sexta-feira, 11 de outubro de 2019

ATACEN apresenta 11ª Mostra de Teatro Infantil


A 11ª Mostra de Teatro Infantil, organizada pela Associação dos Trabalhadores em Artes Cênicas de Niterói, realiza, em três finais de semana no mês outubro, a apresentação de 10 espetáculos teatrais de grupos e companhias da cidade de Niterói e Estado do Rio de Janeiro. As apresentações estão voltadas ao público infantil e todas terão entrada franca, possibilitando o acesso democrático à programação por toda a população de Niterói e região.

Mostra Palco, com seis espetáculos, acontece no Teatro Popular Oscar Niemeyer, dias 12 e 13 de outubro; no Teatro da UFF, dias 19 e 20 de outubro; e no Teatro Gay Lussac, dias 26 e 27 de outubro, sempre às 16 horas.

Nesta edição de 2019, o evento também acontecerá em espaços públicos abertos, como: Horto do Fonseca; Parque Palmir Silva (Horto do Barreto); Praça General Rondon, no Morro de São Lourenço; e Praça João Saldanha, no bairro de Santa Bárbara, nos dias 12, 13, 20 e 27 de outubro, sempre às 11 horas.

Com a Mostra de Teatro Infantil, a ATACEN destaca a importância de se investir no artista local e no intercâmbio entre companhias do Estado do Rio de Janeiro, ampliar a percepção do público para a necessidade de um acesso democrático aos bens culturais, sejam aos espaços ou espetáculos de qualidade.

Nesta edição, o olhar cuidadoso para o universo da acessibilidade é ponto principal e será realizado um minucioso trabalho de levantamento das dificuldades estruturais dos espaços participantes com a finalidade de propor melhorias na área, além de oferecer o formato acessível disponibilizando intérprete de Libras em todos os espetáculos.

O evento busca destacar novos talentos, incentivar as mais diversas manifestações culturais, promover atividades de formação de platéia e acessibilidade. Realizar a 11ª Mostra de Teatro Infantil significa a manutenção das tradições culturais da cidade que giram em torno das atividades teatrais, pioneiras na terra de Araribóia.


- Mostra Palco (sempre às 16h)

Tarzan (Cia de Repertório de Teatro Musical)
12/10, no Teatro Popular Oscar Niemeyer



Inspirado na obra original de Edgar Rice Burroughs, essa adaptação de Marcello Caridade traz a cena uma aventura com muita ação. Um bebê perde os pais na selva que é encontrado por uma gorila. Tarzan cresce pensando ser um gorila, agindo e vivendo como tal. Quando uma equipe de pesquisadores chega à floresta, o rapaz encontra a bela Jane correndo perigo e a salva, apaixonando-se por ela. O contato com a civilização o faz descobrir que é um ser humano.

Dona Sorte (Companhia Arteira)
13/10, no Teatro Popular Oscar Niemeyer



Com texto e direção de Maria Clara Wermellinger, Dona Sorte conta a história de uma princesa que, perdendo seu reino, sua fortuna e até sua família, é obrigada a sair pelo mundo em busca de sua sorte. Depois de uma longa e difícil jornada, quando finalmente a encontra, aprende a cuidar dela, com zelo e dedicação e, a partir daí, passa a ter a sorte a seu favor. É uma história emocionante, ágil e divertida, recheada de imagens arquetípicas e significativas para pessoas de todas as idades.

Memórias de um Pequeno Grande Príncipe (Arte Corpo Teatro e Cia)
19/10, no Teatro da UFF



Com texto e direção de Rachel Palmeirim, essa adaptação da obra de Antoine Saint Exupèry, traz técnicas do teatro de animação para dar vida ao protagonista, um boneco articulado com 75 cm de altura. Ele surge a partir do instante em que um avião cai no deserto. Homem sisudo e estressado, o aviador procura na memória personagens simbólicos de sua vida: a Rosa; a Serpente; a Raposa; o Guarda Chaves; e o Pequeno Príncipe, o menino que havia dentro dele e que estava adormecido.

Era uma vez um Tirano (Cia. Cerne)
20/10, no Teatro da UFF



O clássico de Ana Maria Machado narra a história de um lugar feliz e colorido, cujo povo perde sua liberdade a partir do momento em que um ditador toma o poder. Após um longo tempo cinzento, caracterizado por mandos e desmandos, três crianças se conhecem e, com um arco-íris no bolso, uma canção no corpo e uma chuvarada de estrelas, resolvem contagiar a população na tentativa de pôr fim àquele tempo de tristeza. O espetáculo tem adaptação e direção de Vinicius Baião.

Entre Nuvens e Ladrilhos (Coletivo Paraíso Cênico)
26/10, no Teatro GayLussac

Uma menina que vive despregando a cabeça do pescoço, inflada pela curiosidade, vira balão para voar entre os tesouros escondidos nas nuvens. Naquela branquidão ela pode ser princesa, samurai, curandeira e cientista, tudo ao mesmo tempo. Só que logo o tempo passa e a menina precisa continuar seu caminho. Entre o voo pelas nuvens e o CLIF CLOF TOCLOF dos ladrilhos, está o convite para abraçar a leveza e se encantar com os desvios. Com texto de Ana Luiza Figueiredo, Entre Nuvens e Ladrilhos conta com a direção de Sabrina Paraíso.

Universo Redondo – Os Circos de Benjamim (Cia do Solo)
27/10, no Teatro GayLussac

Benjamim era um menino negro, filho de escravos, que um dia entrou em um circo e nunca mais saiu. Quando baixou o mastro, dobrou a lona e partiu da pequena cidade onde estava armado, levou consigo um novo integrante e os seus sonhos. O espetáculo mostra como o circo começou, sua chegada ao país e a história de Benjamim de Oliveira, o criador do circo-teatro e o primeiro palhaço negro do Brasil.

- Mostra em espaços públicos abertos (sempre às 11h)

Eu, Pequeno Príncipe, Meu (Oficina Social de Teatro)
12/10, no Horto do Fonseca



O Pequeno Príncipe, famoso personagem do autor Antoine de Saint-Exupéry, está desaparecido há muitos anos, até que um dia ele é reencontrado e volta a fazer as suas viagens pelos planetas em busca de sua rosa e de reviver a amizade com o aviador. Um clássico mundial revisitado com uma dramaturgia inédita, mas que mantém viva a poética desse grande menino. O espetáculo conta com a direção de Erika Ferreira.  

Em Contos em Encontros das Águas (Agromelados Cia Teatral)
13/10, na Praça João Saldanha


Quatro contadores narram quatro Lendas, onde eles tiram de dentro das suas malas os adereços, objetos e símbolos que os ajudam a contar essas parábolas narradas e resignificadas ao longo da história. De forma lúdica e dinâmica os contadores apresentam estas historias místicas sobre as águas e a relação do homem com a natureza, de forma poética e divertida. Até onde o homem será capaz de prejudicar nossas águas? O espetáculo conta com a direção de Erika Ferreira.

Ciranda de Histórias (Pita Produções)
20/10, no Praça General Rondon



Ciranda de Histórias é o nome do programa de rádio em que Músicas são intermeadas por histórias do universo infantil. Nesse programa há a participação de uma ouvinte muito especial, D. Nena, que conta algumas de suas memórias da infância e também há espaço para outros personagens contarem suas próprias histórias, além de anúncios amorosos trocados entre animaizinhos apaixonados, para que, no fim, todos sejam felizes para sempre. Ciranda de Histórias conta com a direção de André Ferraz.

Acidental História do Forasteiro Voador (Thatiana Verthein)
27/10, no Horto do Barreto



O espetáculo consiste em uma apresentação que mistura a arte do palhaço com contação de histórias. O roteiro narra a história do mosquito McCay, que, quando criança, caiu no palco do Teatro Municipal de Niterói. McCay cresce sem nunca ter saído do teatro: o único mundo que conhece. Um dia, ele ouve uma linda música e subitamente se apaixona pela instrumentista. A performance do Grande Circo Místico de Pulgas Acrobatas é o desfecho da apresentação. O espetáculo conta com a direção de Thatiana Verthein.


11ª Mostra de Teatro Infantil
De 12 a 27 de outubro

Endereços:

Teatro Popular Oscar Niemeyer
Rua Jorn. Rogério Coelho Neto, s/n - Centro, Niterói

Teatro da UFF
Rua Miguel de Frias, 9 - Icaraí, Niterói

Teatro GayLussac
Rua Cel. João Brandão, 87 - São Francisco, Niterói

Horto do Fonseca
Alameda São Boaventura, 770 - Fonseca, Niterói

Praça João Saldanha
Avenida Desembargador Nestor Rodrigues Perlingeiro, s/n - Santa Bárbara, Niterói

Praça General Rondon
Travessa Ladeira de São Lourenço, s/n - São Lourenço, Niterói

Horto do Barreto (Parque Palmir Silva)
Rua Doutor Luiz Palmier, s/n - Barreto, Niterói


Folia de Reis neste fim de semana em SG

 
O próximo fim de semana será dia de mais uma Festa de Remate da Folia de Reis da Bandeira Estrela Nova do Oriente, que há 40 anos tem à frente Waldecy Macelino, um lutador pela manutenção da tradição de fé e esperança representada pelo movimento. Em suas participações no Estado, o grupo gonçalense conta com o apoio da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura (SMTC) e da Fundação de Artes, Esporte e Lazer de São Gonçalo (FAESG).

A festa começa no sábado (12), após concentração na Igreja Nossa Senhora da Conceição, localizada na Rua Cristiano Otoni, 342, bairro Almerinda, em São Gonçalo. Às 16h, cerca de 20 pessoas sairão em direção ao Pacheco, paramentados com os artigos típicos da expressão cultural e religiosa representada pelo movimento. “Depois vamos para a cidade de Tanguá, onde daremos continuidade à festa até 6h30 do dia seguinte (domingo 13/10)”, explica Waldecy Macelino.

Fundador-mestre da Estrela Nova do Oriente e presidente da Associação da Irmandade de Reis de São Gonçalo (Airesg), Waldecy é devoto da tradição, pela qual luta para manter acesa a chama da Folia de Reis. “A cerimônia representa os três reis do Oriente e, assim como eu, muita gente é devota a eles”, elucida Waldecy.

“A Folia de Reis ou Festa de Santos Reis é uma das manifestações culturais mais antigas da história do Brasil. Se caracteriza pela celebração e adoração aos três reis magos pelo nascimento de Jesus Cristo. Acreditamos ser muito importante manter essa tradição, pela mensagem de paz e irmandade”, afirma o secretário de Turismo e Cultura, Carlos Ney Ribeiro.



Registro – Uma das grandes incentivadoras e defensoras da tradição é a educadora e escritora Verônica Inaciola, especialista em folclore e cultura popular. Após acompanhar seu Waldecy durante muitos anos, em 2011 ela lançou o livro “Folias de Reis em São Gonçalo: Irmandade e Patrimônio”. Uma ótima opção de leitura.

Italiana Martina Merlini traz arte urbana para o Skatepark de São Francisco


Pela primeira vez no Brasil, a artista italiana Martina Merlini vai realizar uma intervenção artística no Skatepark, em São Francisco, neste domingo (13), das 14h às 19h.  Neste evento aberto ao público, Merlini criará uma instalação permanente, retomando esquemas e padrões geométricos que, nos últimos anos, definiu seu estilo, em uma das paredes que cercam a praça.
“A busca pela forma” é o título escolhido para a série de iniciativas organizadas pelo Instituto Italiano de Cultura que, em Niterói, conta com a parceria da Prefeitura e do Museu de Arte Contemporânea (MAC). A manifestação cultural ainda vai levar para a Marina de São Francisco um evento musical com o DJ Havoc. A intervenção constitui a primeira etapa de um plano de recuperação dos murais do espaço. A Prefeitura vai convidar outros artistas brasileiros para participarem do projeto.
A criação do Skatepark Carlos Alberto Parizzi, em 2015, atendeu a um antigo pedido dos skatistas e amantes do esporte na cidade e é frequentado diariamente por centenas de jovens e adultos.  Com uma área de 2.500 metros quadrados e contando com vários obstáculos e rampas, o local possui também espaços para o público acompanhar os treinamentos e eventos, e faz parte de um extenso projeto de revitalização de espaços urbanos realizado pela Prefeitura de Niterói.  

Sobre a artista:
Convidada especial desta edição da Jornada do Contemporâneo, Martina Merlini (Bologna, 1986) conta com um elevado número de exibições. Já participou de vários eventos e festivais, inclusive o Living Wall, que foi o primeiro festival de street art organizado por mulheres, em Atlanta, nos Estados Unidos, em 2012, e do prestigiado Le Mur em Paris, na França, em 2015. Pesquisadora entusiasta da natureza humana, Martina joga com as linhas geométricas, investigando a noção do limite de um jeito sutil e refinado. Atuando no limite entre racional e irracional, a artista utiliza densos traços pictóricos simétricos que se disjuntam inesperadamente sob o impulso de forças primordiais. As criações de Merlini foram exibidas em toda Europa, Estados Unidos e México onde fez uma residência de 2015 a 2017.



Serviço:
“A busca pela forma”, da artista italiana Martina Merlini
Onde: Skatepark Carlos Alberto Parizzi (Estrada Leopoldo Fróes - São Francisco, Niterói)
Quando: 13 de outubro (domingo)
Horário: das 14h às 19h
Evento gratuito aberto ao público

Grupo Moça Prosa se apresenta na Sala Nelson Pereira dos Santos


No dia 17 de outubro, quinta-feira, às 20h, a recém-inaugurada Sala Nelson Pereira dos Santos – um espaço multiuso, localizado no Centro Petrobras de Cinema, em São Domingos – vai receber o grupo Moça Prosa, que celebra 7 anos, levando o Samba feito por mulheres e relembrando grandes clássicos deste gênero musical brasileiro.

O grupo iniciou sua história na Pedra do Sal, em 2012, e hoje já percorreu uma bonita caminhada por importantes espaços no Rio de janeiro como:  Portela, Teatro Rival, Trapiche Gamboa, festival Acordes do amanhã, Teatro Oscar Niemeyer, entre outros locais. Se consolida  com sua já conhecida  roda de samba na Pequena África, fortalecendo mulheres, incentivando a outras o desejo de tocar, cantar e compor, além de levar para a rua temas, músicas de consagrados artistas e composições que refletem o cotidiano. 

Formado por Ana Priscila, Dani Andrade, Fabíola Machado, Jack Rocha, Luana Rodrigues, Tainá Brito, Cláudia Coutinho, Cecília Cruz, Ana Beatriz, Vanessa Melo, o grupo lava para Niterói músicas que sempre foram referência em sua construção de identidade ao longo desses 7 anos e outras da nova geração de compositores. As meninas prometem também emocionar e alegrar o público com suas canções autorais, como "Por ser mulher", "Povo trabalhador" e "Somos todas Maria", que dá nome ao show.

Além da comemoração, o convite feito pela Sala Nelson Pereira dos Santos é um incentivo à campanha de Benfeitoria do Moça Prosa para a gravação do primeiro EP, clipe de uma das músicas e um show de lançamento, tudo com a direção musical de Nilze Carvalho.

Sobre a Sala Nelson Pereira dos Santos:
O cineasta Nelson Pereira dos Santos – um dos maiores nomes da sétima arte do país e fundador do curso de graduação em cinema da UFF – dá nome a Sala Multiuso que foi inaugurada pela Prefeitura de Niterói, no último dia 30 de setembro, no Centro Petrobras de Cinema, localizado no bairro de São Domingos. Instalado na estrutura que se assemelha a um rolo de filme, projeto do gênio da arquitetura Oscar Niemeyer, o equipamento é o maior auditório público da cidade – com 491 lugares –, munido com o que há de mais moderno em tecnologia de som, luz e projeção audiovisual – um espaço para apresentações de música, teatro, dança e cinema, além de funcionar como centro de convenções. 

SERVIÇO:
Moça Prosa | “Somos Todas Maria”
Datas: 17 de outubro (quinta-feira)
Horário: 20h
Local: Sala Nelson Pereira dos Santos – Reserva Cultural – Niterói/RJ
Ingressos: | PLATEIA (Inteira) R$ 20,00 | PLATEIA (Meia) R$ 10,00
Duração: 1h30
Capacidade: 491 lugares
Classificação: Livre

Lançamento é parte da programação do Palácio do Catete para o fim de semana do Dia das Crianças


As Aventuras do Príncipe Ricardinho e do Cavalo Romão, publicado pela Autografia Editora, traz um problema atual vestido de conto de fadas, “As pessoas não conversam mais para resolver os seus problemas. Eu tenho observado isso em todos os lugares.”, explicou Maíra Gomes, autora também de Infância, livro infantil que fala sobre as pequenas saudades que acumulamos ao longo da vida, publicado em 2014.
Em seu novo livro, a escritora mescla personagens fantásticos, objetos mágicos e dilemas humanos, em uma atmosfera medieval com direito a armadura, castelos e dragões.
Ricardinho é um príncipe que precisa encontrar o equilíbrio entre seu desejo de conhecer o mundo e sua obrigação como futuro rei de Lonjópoles. Em sua primeira e última jornada antes de assumir o trono, Ricardinho e seu amigo, o cavalo Romão, descobrirão coisas que a vida no castelo não foi capaz de lhes ensinar: não julgar alguém sem antes conhecer e a importância do diálogo para a solução de conflitos. Um livro necessário em tempos de antagonismos e da falta de diálogo que nos assola enquanto sociedade.
Com indicação para crianças de até 10 anos, o livro é leve, divertido e repleto de personagens fantásticos muito bem representados nas ilustrações do artista Leonam Vianna, quatro vezes premiado na Rio das Ostras Tatoo Fest, nas categorias comics, free hand e realismo, que estreia no mundo literário através deste livro. 
O primeiro evento de lançamento acontece no próximo domingo, 13 de outubro, na cidade do Rio de Janeiro. A programação começa às 10 h, com uma breve apresentação sobre o livro, seguida por sessão de autógrafos, no bistrô do jardim do Palácio do Catete.
A Autora
Maíra Gomes é Jornalista formada desde 2014 e autora de Infância, seu primeiro livro.
Participou da Bienal do Livro de 2015 no stand da Autografia Editora e ministrou palestras em escolas do Rio de Janeiro e Niterói.
A autora também administra um perfil sobre viagens e turismos no Instagram (@checkinecheckout) e atua como redatora em uma agência de Marketing.
Entre seus novos projetos está um livro infanto-juvenil, um livro de minicontos e um espetáculo teatral, ambos voltados para o público adulto e com temática feminina.


Serviço:
Lançamento “As Aventuras do Príncipe Ricardinho e do Cavalo Romão”
Local: Palácio do Catete - Endereço: R. do Catete, 153 - Catete, Rio de Janeiro – RJ
Bistrô.
Data: 13/10/2019
Horário: 10 às 13 h
Entrada gratuita, livros a R$35.