sexta-feira, 4 de outubro de 2019

CLAUDIO LINS NA SALA NELSON PEREIRA DOS SANTOS NO RESERVA CULTURAL


Em seu novo show, ESTÓRIAS PRA QUEM (AINDA) OLHA PRO CÉU, o ator, compositor e cantor Claudio Lins aposta num tom intimista para contar estórias que ele conhece muito bem. Afinal, a maior parte do repertório é de canções compostas pelo artista para trilhas de peças musicais, novelas e cinema. No palco, o cantor aproveita seu lado ator e sutilmente encarna personagens que lhes são tão íntimos, enquanto traça um paralelo entre suas estórias e os dias atuais.

Assim, o show abre com a canção CEGUEIRA (do seu segundo álbum, “Cara”), composta a partir do livro “Ensaio sobre a cegueira”, de José Saramago. Como diz a letra, “Numa cidade afogada de pernas e braços...”, personagens se esbarram e trazem à tona suas diferenças e semelhanças. TÁ BOA, SANTA? (composta para o premiado documentário “Dzi Croquettes”) fala da liberdade de ser “nem dama nem valete”. Mas esse pode ser um assunto chocante para Dona Matilde, personagem de Nelson Rodrigues: uma senhora alcoviteira e preconceituosa em NÃO FOI O PRIMEIRO BEIJO (da trilha original de “O beijo no asfalto – o musical”).

Aliás, outras personagens e canções compostas para o espetáculo “O beijo no asfalto – o musical” estão no show, como ALGUÉM e TODA NOITE. E canções composta por Claudio Lins para os espetáculos “Randevu do avesso” e “Senna, o musical” trazem à cena respectivamente uma cantora decadente e o famoso herói nacional às voltas com o tempo e a morte.

Mas há também músicas que Claudio teve a oportunidade de cantar em outros musicais como CAÇADOR DE MIM (do musical “Milton Nascimento - Nada será como antes”). E canções que foram temas de novelas, como POR TODA VIDA (de “Ciranda de pedra”) e CUPIDO (de “Avenida Brasil” e “Uma rosa com amor”).

Como cereja do bolo, Claudio traz para o público duas músicas inéditas e recém compostas: o blues SOZINHA É BOM, em parceria com Zélia Duncan; e SAMBA PRO FUTURO, que fecha o show com uma mensagem otimista em tempos sombrios.



O show ESTÓRIAS PRA QUEM (AINDA) OLHA PRO CÉU conta ainda com a participação do pianista Heberth Souza e com produção de Maria Braga.

Preta Gil apresenta “Mais Preta Que Nunca”, na Sala Nelson Pereira dos Santos


Nos dias 10 e 11 de outubro, quinta e sexta, às 20h30, a cantora Preta Gil vai apresentar o espetáculo “Mais Preta Que Nunca”, na recém inaugurada Sala Nelson Pereira dos Santos, no Complexo do Centro Petrobras de Cinema.
No show, Preta finalmente abre sua “caixa preta” que, aos quarenta e cinco anos de vida e dezessete de carreira, está repleta de histórias para contar e músicas para cantar. Nascida no berço esplêndido da MPB tropicalista nos anos 70, criada no epicentro da cultura pop / rock intelectual dos anos 80 e 90, a cantora, atriz e apresentadora fará no teatro o primeiro monólogo autobiográfico e musical de sua carreira: Uma Stand Up Comedy costurada por músicas que permeiam sua história, acompanhada por uma banda só de mulheres.
Testemunha ocular de grandes histórias dos bastidores do showbiz brasileiro, Preta divide o espetáculo, dirigida pelo ator e diretor Otávio Muller, pai de seu filho Francisco Gil – que assume a direção musical e que tem roteiro de Daniela Ocampo, em blocos temáticos que recontam sua trajetória e aventuras.
Entre as músicas, além de sucessos da cantora como “Sinais de Fogo” e “Vá se Benzer”, uma seleção de hits de várias épocas que inclui Frenéticas, Gretchen, Menudo, RPM, Paralamas do Sucesso, Blitz, Gilberto Gil, entre muitos outros.

“Mais Preta que Nunca” será a segunda experiência de Preta Gil no gênero teatral. Em 2006, ela encarnou o travesti Ivanildo Pereira/Linda Lee no musical  “Um Homem Chamado Lee”, que comemorou os 40 anos de carreira de Rita Lee, no Teatro Folha, em São Paulo.

Neste novo espetáculo, Preta estará muito próxima da plateia com a qual interage e envolve na cena. No palco, a cantora fez questão de estar acompanhada de uma banda formada só por mulheres, com Zinha Franco no baixo, Flávia Belchior  na percussão e bateria, e Taís Feijão no violão e guitarra.

Sobre a Sala Nelson Pereira dos Santos:

O cineasta Nelson Pereira dos Santos – um dos maiores nomes da sétima arte do país e fundador do curso de graduação em cinema da UFF – dá nome a Sala Multiuso que foi inaugurada pela Prefeitura de Niterói, no último dia 30 de setembro, no Centro Petrobras de Cinema, localizado no bairro de São Domingos. Instalado na estrutura que se assemelha a um rolo de filme, projeto do gênio da arquitetura Oscar Niemeyer, o equipamento é o maior auditório público da cidade – com 491 lugares –, munido com o que há de mais moderno em tecnologia de som, luz e projeção audiovisual – um espaço multiuso para apresentações de música, teatro, dança e cinema, além de funcionar como centro de convenções. 


SERVIÇO:
Preta Gil | “Mais Preta Que Nunca”
Datas: 10 e 11 de outubro (quinta e sexta)
Horário: 20hh30
Local: Sala Nelson Pereira dos Santos – Reserva Cultural – Niterói/RJ
Ingressos: | PLATEIA (Inteira) R$ 80,00 | PLATEIA (Meia) R$ 40,00
Duração: 1h10
Capacidade: 491 lugares
Classificação: Livre

Caminhada do Outubro Rosa em São Gonçalo acontece neste domingo


Como parte das comemorações pelo Outubro Rosa, mês de conscientização pelo câncer de mama, no próximo domingo (6) acontecerá a Caminhada contra o Câncer de Mama em São Gonçalo. O evento, promovido pela Secretaria de Saúde, através da Coordenação do Espaço Rosa, terá sua concentração em frente ao INSS às 7h30, para dar início às 8h30 ao percurso de 700m até a Praça Luiz Palmier, no Rodo. O objetivo é alertar a população gonçalense sobre a prevenção do câncer de mama, que atinge cada vez mais mulheres na sociedade.

“Convidamos toda população para participar deste ato de promoção à prevenção do câncer de mama, de forma que estimule a postura de atenção das mulheres em relação às suas mamas, já que diagnosticando precocemente o câncer, existe 95% de chances de salvar a vida da mulher. Queremos aliar a caminhada, que é uma atividade importante, prazerosa e saudável, à conscientização de pessoas de todos os gêneros e faixas etárias para aderirem a causa”, explica o prefeito José Luiz Nanci.

Para a participação é sugerido a utilização de uma camiseta rosa em alusão ao tema. O evento é aberto ao público e contará com a presença de mulheres que passaram ou estão em tratamento contra a doença, uma vez que a unidade municipal gonçalense destinada à saúde da mulher já detectou mais de 400 mulheres com o diagnóstico de câncer nos últimos meses.

“Nossa unidade fecha o diagnóstico da doença com os serviços oferecidos, como ultrassonografia, mamografia e biópsia, e encaminha para tratamento para hospitais de referência. Também realizamos o acompanhamento dessas pacientes durante todo o processo. Elas são fortes, guerreiras e determinadas, então, nada melhor que fazer um dia de conscientização e alegria para as milhares de mulheres que já passaram por essa doença. Vista sua camisa rosa, seu tênis e junte-se a nós nessa luta. Estaremos unidos na prevenção”, declara Patrícia Silva, coordenadora do Espaço Rosa.



Após a caminhada, na Praça Luiz Palmier (Praça da Marisa), os participantes terão a oportunidade de participar de uma sessão de maquiagem com maquiadoras profissionais, realizar fotos na decoração montada em alusão ao Outubro Rosa e realizar cortes de cabelos que posteriormente serão usados na confecção de perucas para as pacientes do Espaço Rosa.


Programa Aprendiz apresenta programação especial do Coro Aprendiz

O programa Aprendiz | Música na Escola, dedica o mês de outubro para apresentações do Coro Aprendiz. Formado por cerca de 25 integrantes dentre eles crianças e jovens além de professores, o grupo tem Regência da Coordenadora Fátima Mendonça. Serão mais 10 apresentações em instituições sociais e filantrópicas, festivais, hospitais e espaços culturais.


Programação:

09/10 - 18h - Festival de Coros Aprendiz - Teatro Popular Oscar Niemeyer – Centro Niterói

6ª edição do Festival de Coros no Teatro Popular Oscar Niemeyer. O evento reúne mais de 200 crianças das unidades escolares atendidas pelo Programa, além do Coro Aprendiz e três corais convidados.


16/10 - 14h - Policlínica Carlos Antonio da Silva – São Lourenço - Niterói

O Coro Aprendiz se propõe a levar suas vozes para mostrar a diversidade da música brasileira aos funcionários e pacientes da Policlínica Regional Carlos Antônio da Silva em Niterói, disseminando empatia e solidariedade através do canto.

18 a 20/10 – Festival Nacional de Música & Literatura de Taubaté  -SP

5ª edição do Festival Nacional de Música & Literatura em Taubaté (SP), que tem por objetivo promover, dar visibilidade e divulgar os artistas que desenvolvem um significativo e primoroso trabalho nos segmentos musicais.

24/10 - 14h – INCA – Instituto Nacional do Câncer - RJ

O Coro Aprendiz participa das comemorações do outubro Rosa, a unidade hospitalar organiza uma séria de apresentações culturais nesta data.

26/10 - 16h - Encontros Vocais - Museu Getúlio Vargas - RJ

O projeto “Encontros Vocais” do Museu Getúlio Vargas recebe o Coro Aprendiz na edição de outubro. O grupo apresentará um repertório, em sua maioria nacional, além de executar percussão corporal enquanto são acompanhados por um piano e cajon.

30/10 - 12:30h – Sala de Cultura Leila Diniz – Centro - Niterói

A série de “Concertos na Imprensa” recebe o Coro Aprendiz, que apresentará seus contraltos, sopranos, tenores e baixos para o público. A performance aposta em refinamento e inovação, além de incluir percussão corporal e participação especial de agrupamentos instrumentais.

28/11 - 16h – IDNP - Instituto de Neuropsicologia – Icaraí - - Niterói

O Coro Aprendiz apresenta-se em tarde festiva de confraternização música, troca afetiva e convivência intergeracional para 50 os idosos do INPD. O Instituto que mantém em suas atividades uma oficina de musicalização, preparou para ocasião uma mostra do trabalho. Ao final todos cantarão juntos. 

GRUPO DE DANÇA INCLUSIVA CORPO EM MOVIMENTO COMEMORA 20 ANOS COM NOVO ESPETÁCULO NO TEATRO MUNICIPAL DE NITERÓI


O grupo de Dança Inclusiva Corpo em Movimento, criado pela ANDEF, comemora 20 anos com o novo espetáculo, nos dias 10 e 11 de outubro, no Teatro Municipal de Niterói.  “Sensorium” busca através de estímulos sensoriais, reportar algumas deficiências e transmitir diversas sensações, superação e conhecimento. Além da sua coreógrafa Camila Rodrigues e Ewerton Quirino, o espetáculo contará com a presença de coreógrafos convidados que participaram de momentos importantes da história ao longo desses 20 anos: Carlinhos de Jesus, Patrick Carvalho, Filipe Ursão, Guto Vieira, José Rodrigues e Elizete Mascarenhas.
O Grupo de Dança Inclusiva Corpo em Movimento criado pela ANDEF em 1999, comemora 20 anos de história. Mais do que um grupo de dança, é um grupo de garantia de direitos, quebra de paradigmas e preconceito de forma plástica que a dança proporciona, mostrando toda potencialidade das pessoas com deficiência. O novo Espetáculo Sensorium, busca através de estímulos sensoriais reportar algumas deficiências, transmitindo diversas sensações, empatia, superação e conhecimento ao público. Vem com novos desafios para os bailarinos que atuam fora de sua zona de conforto; podendo assim experimentar junto ao público novas sensações e vivenciar a realidade de muitos.
Ao longo dos 20 anos de existência, o Corpo em Movimento produziu quatro espetáculos dos quais se destaca:
No ano de 2009, o grupo estreou no Teatro Municipal de Niterói o seu 2º Espetáculo “Brasilidades - 10 anos de Corpo em Movimento”, no espetáculo o Grupo reuniu as pesquisas coreográficas realizadas ao longo da trajetória com ritmos brasileiros, como afro, samba e dança de rua.
Em 2013, foi à vez do espetáculo Cinema Autoral, que apresentou coreografias com músicas de trilhas sonoras de filmes com histórias. O espetáculo foi apresentado em três Estados e na Cidade de Niterói . No Teatro Municipal foi recorde de público nas duas apresentações realizadas.
No ano de 2016, aproveitando que o Rio de Janeiro foi a Cidade Olímpica e Paralímpica o Corpo em Movimento, estreou o espetáculo Brasil Brasileiro. Com acrobacias, técnicas aprimoradas e leveza, no palco acontece um encontro cultural, onde os ritmos brasileiros se unem aos ritmos cariocas se transformando em uma grande festa. O grupo realizou ao longo do ano de 2017 diversas apresentações, ao qual teve uma estimativa de 704.080 expectadores.
Em 2018 apresentou no Teatro Municipal de Niterói, Fragmentos dos espetáculos “Brasil Brasileiro” e “Sensorim”, dando inicio a produção de seu novo espetáculo Sensorium, o novo espetáculo de 2019.
Corpo em Movimento.
A prática da dança em cadeira de rodas foi iniciada com o propósito de promover a reabilitação da pessoa com deficiência o amadurecimento da idéia e a estruturação de diferentes grupos acarretou um crescimento do conceito inicial, que hoje incorpora fundamentos como ritmo, suavidade, beleza e plasticidade. O grupo foi formado em 1999, por iniciativa da ANDEF e teve o apoio do renomado dançarino Carlinhos de Jesus. Composto por pares de dançarinos com e sem deficiência, tem por objetivo primordial a proposição de uma imagem diferente das pessoas com deficiência, proporcionando um redimensionamento simbólico dos seus próprios corpos: reduto maior do estigma e do preconceito.
Em suas apresentações o grupo Corpo em Movimento procura dar mostras de que a deficiência, muitas das vezes, mesmo aparentando o contrário, não está no corpo, ela existe, porém o triunfo do espírito humano pode romper suas barreiras fazendo com que a vida deixe de ser um problema.
Atualmente o grupo corpo em movimento é composto por 15 dançarinos, sendo 07 (sete) pessoas com deficiência. Esta estrutura conta com os seguintes profissionais, coordenador, coreógrafo e professor de dança.
Esta estrutura credencia o grupo de dança corpo em movimento para várias apresentações nacionais e internacionais, sendo reconhecido como um dos melhores grupos de dança do nosso país.
FICHA TÉCNICA
O Grupo de Dança Inclusiva Corpo em Movimento foi criado pela ANDEF há 20 anos. Ritmo, suavidades, beleza e plasticidade, são os fundamentos do grupo que é composto por 15 (quinze) bailarinos, sendo seis usuários de cadeira de rodas.
Dentre os objetivos do grupo destaca-se a proposição de uma imagem diferente da pessoa com deficiência, permitindo um redimensionamento social dos seus próprios corpos, reduto maior do estigma e do preconceito. Ao mesmo tempo, sua composição mista sugere uma reflexão sobre os caminhos de inclusão deste segmento, desde que respeitadas as suas especificidades.
De 1999 a 2003 o grupo teve como coreógrafo o renomado dançarino Carlinhos de Jesus, que pessoalmente adaptou os estilos de dança de salão para a cadeira de rodas. Hoje o grupo tem como madrinha a incentivadora a eterna Globeleza Valéria Valenssa, além de continuar contando com parcerias eventuais com Carlinhos de Jesus.


SERVIÇO
Grupo Corpo em Movimento.
Datas: 10 e 11 de outubro
Horário: 19h
Duração: 90 min
Classificação etária: Livre
Ingresso: R$ 10,00 * Ingresso Solidário: 50% de desconto na compra de 1 ingresso para quem doar 1kg de alimento não-perecível na quinta (10) e 1 brinquedo na sexta (11). Desconto não-cumulativo.
Local: Teatro Municipal de Niterói
Endereço: Rua Quinze de Novembro, 35 - Centro, Niterói
Tel: 2620-1624