sexta-feira, 26 de julho de 2019

Orquestra Nilo Peçanha na Sala de Cultura Leila Diniz


Fundada em 2017 por Ryan Sampaio, a Orquestra Nilo Peçanha (ONP) se apresenta no dia 31 de julho, quarta-feira, às 12h30, na série “Concertos na Imprensa” da Sala de Cultura Leila Diniz. A entrada será gratuita.
Toda última quarta-feira do mês a Imprensa Oficial realiza uma apresentação com alunos do Programa Aprendiz – Música na Escola, iniciativa mantida pela Prefeitura de Niterói. E em julho será a vez da Orquestra Nilo Peçanha, formado por alunos do Aprendiz e do Colégio Estadual Liceu Nilo Peçanha.
Movido pelo desejo de levar a música para além do Programa, o jovem regente Ryan Sampaio decidiu criar um projeto pedagógico em sua escola, visando a inclusão social desses alunos, por meio da arte sonora. Tendo como principal objetivo a propagação da cultura para crianças, adolescentes e adultos em qualquer que seja o local (ruas, teatros, salas de concertos e escolas), o músico investe em um repertório eclético, que entra na dança do erudito e caminha até o popular.
O grupo, que antes se chamava Camerata pelo menor número de integrantes, passou por mudanças e acabou se tornando uma Orquestra, onde recebeu em 2018, a Moção de Aplausos da Câmara Municipal dos Vereadores de Niterói, essa premiação foi fruto do trabalho social exercido na cidade. Não parando por aí, a Orquestra ainda venceu, neste ano, o concurso Ações Locais, promovido pela Fundação de Arte de Niterói (FAN) e Secretaria Municipal de Cultura (SMC) em parceria com o Governo Federal.
A ONP conta com a Direção e Regência do jovem regente Ryan Sampaio.


SOBRE O REGENTE:
Ryan Sampaio entrou em 2010, com apenas 8 anos de idade, no Programa Aprendiz através da Escola Municipal Sítio do Ipê. Na inauguração da Sala Aprendiz em 2013, teve a sorte de receber do ex Secretário de Educação, professor Waldeck Carneiro, um violino novíssimo que foi de fundamental importância para sua estreia na Orquestra Sinfônica Aprendiz, que aconteceu quando alcançou 11 anos de idade.

Sua trajetória na área musical foi crescendo e dando bons frutos. O jovem violinista já foi líder de naipe dos segundos violinos e spalla da Orquestra Guerra-Peixe, e recentemente vem atuando como apoio das violas e violinos; é suplente na Academia Juvenil da Orquestra Petrobras Sinfônica; também já foi líder de naipe dos segundos violinos da Camerata Barroca e atualmente concertino da mesma. Além disso, o músico investe em sua carreira como Diretor Musical e Regente da Orquestra Nilo Peçanha e do Trio Soluns, participando também do Coro Aprendiz, Trio Hotz e Duo Sampaio Meira, alguns criados pelo próprio jovem. Atualmente com 17 anos, Ryan é concertino primeiros violinos na Orquestra Sinfônica Aprendiz (OSA).



Serviço:

Orquestra Nilo Peçanha na Sala de Cultura Leila Diniz
Data: 31 de julho, quarta-feira
Horário: 12h30
Local: Sala de Cultura Leila Diniz
Endereço
 Rua Prof. Heitor Carrilho, 81 - Centro, Niterói – RJ
Duração: 50’
ENTRADA FRANCA

7ª edição do Salão de Artes Visuais no Instituto Cultural Germânico e Aliança Francesa de Niterói



Valorizar novos talentos e a arte contemporânea. Essa é a proposta da 7ª edição do Salão de Artes Visuais promovido pela Aliança Francesa Niterói (AFN) e o Instituto Cultural Germânico (ICG).  Artistas selecionados de Niterói, Rio de Janeiro e São Paulo irão expor suas obras durante o vernissage, que acontece dia 15 de agosto de 2019, às 19h, na ICG. A exposição poderá ser vista a partir do dia 16, simultaneamente, nas galerias da AFN e do ICG, com entrada franca.

Foram 15 artistas selecionados entre os 49 inscritos, que apresentaram trabalhos em diversas linguagens, como pinturas, gravuras, fotografias, desenhos e esculturas. Entre os critérios avaliados pela comissão - que incluiu a diretora da AFN, Julie Mailhé, o diretor do ICG, Ricardo Freitas, e o diretor do Museu de Arte Contemporânea (MAC), Marcelo Velloso - destacavam-se originalidade e composição. Os dois vencedores do Salão serão anunciados no vernissage e premiados com uma exposição individual em 2020, um na AFN e outro, no ICG.
“Estamos felizes em apoiar novos artistas que participam do salão anualmente, enriquecendo nossa cidade com belos trabalhos. As inscrições têm aumentado a cada edição, com participação a nível nacional. Um sucesso”, diz o diretor do  ICG, Ricardo Freitas. A diretora da AFN destaca que uma das missões da rede é promover artistas brasileiros. “Para nós esse projeto também mostra a importância de trabalhar em parceria com nossos amigos do Instituto Cultural Germânico”, completa Julie.
Um dos artistas selecionados é o pintor, escultor e artista plástico niteroiense Rodrigo Pedrosa, que produziu a escultura em tamanho real de Zumbi dos Palmares, na praça do Gragoatá, em Niterói. No Salão de Artes ele apresentará seu trabalho “Desdobramentos”, que busca um olhar reflexivo e amplo do observador.
Já o fotógrafo Junior Franco, de Niterói, irá expor o ensaio “Cognição”. “Temos que desmistificar o conceito do sagrado nas obras de arte. E mostrar que há, hoje, problematizações muito mais pungentes, como a desigualdade social, os preconceitos raciais e sexuais, a deterioração da saúde na busca pelo corpo ideal, etc. Meu questionamento é uma forma contemporânea de repensar essas obras”, pontua Junior.
Outros destaques são as paulistanas Heloisa Pajtak e Ana Paula Soares. Para Heloisa, que é bacharel em Artes Visuais, os trabalhos da série Rituais Familiares, que poderão ser vistos na exposição, discutem a relação entre memória familiar e fotografia.  Já a jornalista Ana Paula Soares, que mora em Niterói há 10 anos, passou a atuar também como artista visual em 2016 por sua paixão pelo crochê. Ela utiliza  técnica mista de crochê, acrílica, spray, esmalte, vidro, madeira, ferro e outros materiais reaproveitados.
"Quero que o crochê seja admirado como arte, o fazer com as mãos tão genuíno quanto uma linda pintura e desenho. O entrelaçar de uma linha reta, que se transforma em incontáveis formas, mandalas... Crochê é possibilidade, é astúcia, é criatividade, é elo e laço. É arte", comenta Ana.
Também estarão expostos os trabalhos do designer e artista visual venezuelano Victor Marin, que tem mais de 15 anos de experiência na área de artes plásticas. Ele mora atualmente no Rio e já participou de exposições na Venezuela, Chile e Estados Unidos.  Já o artista Rudi Sgarbi, que utiliza as mais diversas referências para fazer arte, apostou nas técnicas de recorte eletrônico em acrílico em sua obra "Mona Lisa" Optical Art, e pregos de aço e linhas trançadas sobre MDF no trabalho"Venus" Point & Line.
Os visitantes também poderão conhecer obras de Daniel Marques, Dimitrius Borja, Eduardo Baltazar, Isbel Dias, Ludmila Kaehler, Luiza Dideco, Núbia Borges, Paula Paes Leme e Téo Senna.

Releitura do quadro 'Aurora" (Jr.Franco)



Serviço


7° Salão de Artes Visuais terá vernissage no dia 15 de agosto, às 19h, no Instituto Cultural Germânico, e poderá ser visitado de 16 de agosto a 14 de setembro nas duas instituições.

 Aliança Francesa Niterói

Segunda a sexta-feira, das 9h às 20h30, e aos sábados, das 9h às 12h 

(Rua Lopes Trovão, 52 – Icaraí / 2610-3966).


Instituto Cultural Germânico
Segunda a sexta-feira, das 15h às 20h, e aos sábados das 9h às 15h
(Av. Sete de Setembro, 131 – Icaraí / 2714-0879). 
Entrada: franca | Classificação: livre