O grupo de Dança Inclusiva Corpo em Movimento, criado pela ANDEF, comemora 20 anos com o novo espetáculo, nos dias 10 e 11 de outubro, no Teatro Municipal de Niterói. “Sensorium” busca através de estímulos sensoriais, reportar algumas deficiências e transmitir diversas sensações, superação e conhecimento. Além da sua coreógrafa Camila Rodrigues e Ewerton Quirino, o espetáculo contará com a presença de coreógrafos convidados que participaram de momentos importantes da história ao longo desses 20 anos: Carlinhos de Jesus, Patrick Carvalho, Filipe Ursão, Guto Vieira, José Rodrigues e Elizete Mascarenhas.
O Grupo de Dança Inclusiva Corpo em Movimento criado pela ANDEF em 1999, comemora 20 anos de história. Mais do que um grupo de dança, é um grupo de garantia de direitos, quebra de paradigmas e preconceito de forma plástica que a dança proporciona, mostrando toda potencialidade das pessoas com deficiência. O novo Espetáculo Sensorium, busca através de estímulos sensoriais reportar algumas deficiências, transmitindo diversas sensações, empatia, superação e conhecimento ao público. Vem com novos desafios para os bailarinos que atuam fora de sua zona de conforto; podendo assim experimentar junto ao público novas sensações e vivenciar a realidade de muitos.
Ao longo dos 20 anos de existência, o Corpo em Movimento produziu quatro espetáculos dos quais se destaca:
No ano de 2009, o grupo estreou no Teatro Municipal de Niterói o seu 2º Espetáculo “Brasilidades - 10 anos de Corpo em Movimento”, no espetáculo o Grupo reuniu as pesquisas coreográficas realizadas ao longo da trajetória com ritmos brasileiros, como afro, samba e dança de rua.
Em 2013, foi à vez do espetáculo Cinema Autoral, que apresentou coreografias com músicas de trilhas sonoras de filmes com histórias. O espetáculo foi apresentado em três Estados e na Cidade de Niterói . No Teatro Municipal foi recorde de público nas duas apresentações realizadas.
No ano de 2016, aproveitando que o Rio de Janeiro foi a Cidade Olímpica e Paralímpica o Corpo em Movimento, estreou o espetáculo Brasil Brasileiro. Com acrobacias, técnicas aprimoradas e leveza, no palco acontece um encontro cultural, onde os ritmos brasileiros se unem aos ritmos cariocas se transformando em uma grande festa. O grupo realizou ao longo do ano de 2017 diversas apresentações, ao qual teve uma estimativa de 704.080 expectadores.
Em 2018 apresentou no Teatro Municipal de Niterói, Fragmentos dos espetáculos “Brasil Brasileiro” e “Sensorim”, dando inicio a produção de seu novo espetáculo Sensorium, o novo espetáculo de 2019.
Corpo em Movimento.
A prática da dança em cadeira de rodas foi iniciada com o propósito de promover a reabilitação da pessoa com deficiência o amadurecimento da idéia e a estruturação de diferentes grupos acarretou um crescimento do conceito inicial, que hoje incorpora fundamentos como ritmo, suavidade, beleza e plasticidade. O grupo foi formado em 1999, por iniciativa da ANDEF e teve o apoio do renomado dançarino Carlinhos de Jesus. Composto por pares de dançarinos com e sem deficiência, tem por objetivo primordial a proposição de uma imagem diferente das pessoas com deficiência, proporcionando um redimensionamento simbólico dos seus próprios corpos: reduto maior do estigma e do preconceito.
Em suas apresentações o grupo Corpo em Movimento procura dar mostras de que a deficiência, muitas das vezes, mesmo aparentando o contrário, não está no corpo, ela existe, porém o triunfo do espírito humano pode romper suas barreiras fazendo com que a vida deixe de ser um problema.
Atualmente o grupo corpo em movimento é composto por 15 dançarinos, sendo 07 (sete) pessoas com deficiência. Esta estrutura conta com os seguintes profissionais, coordenador, coreógrafo e professor de dança.
Esta estrutura credencia o grupo de dança corpo em movimento para várias apresentações nacionais e internacionais, sendo reconhecido como um dos melhores grupos de dança do nosso país.
FICHA TÉCNICA
O Grupo de Dança Inclusiva Corpo em Movimento foi criado pela ANDEF há 20 anos. Ritmo, suavidades, beleza e plasticidade, são os fundamentos do grupo que é composto por 15 (quinze) bailarinos, sendo seis usuários de cadeira de rodas.
Dentre os objetivos do grupo destaca-se a proposição de uma imagem diferente da pessoa com deficiência, permitindo um redimensionamento social dos seus próprios corpos, reduto maior do estigma e do preconceito. Ao mesmo tempo, sua composição mista sugere uma reflexão sobre os caminhos de inclusão deste segmento, desde que respeitadas as suas especificidades.
De 1999 a 2003 o grupo teve como coreógrafo o renomado dançarino Carlinhos de Jesus, que pessoalmente adaptou os estilos de dança de salão para a cadeira de rodas. Hoje o grupo tem como madrinha a incentivadora a eterna Globeleza Valéria Valenssa, além de continuar contando com parcerias eventuais com Carlinhos de Jesus.
SERVIÇO
Grupo Corpo em Movimento.
Datas: 10 e 11 de outubro
Horário: 19h
Duração: 90 min
Classificação etária: Livre
Ingresso: R$ 10,00 * Ingresso Solidário: 50% de desconto na compra de 1 ingresso para quem doar 1kg de alimento não-perecível na quinta (10) e 1 brinquedo na sexta (11). Desconto não-cumulativo.
Local: Teatro Municipal de Niterói
Endereço: Rua Quinze de Novembro, 35 - Centro, Niterói
Tel: 2620-1624
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário