terça-feira, 2 de março de 2021

Cuidados básicos com a pele com a doutora Luciana Feitoza

Quais são os cuidados que devemos ter?

A pele é, em primeiro lugar, um barreira de proteção, por isso é importante manter a sua integridade. Costumo dizer que os cuidados começam de dentro para fora. Pode parecer meio clichê, mas é verdade. Um ato simples, como, por exemplo, o de beber água, promove uma hidratação considerável em todo o organismo. É importante, não só para a pele, mas, também, para manter nossas funções vitais, um bom funcionamento renal e cardiovascular.

Além de beber água, existem outros fatores que se tornam fundamentais para a sua manutenção. A utilização de um bom demaquilante é indicada para pessoas que tem o costume de passar maquiagem, e esse passo deve ser feito antes da higienização com o sabonete próprio para o rosto.

Ao utilizar um sabonete, devemos escolher um para o corpo e outro para o rosto. Isso se deve ao fato do ph da pele da face ser diferente de todo o resto do corpo, então, sabonetes em barra e corporais não são indicados para essa região. A escolha do produto vai depender do tipo de pele; para as oleosas, costumamos indicar sabonetes quem contêm ácido salicílico, já para as mistas, os sabonetes com ácido glicólico são bem tolerados.

Após a limpeza, é importante tonificar, pois o tônico corrige o ph e prepara a pele para receber os outros dermocosméticos. A escolha do produto também vai depender de cada pessoa.

Tão importante quanto os outros passos, a hidratação deve ser realizada após a tonificação, mesmo em peles oleosas. O uso incorreto de sabonetes com ácidos pode deixar a pele mais sensível ou ressecada, assim como produzir um efeito rebote, que consiste em uma maior produção de oleosidade para compensar o que foi retirado. Temos como bons exemplos de hidratantes os séruns, produtos à base de Vitamina C, que além de hidratante tem ação antioxidante, retardando o fotoenvelhecimento, e o Ácido Hialurônico.




Para finalizar, temos a etapa mais importante do processo: o filtro solar. A escolha deve ser baseada no tipo de pele de cada paciente. Atualmente temos filtros para todos os gostos: para pele oleosas, com clareadores, com base, peles maduras e etc. Eles devem ser aplicados a cada 3 horas, não esquecendo do pescoço e colo, que também fazem parte dos cuidados. Mesmo em tempos nublados ou em casa, devemos fazer a utilização do protetor solar, pois estamos expostos aos mais variados tipos de luz.

Lembrando que esse passo a passo deve ser orientado por um profissional qualificado. O paciente e o profissional devem, juntos, traçar a melhor rotina de skincare, de acordo com as suas necessidades. Para melhores resultados, alinhamos essa rotina com os tratamentos de Peeling Químico, Microagulhamento, Laser, Bioestimuladores de colágeno, Toxina Botulínica, entre outros, todos realizados em consultório e com acompanhamento pós procedimento.

Acompanhe o meu trabalho em minhas redes sociais: @dralucianafeitoza (Facebook e Instagram).

 

Dra. Luciana Feitoza

Biomédica Esteta

CRBM 28865

Instalação tecnológica propõe reflexão sobre a interação com diferentes ambientes e contextos

  

 Uma experiência capaz de despertar reflexões sobre a maneira como as pessoas interagem com o micro e o macro, em diferentes ambientes e contextos. Assim é “im.fusion”, instalação tecnológica e interativa, que chega ao MAC Niterói, na sexta-feira, dia 5 de março de 2021. As visitas seguem protocolos das autoridades sanitárias no combate à pandemia e podem ser feitas de terça-feira a domingo, das 10h às 18h. 

 

Do micro ao macro, três cenários são explorados por “im.fusion”. A experiência começa pelo ‘contato’ com moléculas, depois segue para a diversidade de uma floresta e, por fim, explora a imensidão do universo. Em 12 minutos, os visitantes estão imersos em formas coloridas, interagindo por meio de sensores com projeções plenas de efeitos especiais – gráficos e sonoros. A tecnologia utilizada não requer contato físico. 

 

Tudo acontece em uma sala escura, com 5,7 metros de largura, 4 metros de altura, e 10,4 metros de profundidade. Câmeras e sensores captam a movimentação das pessoas que passam a interferir casualmente nas exibições. Trata-se de uma metáfora da interação do Homem com a natureza. 

 

“Estamos muito animados por receber a Im.Fusion no MAC como a primeira atividade dentro do Museu desde o início da pandemia. A mostra une arte e tecnologia, caminho que pretendemos seguir ao longo do ano”, afirma Victor De Wolf, Diretor do MAC Niterói.

 

“O desenvolvimento de novas tecnologias e as conquistas científicas têm impactado a forma como nos relacionamos com a natureza. Ao mesmo tempo que manipulamos formas diminutas, como vírus e bactérias, exploramos imensidões como a Lua ou Marte. Essas relações inspiraram a criação de im.fusion ”, conta Felipe Reif, um dos idealizadores da experiência, criada por mais de dez pessoas entre Brasil, Chile e Estados Unidos.

 

Sem contato

Para respeitar o distanciamento social, imposto pela pandemia, apenas seis pessoas são admitidas por sessão. Uma cortina de tecido, com tratamento antibacteriano, e equipamentos de filtragem do ar também são parte dos cuidados. Desde o princípio, a instalação previa a interação do público sem necessidade de contato físico num trajeto de sentido único para os visitantes, impedindo o retorno ao início. 

 

“Diante da pandemia, essas características foram essenciais para a escolha do projeto, que é produzido pela Dellarte e co-realizado pela BM Produções”, aponta Steffen Dauelsberg, diretor executivo da Dellarte. 

 

Para a visitação no MAC foram estabelecidos protocolos para preservar a saúde dos visitantes, funcionários e demais colaboradores do espaço. São obrigatórios o uso de máscara, cobrindo nariz e boca, aferição da temperatura na entrada do Museu, uso de álcool em gel para higiene das mãos e distanciamento de dois metros.

 

Terceira etapa

Esta é a terceira cidade que recebe a instalação. im.fusion. Estreou no Rio de Janeiro, em dezembro, e depois seguiu para Belo Horizonte. “Temos observado que as pessoas se divertem e se sentem seguras com as medidas adotadas”, afirma Byron Mendes, da BM Produções. 


‘im.fusion’ é apresentada pelo Ministério do Turismo e Lei Estadual de Incentivo à Cultura - Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado Rio de Janeiro. Tem patrocínio Master da Enel Distribuição Rio e patrocínio da Youse, com apoio da On Projeções. Criada pela Deeplab Project e realizada pela Dellarte Soluções Culturais, permanece no MAC até 28 de março.




 

SERVIÇO

Im.Fusion

 

Data: de 5 a 28 de março de 2021

Local: MAC Niterói

Endereço: Mirante da Boa Viagem, sem número

Visitação: de terça a domingo, das 10h às 18h

A bilheteria fecha 15 minutos antes

Ingressos: R$ 12 (inteira). Estudantes, professores e pessoas acima de 60 anos pagam meia (R$ 6).  Entrada gratuita para estudantes da rede pública (ensino médio), crianças de até 7 anos, portadores de necessidades especiais, moradores ou nascidos em Niterói (com apresentação do comprovante de residência) e visitantes de bicicleta. Na quarta-feira, a entrada é gratuita para todos.

Venda na bilheteria do MAC ou on-line no site da Sympla. No dia do evento, levar o ingresso impresso ou dispositivo móvel (celular, tablet), com o ingresso visível na tela para que possa ser efetuada a leitura do QR Code para validação da entrada.

 

Informações: (21) 2722-1543 | mac@macniteroi.com.br | | facebook.com/macniteroi.oficial