terça-feira, 2 de março de 2021

Cuidados básicos com a pele com a doutora Luciana Feitoza

Quais são os cuidados que devemos ter?

A pele é, em primeiro lugar, um barreira de proteção, por isso é importante manter a sua integridade. Costumo dizer que os cuidados começam de dentro para fora. Pode parecer meio clichê, mas é verdade. Um ato simples, como, por exemplo, o de beber água, promove uma hidratação considerável em todo o organismo. É importante, não só para a pele, mas, também, para manter nossas funções vitais, um bom funcionamento renal e cardiovascular.

Além de beber água, existem outros fatores que se tornam fundamentais para a sua manutenção. A utilização de um bom demaquilante é indicada para pessoas que tem o costume de passar maquiagem, e esse passo deve ser feito antes da higienização com o sabonete próprio para o rosto.

Ao utilizar um sabonete, devemos escolher um para o corpo e outro para o rosto. Isso se deve ao fato do ph da pele da face ser diferente de todo o resto do corpo, então, sabonetes em barra e corporais não são indicados para essa região. A escolha do produto vai depender do tipo de pele; para as oleosas, costumamos indicar sabonetes quem contêm ácido salicílico, já para as mistas, os sabonetes com ácido glicólico são bem tolerados.

Após a limpeza, é importante tonificar, pois o tônico corrige o ph e prepara a pele para receber os outros dermocosméticos. A escolha do produto também vai depender de cada pessoa.

Tão importante quanto os outros passos, a hidratação deve ser realizada após a tonificação, mesmo em peles oleosas. O uso incorreto de sabonetes com ácidos pode deixar a pele mais sensível ou ressecada, assim como produzir um efeito rebote, que consiste em uma maior produção de oleosidade para compensar o que foi retirado. Temos como bons exemplos de hidratantes os séruns, produtos à base de Vitamina C, que além de hidratante tem ação antioxidante, retardando o fotoenvelhecimento, e o Ácido Hialurônico.




Para finalizar, temos a etapa mais importante do processo: o filtro solar. A escolha deve ser baseada no tipo de pele de cada paciente. Atualmente temos filtros para todos os gostos: para pele oleosas, com clareadores, com base, peles maduras e etc. Eles devem ser aplicados a cada 3 horas, não esquecendo do pescoço e colo, que também fazem parte dos cuidados. Mesmo em tempos nublados ou em casa, devemos fazer a utilização do protetor solar, pois estamos expostos aos mais variados tipos de luz.

Lembrando que esse passo a passo deve ser orientado por um profissional qualificado. O paciente e o profissional devem, juntos, traçar a melhor rotina de skincare, de acordo com as suas necessidades. Para melhores resultados, alinhamos essa rotina com os tratamentos de Peeling Químico, Microagulhamento, Laser, Bioestimuladores de colágeno, Toxina Botulínica, entre outros, todos realizados em consultório e com acompanhamento pós procedimento.

Acompanhe o meu trabalho em minhas redes sociais: @dralucianafeitoza (Facebook e Instagram).

 

Dra. Luciana Feitoza

Biomédica Esteta

CRBM 28865

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário