quinta-feira, 4 de outubro de 2018

PROGRAMA EDUCATIVO CAIXA GENTE ARTEIRA PREPARA ATIVIDADES ESPECIAIS PARA O MÊS DA CRIANÇA



São oficinas como a de Brincadeiras e memórias, na qual os pequenos poderão se divertir com brinquedos e jogos muito populares na época dos seus pais

O Programa Educativo CAIXA Gente Arteira preparou uma série de atividades especiais para celebrar o mês da criança. São oficinas como a de Brincadeiras e memórias, que será realizada no feriado de 12 de outubro, sexta-feira. Nela, os pequenos poderão se divertir com brinquedos e jogos muito populares na época dos seus pais e avós, também convidados a participar. Além de brincar de corda, amarelinha, pique, máquina humana e coelho na toca, crianças e adultos também vão aprender a confeccionar seus próprios bilboquês e petecas.

Ainda no dia 12 de outubro, o Ateliê criativo – Especial Dia das Crianças vai convidar o público para um mergulho no universo da cultura popular nordestina, em uma tarde dedicada à literatura de cordel e à confecção de bonecos mamulengos. Na parte da manhã, crianças de 1 a 4 anos serão convidadas a embarcar em uma viagem no tempo pelos sertões do país, em histórias cheias de música e brincadeiras lúdicas.

No sábado, 13 de outubro, a oficina Histórias animadas vai mostrar como criar imagens em movimento usando apenas uma câmera escura e um mutoscópio. Com o auxílio de carimbos artesanais, os participantes poderão usar essas invenções do século XIX para produzir as suas próprias historias. Pela manhã, a atividade Em busca da obra de arte apresenta, de uma maneira divertida, as características arquitetônicas e as riquezas patrimoniais da CAIXA Cultural para o público infantil.

Palhaçaria:
No dia 27 de outubro, último sábado do mês, o Gente Arteira vai oferecer uma oficina de Palhçaria para crianças de 6 a 10 anos, abordando práticas de sensibilização, comunicação e expressão para o público infantil. Os participantes serão instigados a mergulhar na natureza brincante e da fantasia, a partir do contato com a criação de seus próprios personagens palhaços, da musicalidade e da brincadeira.

O mês da criança também inspirou a oficina Mediação educativa para o público da primeira infância, que será oferecida de 16 a 18 de outubro. Voltada para profissionais que atuam em museus e centros culturais, universitários e demais interessados no tema, a oficina vai apresentar aspectos teóricos referentes à infância e à arte-educação e proposições metodológicas necessárias ao desenvolvimento de ações educativas.

Slam do corpo:
Depois de realizar uma oficina de slam do corpo em setembro, o Gente Arteira agora vai promover o 1º Slam do corpo na CAIXA Cultural, no dia 20 de outubro, sábado.  Nessa batalha de poesias, pessoas surdas e ouvintes poderão misturar língua de sinais, voz, língua portuguesa, texto escrito, linguagem corporal e performance.

Ainda no mês de outubro, entre os dias 23 e 25, a oficina Bordado em fotografia vai incentivar os participantes a criar narrativas autorais por meio do bordado sobre fotografias, reconstruindo criativamente novas memórias e percepções da realidade. Serão trabalhadas duas técnicas: bordado em fotografia impressa em papel e bordado em fotografia transferida para tecido.

Atividades fixas:
O Gente Arteira também possui algumas atividades fixas. Aos sábados, por exemplo, o Ateliê criativo parte das exposições em cartaz na CAIXA Cultural para desenvolver a criatividade do público por meio de uma série de práticas voltadas a diversas faixas etárias.

Enquanto isso, as ações de galeria proporcionam experiências educativas, reflexivas e sensoriais por meio de visitas mediadas ao público espontâneo que passa pela CAIXA Cultural, de terças às sextas-feiras, nos intervalos das 13h às 14h e das 17h às 18h.

O Programa Educativo CAIXA Gente Arteira tem como objetivo explorar diversas linguagens artísticas, possibilitando ao público a experimentação prática e teórica sobre artes visuais, música e dança, através de oficinas, vivências e bate-papos. Mais informações sobre as atividades podem ser obtidas pelo telefone (21) 3980-4898 e pelo e-mail agendamento@gentearteirarj.com.br.


Pequena Gente Arteira (divulgação)

Programação:  
Pequena Gente Arteira
Data: 12 de outubro (sexta-feira)
Horário: das 11h às 12h
Local: CAIXA Cultural - Galeria 3 e Sala Margot
Público-alvo: Crianças de 1 a 4 anos

Ateliê criativo – Especial Dia das Crianças: Criando bonecos mamulengos e literatura de cordel
Data: 12 de outubro (sexta-feira)
Horário: das 14h às 18h
Local: CAIXA Cultural - Oficina 1
Público-alvo: Crianças a partir de 5 anos

Oficina Brincadeiras e memórias
Data: 12 de outubro (sexta-feira)
Horário: das 15h às 17h
Local: Teatro da CAIXA Nelson Rodrigues
Público-alvo: Crianças a partir de 4 anos

Em busca da obra de arte (explorando o patrimônio da CAIXA Cultural)
Data: 13 de outubro (sábado)
Horário: das 11h às 12h30
Local: CAIXA Cultural - Oficina 1
Público-alvo: Crianças a partir de 5 anos

Oficina Histórias animadas: aprendendo com a câmera escura e o mutoscópio
Data: 13 de outubro (sábado)
Horário: das 15h às 17h
Local: CAIXA Cultural - Oficina 1
Público-alvo: Crianças a partir de 3 anos

Oficina Mediação educativa para o público da primeira infância
Datas: Dias 16, 17 e 18 de outubro (de terça a quinta-feira)
Horário: das 18h30 às 20h30
Local: CAIXA Cultural - Oficina 1
Público-alvo: Profissionais que atuam em museus e centros culturais, universitários e público interessado na temática

1º Slam do corpo na CAIXA Cultural
Data: 20 de outubro (sábado)
Horário: das 18h às 21h
Local: Foyer da CAIXA Cultural – 1o piso
Classificação indicativa: Livre para todos os públicos

Oficina Bordado em fotografia
Datas: Dias 23, 24 e 25 de outubro (de terça a quinta-feira)
Horário: das 17h às 20h
Local: CAIXA Cultural - Oficina 1
Público-alvo: Profissionais e estudantes das áreas de artes e fotografia e público interessado na temática

Oficina Palhaçaria
Data: 27 de outubro (sábado)
Horário: das 15h às 17h
Local: CAIXA Cultural - Oficina 1
Público-alvo: Crianças de 6 a 10 anos

Ateliê criativo
Todos os sábados do mês, das 14h às 18h
Público-alvo: Crianças a partir de 5 anos
Ações de galeria
De terça a sexta-feira, das 13h às 14h e das 17h às 18h

Serviço:
Programa Educativo CAIXA Gente Arteira
Entrada franca
Locais: CAIXA Cultural Rio de Janeiro (Endereço: Av. Almirante Barroso, 25, Centro - Metrô e VLT: Estação Carioca) e Teatro da CAIXA Nelson Rodrigues (Av. República do Chile, 230 - Centro/ Entrada pela Av. República do Paraguai - próximo ao Metrô e VLT: Estação Carioca)
Classificação indicativa: Consultar programação
Agendamento e informações: (21) 3980-4898 | agendamento@gentearteirarj.com.br