sábado, 30 de novembro de 2019

César da Matta apresenta mostra Cores Móveis em Icaraí


"São menos elaboradas que suas pinturas, ou melhor, mais 'inconscientes', se essa é a palavra." Lu Martins
Cores Móveis é o nome da exposição que o artista César da Matta apresenta até a véspera de Natal, 24 de dezembro, no Espaço CoLabora Nóbrega, em Icaraí, Niterói. 
Nossas memórias são pessoas e objetos em movimento. Carros são coisas? Pessoas são objetos da lembrança? Rondam nos pensamentos paixões alheias, barulhos de outros motores, estradas despovoadas do presente a não ser o de quem mira. Como visitar o passado? De carona com o irmão, num caminho reaberto pelo farol, pelo retrovisor, pelas curvas de imagem que surgem no mapa do fazer. 
O ponto de partida de Cores Móveis está ligado à memória do artista, a relação com seu irmão mais velho e a predileção de ambos por carros antigos. Um mote de histórias que inspiraram e povoaram sua vida desde a adolescência, entrelaçadas pela ligação com carros. O processo de criação deste trabalho contou com a reunião de fotografias originais dos carros expressos nos quadros, olhar as imagens foi uma espécie de gatilho para as lembranças. As onze pinturas que integram a exposição são compostas por técnica mista com pastel óleo e tinta acrílica sobre papel.

O artista

César da Matta é Niteroiense de coração, mora em Itaipu na Região Oceânica de Niterói desde 1989. Formado em história, César foi discípulo da Astreia El-jaick durante toda a década de 80, cursando o Ateliê do Corpo na EAV, onde retornou em 2000 para o Ateliê de Modelo Vivo com Molica. 
Há três décadas trabalha como diretor de arte, colecionando prêmios de campanhas publicitárias como “Quem Lê Viaja”, “Eu sou rio, eu sou zona norte” e a logomarca dos “85 anos do Caminho Aéreo do Pão de Açúcar”.

Exposições anteriores:
1990 - Cenas do Futebol (Sala José Cândido de Carvalho em Niterói);
1992 - Bit Gravuras (Livraria Bulcherrie, na Gávea);
2001 - Geração Digital (Museu Nacional de Belas Artes, no Centro do Rio);
2014/2015 – Artefatos | Registros do Tempo (Viene Gastrobar, Niterói e Refeitório, Lapa /RJ)


SERVIÇO
Exposição | César da Matta apresenta mostra Cores Móveis
Datas | Até 24 de Dezembro de 2019
Horários de visitação | sex das 15h às 21h | sáb das 10h às 21h | dom das 10 às 15h
Local | CoLabora Nóbrega
Endereço | Rua Nóbrega, 131, Niterói | @colaboranobrega