sábado, 20 de julho de 2019

DIA DO ESCRITOR COM SARAU NA BIBLIOTECA PARQUE


O Sarau do Escritor marcará o dia destes profissionais, no próximo 25 de julho, às 16h, na Biblioteca Parque de Niterói. A entrada é franca e o microfone aberto para todos os presentes. Os autores de Niterói e da região poderão apresentar seus trabalhos e indicar ao público leituras e eventos similares.
O autor Jordão Pablo de Pão, curador da atividade, ressalta que "lançar luz sobre a escrita é um trabalho também nosso, dos escritores, uma vez que não se reconhece o que não se acha relevante". Já estão confirmadas as presenças de muitos autores de Niterói e da região, de diversas idades e formações, com e sem livros publicados. O fim de tarde será de criação de um verdadeiro painel sobre o que nossa cidade escreve atualmente..



SERVIÇO
Sarau do Escritor

Local: Biblioteca Parque de Niterói
Endereço: Praça da República, sn, centro de Niterói, RJ.
Data: 25/07/2019 (quinta-feira)
Horário: 16h
Entrada Gratuita
Duração: 90 minutos
Classificação Etária: Livre

Esperando Godot em leitura dramatizada no Solar do Jambeiro


Considerado um dos escritores mais influentes do século XX, o britânico Samuel Beckett é o homenageado do mês de julho da Leitura Dramatizada da ATACEN, que acontece todos os meses no Solar do Jambeiro. Agendado para a quinta-feira, 25, às 20h, a leitura de sua mais importante obra "Esperando Godot", terá a direção de Renata Egger e Vivian Sobrino. 
Escrita originalmente em francês, "Esperando Godot" foi publicada pela primeira vez em 1952 e apresentada no pequeno Théâtre Babylone em Paris, com direção de Roger Blin (1907-1984). É considerado um dos principais textos do teatro do absurdo e a principal obra de Samuel Beckett. Em 1955, o autor recriou sua obra em língua inglesa. Dividida em dois atos, em língua inglesa, a peça estreou em agosto de 1955, no Teatro de Artes (Arts Theatre), em Londres, dirigida por Peter Hall. 
No primeiro ato, estão em cena Estragon e Vladimir. Aparentemente esperam um sujeito de nome Godot. Nada é esclarecido a respeito de quem é Godot ou o que eles desejam dele. Os dois iniciam longo diálogo, só interrompido na entrada de Pozzo e Lucky, que carrega uma pesada mala que não larga um só instante. O segundo ato desenvolve a mesma dinâmica, no mesmo cenário. Estragon e Vladimir iniciam sua jornada na espera de Godot. Surgem novamente Pozzo e Lucky. Pozzo está cego e Lucky mudo. Após a partida destes, aparece novamente um garoto anunciando novamente que Godot não virá, talvez amanhã. 
"Apesar de ser uma leitura dramatizada, temos, como intuito, diferenciá-la, conceituando o teatro do absurdo com algumas inserções que permitam ao público um mergulho mais profundo nessa escola por meio de um de seus principais textos", afirma a diretora Renata Egger.
A produção beckettiana foi um dos principais ícones do Teatro do Absurdo. Recebeu o Nobel de Literatura em outubro de 1969, enquanto em férias em Tunes com Suzanne, sua esposa. Prevendo que seu reservado marido seria intensamente assediado a partir daquele momento, Suzanne descreveu o prêmio como uma "catástrofe". 



SERVIÇO
Leitura Dramatizada da ATACEN
"Esperando Godot", de Samuel Beckett
Data: 25 de julho, quinta-feira
Horário: 20h
Classificação indicativa: Livre
Duração: 70 minutos
Local: Solar do Jambeiro
End: Rua Presidente Domiciano 195, Boa Viagem - Niterói
ENTRADA FRANCA