de pandemia, quando essa presença está impossibilitada, tal arte também está sendo reinventada. Os resultados em vídeo, propostos nesta atividade, vão tratar dessa técnica milenar, na atual configuração social.

 

No primeiro vídeo, o palhaço vai tratar do riso e sua relação social através dos tempos. A necessidade de rir e de fazer rir que sempre acompanhou a humanidade, principalmente nos momentos de tensão. Sua importância como elemento crítico, questionador político e seu poder de cura, no equilíbrio dos humores do indivíduo.

 

No segundo vídeo, o bate-papo será em torno das diversas formas de construção do riso. Onde os procedimentos técnicos da palhaçaria serão abordados a partir de um histórico de importantes nomes dessa nobre arte.

 

O terceiro vídeo será uma demonstração técnica da construção de uma cena cômica, onde o palhaço se colocará no jogo, numa relação com objetos e com o espectador, que, nesse caso, se dará através do olho da câmera.

 

Fábio Freitas faz parte do grupo Teatro de Anônimo, que há mais de 30 anos atua no Rio de Janeiro, fundamentando seu trabalho na pesquisa do arquétipo do palhaço(a), na comicidade popular e a influência do riso na estrutura da sociedade. Criadores do “Anjos do Picadeiro” - encontro internacional de palhaços –, o grupo atua numa rede de apaixonados, que se dedica ao pensamento e à prática de uma sociedade mais justa e mais feliz, construída pelas trocas afetivas, conduzidas pelos espaços do riso e da festa.

 



 

PROGRAMAÇÃO DE “O RISO E A DISTÂNCIA”, DO TPON:

 

Realização de 3 programas curtos sobre comicidade.

 

Vídeo 1

Abordagem do riso e sua relação social através dos tempos.

Data: 13 de junho

 

Vídeo 2

No V2 as diversas formas de construção do riso abordando procedimentos técnicos da palhaçaria.

Data: 20 de junho

 

Vídeo 3 No V3 ele realiza será uma demonstração técnica da construção de uma cena cômica: ele aplicando a "matemática".

Data: 27 de junho

 

 

Horário: sempre às 18h

Formato: Vídeo

 

Será postado na íntegra no facebook e no IGTV.

Centro Cultural Paschoal Carlos Magno tem semana agitada nas redes sociais


Em tempos de isolamento social provocado pela pandemia do Coronavírus, o Centro Cultural Paschoal Carlos Magno (CCPCM) levou seus espaços de cultura para as redes sociais. Neste mês de junho, sempre às 18h, a programação tem atrações para todos gostos.

Na terça-feira, 09, acontece o #HistoriaDoPaschoal, um post no feed com fatos e curiosidades sobre a História do Centro Cultural. Ainda na terça, acontece um Quizz para escolha de antigas programações do CCPCM e sobre o espaço do centro cultural. Ação será realizada com a ferramenta enquete no stories do Instagram para gerar interação. A #DicadoPaschoal, também na terça, é uma ação criada para informar os seguidores de atividades culturais, cursos, aulas que estejam acontecendo online gratuitamente.

Na quinta-feira, 11 de junho, o CCPCM lança a hashtag #PassoupeloPaschoal para relembrar e divulgar artistas que já passaram pelo espaço cultural. Post será realizado no feed do Instagram e do Facebook com foto do artista e informações.
A ação #SuaArteNoPaschoal, que acontece também na quinta-feira, pretende apresentar e divulgar artistas com o intuito de promover seu trabalho nesse momento de quarentena.

Na sexta-feira, 12, às 18h, as redes sociais do CCPCM apresenta um compilado de vídeos feitos pelos seus professores de dança de salão, ensinando diversos passos para que os seguidores consigam repetir em casa. O evento será feito no formato IGTV no Instagram e vídeo no Facebook.

Já no domingo, 14 teremos o "#DicadoPaschoalzinho", que com a mesma pegada do "#DicadoPaschoal" pretende atender ao público infantil que podem ser realizadas em casa de forma simples. Postagens feitas no feed do Instagram e Facebook.



SERVIÇO

TODA A PROGRAMAÇÃO ACONTECE ÀS 18H

#HistoriaDoPaschoal
Terça-feira, 09 de junho

Quizz CCPCM
Terça-feira, 09 de junho

#DicadoPaschoal
Terça-feira, 09 de junho

#SuaArteNoPaschoal
Quinta-feira, 11 de junho

Passou Pelo Paschoal
Quinta-feira, 11 de junho

Aula de Dança de Salão
Sexta-feira, 12 de junho

#DicadoPaschoalzinho
Domingo, 14 de junho

Bruno Barreto homenageia o Dia dos Namorados na programação da Sala Nelson Pereira dos Santos


Neste mês de junho, a Sala Nelson Pereira dos Santos exibe em suas redes sociais, uma programação com muita música e a estreia do projeto de entrevistas "E Vamos de Bastidores". Entre os destaques da programação, o cantor, percussionista e compositor Bruno Barreto fará uma homenagem ao dia dos namorados.

O cantor e instrumentista Bruno Barreto promete, na sexta-feira, 12, às 18h, um show especial em homenagem ao Dia dos Namorados, quando apresentará um repertório recheado de clássicos da MPB, que versam sobre as diversas formas de amor, e apresenta uma música inédita de sua própria autoria. As canções escolhidas fazem parte de um repertório afetivo do cantor e que constituem seu DNA musical. Niteroiense do Barreto, Bruno se aproximou da música muito cedo, no quintal de sua casa, que abrigava o terreiro de umbanda de sua avó. E foi lá que teve os primeiros contatos com instrumentos de percussão. Anos mais tarde, já tocando profissionalmente, teve oportunidade de integrar a banda de importantes artistas da música brasileira como Paulinho da Viola, Martinho da Vila, Diogo Nogueira, Teresa Cristina, Sandra de Sá, Léo Jaime e Arranco de Varsóvia. Vocalista do grupo Semente, importante banda nascida na Lapa e ganhadora do Prêmio da Música como Melhor grupo de Samba, Bruno mantém uma promissora carreira solo, que tem como destaque o elogiado CD "Origem" (2012).

Novo projeto da Sala Nelson Pereira dos Santos, o "E Vamos de Bastidores" é uma série de entrevistas com foco nos bastidores das produções culturais, uma conversa sobre tudo aquilo que acontece por de trás das cortinas. Em sua primeira edição, no sábado, 13 de junho, às 17h, o convidado é o músico Paulinho Rezende, grande compositor que teve suas obras eternizadas em lendas da MPB e do samba como Elba Ramalho, Alcione e Martinho da Vila. O "E Vamos de Bastidores" acontece no IGTV, Facebook e Youtube.

Na segunda-feira, 15, às 14h, a programação apresenta um trecho de "Frevo Sanfonado", apresentação que o grupo Quarteto Face Musical fez na Sala Nelson, em 2019. Em um show alegre e dançante de música instrumental inspirada no choro, forró, frevo e jazz brasileiro, o quarteto se apresentou tendo como convidado o saxofonista Spok. O Quarteto Face Musical é composto pelos jovens Victor Angeleas no bandolim 10 cordas, Márcio Marinho no cavaquinho de 6 cordas, Larissa Umaytá no pandeiro e Bruno Rejan no baixo.




Serviço:


Bruno Barreto homenageia o Dia dos Namorados
Sexta-feira, 12 de junho
Horário: 18h

"E Vamos de Bastidores" com Paulinho Rezende
Sábado, 13 de junho
Horário: 17h

Quarteto Face Musical em "Frevo Sanfonado"
Data: Segunda-feira, 15 de junho
Horário: 14 horas