A 11ª Mostra de Teatro Infantil, organizada pela Associação dos Trabalhadores em Artes Cênicas de Niterói, realiza, em três finais de semana no mês outubro, a apresentação de 10 espetáculos teatrais de grupos e companhias da cidade de Niterói e Estado do Rio de Janeiro. As apresentações estão voltadas ao público infantil e todas terão entrada franca, possibilitando o acesso democrático à programação por toda a população de Niterói e região.
A Mostra Palco, com seis espetáculos, acontece no Teatro Popular Oscar Niemeyer, dias 12 e 13 de outubro; no Teatro da UFF, dias 19 e 20 de outubro; e no Teatro Gay Lussac, dias 26 e 27 de outubro, sempre às 16 horas.
Nesta edição de 2019, o evento também acontecerá em espaços públicos abertos, como: Horto do Fonseca; Parque Palmir Silva (Horto do Barreto); Praça General Rondon, no Morro de São Lourenço; e Praça João Saldanha, no bairro de Santa Bárbara, nos dias 12, 13, 20 e 27 de outubro, sempre às 11 horas.
Com a Mostra de Teatro Infantil, a ATACEN destaca a importância de se investir no artista local e no intercâmbio entre companhias do Estado do Rio de Janeiro, ampliar a percepção do público para a necessidade de um acesso democrático aos bens culturais, sejam aos espaços ou espetáculos de qualidade.
Nesta edição, o olhar cuidadoso para o universo da acessibilidade é ponto principal e será realizado um minucioso trabalho de levantamento das dificuldades estruturais dos espaços participantes com a finalidade de propor melhorias na área, além de oferecer o formato acessível disponibilizando intérprete de Libras em todos os espetáculos.
O evento busca destacar novos talentos, incentivar as mais diversas manifestações culturais, promover atividades de formação de platéia e acessibilidade. Realizar a 11ª Mostra de Teatro Infantil significa a manutenção das tradições culturais da cidade que giram em torno das atividades teatrais, pioneiras na terra de Araribóia.
- Mostra Palco (sempre às 16h)
Tarzan (Cia de Repertório de Teatro Musical)
12/10, no Teatro Popular Oscar Niemeyer
Inspirado na obra original de Edgar Rice Burroughs, essa adaptação de Marcello Caridade traz a cena uma aventura com muita ação. Um bebê perde os pais na selva que é encontrado por uma gorila. Tarzan cresce pensando ser um gorila, agindo e vivendo como tal. Quando uma equipe de pesquisadores chega à floresta, o rapaz encontra a bela Jane correndo perigo e a salva, apaixonando-se por ela. O contato com a civilização o faz descobrir que é um ser humano.
Dona Sorte (Companhia Arteira)
13/10, no Teatro Popular Oscar Niemeyer
Com texto e direção de Maria Clara Wermellinger, Dona Sorte conta a história de uma princesa que, perdendo seu reino, sua fortuna e até sua família, é obrigada a sair pelo mundo em busca de sua sorte. Depois de uma longa e difícil jornada, quando finalmente a encontra, aprende a cuidar dela, com zelo e dedicação e, a partir daí, passa a ter a sorte a seu favor. É uma história emocionante, ágil e divertida, recheada de imagens arquetípicas e significativas para pessoas de todas as idades.
Memórias de um Pequeno Grande Príncipe (Arte Corpo Teatro e Cia)
19/10, no Teatro da UFF
Com texto e direção de Rachel Palmeirim, essa adaptação da obra de Antoine Saint Exupèry, traz técnicas do teatro de animação para dar vida ao protagonista, um boneco articulado com 75 cm de altura. Ele surge a partir do instante em que um avião cai no deserto. Homem sisudo e estressado, o aviador procura na memória personagens simbólicos de sua vida: a Rosa; a Serpente; a Raposa; o Guarda Chaves; e o Pequeno Príncipe, o menino que havia dentro dele e que estava adormecido.
Era uma vez um Tirano (Cia. Cerne)
20/10, no Teatro da UFF
O clássico de Ana Maria Machado narra a história de um lugar feliz e colorido, cujo povo perde sua liberdade a partir do momento em que um ditador toma o poder. Após um longo tempo cinzento, caracterizado por mandos e desmandos, três crianças se conhecem e, com um arco-íris no bolso, uma canção no corpo e uma chuvarada de estrelas, resolvem contagiar a população na tentativa de pôr fim àquele tempo de tristeza. O espetáculo tem adaptação e direção de Vinicius Baião.
Entre Nuvens e Ladrilhos (Coletivo Paraíso Cênico)
26/10, no Teatro GayLussac
Uma menina que vive despregando a cabeça do pescoço, inflada pela curiosidade, vira balão para voar entre os tesouros escondidos nas nuvens. Naquela branquidão ela pode ser princesa, samurai, curandeira e cientista, tudo ao mesmo tempo. Só que logo o tempo passa e a menina precisa continuar seu caminho. Entre o voo pelas nuvens e o CLIF CLOF TOCLOF dos ladrilhos, está o convite para abraçar a leveza e se encantar com os desvios. Com texto de Ana Luiza Figueiredo, Entre Nuvens e Ladrilhos conta com a direção de Sabrina Paraíso.
Universo Redondo – Os Circos de Benjamim (Cia do Solo)
27/10, no Teatro GayLussac
Benjamim era um menino negro, filho de escravos, que um dia entrou em um circo e nunca mais saiu. Quando baixou o mastro, dobrou a lona e partiu da pequena cidade onde estava armado, levou consigo um novo integrante e os seus sonhos. O espetáculo mostra como o circo começou, sua chegada ao país e a história de Benjamim de Oliveira, o criador do circo-teatro e o primeiro palhaço negro do Brasil.
- Mostra em espaços públicos abertos (sempre às 11h)
Eu, Pequeno Príncipe, Meu (Oficina Social de Teatro)
12/10, no Horto do Fonseca
O Pequeno Príncipe, famoso personagem do autor Antoine de Saint-Exupéry, está desaparecido há muitos anos, até que um dia ele é reencontrado e volta a fazer as suas viagens pelos planetas em busca de sua rosa e de reviver a amizade com o aviador. Um clássico mundial revisitado com uma dramaturgia inédita, mas que mantém viva a poética desse grande menino. O espetáculo conta com a direção de Erika Ferreira.
Em Contos em Encontros das Águas (Agromelados Cia Teatral)
13/10, na Praça João Saldanha
Quatro contadores narram quatro Lendas, onde eles tiram de dentro das suas malas os adereços, objetos e símbolos que os ajudam a contar essas parábolas narradas e resignificadas ao longo da história. De forma lúdica e dinâmica os contadores apresentam estas historias místicas sobre as águas e a relação do homem com a natureza, de forma poética e divertida. Até onde o homem será capaz de prejudicar nossas águas? O espetáculo conta com a direção de Erika Ferreira.
Ciranda de Histórias (Pita Produções)
20/10, no Praça General Rondon
Ciranda de Histórias é o nome do programa de rádio em que Músicas são intermeadas por histórias do universo infantil. Nesse programa há a participação de uma ouvinte muito especial, D. Nena, que conta algumas de suas memórias da infância e também há espaço para outros personagens contarem suas próprias histórias, além de anúncios amorosos trocados entre animaizinhos apaixonados, para que, no fim, todos sejam felizes para sempre. Ciranda de Histórias conta com a direção de André Ferraz.
Acidental História do Forasteiro Voador (Thatiana Verthein)
27/10, no Horto do Barreto
O espetáculo consiste em uma apresentação que mistura a arte do palhaço com contação de histórias. O roteiro narra a história do mosquito McCay, que, quando criança, caiu no palco do Teatro Municipal de Niterói. McCay cresce sem nunca ter saído do teatro: o único mundo que conhece. Um dia, ele ouve uma linda música e subitamente se apaixona pela instrumentista. A performance do Grande Circo Místico de Pulgas Acrobatas é o desfecho da apresentação. O espetáculo conta com a direção de Thatiana Verthein.
11ª Mostra de Teatro Infantil
De 12 a 27 de outubro
Endereços:
Teatro Popular Oscar Niemeyer
Rua Jorn. Rogério Coelho Neto, s/n - Centro, Niterói
Teatro da UFF
Rua Miguel de Frias, 9 - Icaraí, Niterói
Teatro GayLussac
Rua Cel. João Brandão, 87 - São Francisco, Niterói
Horto do Fonseca
Alameda São Boaventura, 770 - Fonseca, Niterói
Praça João Saldanha
Avenida Desembargador Nestor Rodrigues Perlingeiro, s/n - Santa Bárbara, Niterói
Praça General Rondon
Travessa Ladeira de São Lourenço, s/n - São Lourenço, Niterói
Horto do Barreto (Parque Palmir Silva)
Rua Doutor Luiz Palmier, s/n - Barreto, Niterói
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário