quinta-feira, 2 de julho de 2020

Biblioteca Parque de Niterói oferece entretenimento e conhecimento na programação virtual da primeira quinzena de julho


Variedade, entretenimento e conhecimento. Estes são os lemas da programação virtual de julho da Biblioteca Parque de Niterói. As atividades serão exibidas no facebook e no instagram @bibliotecaniteroi. As lives passarão somente no instagram.

Entre as atrações da primeira quinzena de julho, estão um tour pelas dependências da biblioteca, criança contadora de história, oficina de circo, sugestão de leitura, musicalização infantil, entre outras.

 

PROGRAMAÇÃO DA PRIMEIRA QUINZENA DE JULHO DA BPN:

Criança Contadora de História Com Elena Nin

Elena Nin , 11 anos, tem um canal no YouTube, onde fala sobre diversos assuntos, inclusive literatura. Ela conta a história “O Coelhinho Que Não Era de Páscoa”, escrito pela Ruth Rocha, com ilustrações de Elizabeth Teixeira. “Gosto muito do livro porque me traz uma visão importante, que você não tem que ser tudo que está previsto ou o que é a tradição, e o melhor é que os pequenos podem perceber isso de uma forma divertida”. Link do canal: https://www.youtube.com/channel/UCmSTjs2Jd_7Lzq6caF3qccg

Data: 3 de julho (secta-feira)

Horário: 15h

 

CIRCOLÁ EM CASA, oficina de circo infantil com a Alevante Cia



O telespectador vai conhecer a arte de jogar malabares e de se equilibrar em pirâmides humanas! Nessa vivência, as professoras Lana e Beta ensinam o básico dos malabares e os primeiros passos para se equilibrar em uma pirâmide humana! A oficina pode ser feita em casa com os pequenos e seus responsáveis, utilizando objetos caseiros! (Vídeo).

Data: 4 de julho (sábado)

Horário: 11h

 

Conecta Leitor: Vídeo Elbert de Oliveira. Mestre em Relações Etnorraciais. Pesquisador HQs, identidade e representação

Professor de História. As possibilidades de estudar personagens negros (uma extensão do África em Quadrinhos que foi realizado na BPN). Apresentando livros, com "sugestões de leitura para entender sobre identidade negra e representação". (vídeo).

Data: 7 de julho (terça-feira)

Horário: 15h

 

Conecta Oficina -Tracy Rangel



Tracy Rangel é cantora, ritmista de escola de samba e professora de musicalização infantil. No mês de Julho, a artista e educadora apresenta sua proposta de Oficina de Musicalização Afro no CONECTA OFICINA, com a finalidade de contribuir para o desenvolvimento da criatividade, do raciocínio lógico, da disciplina, da memória, bem como a parte cognitiva, motora e afetivo-social de crianças. (vídeo).

Data: 9 de julho (quinta-feira)

Horário: 15h

 

Conecta Criança - Conta e Cria – Clarissa Worcman

 “A Menina Esperta contra a Dor Malvada”, de Tânia Salem. A história é sobre uma "menina muito esperta” que aprende através de pensamentos positivos e histórias inventadas a mandar a dor malvada pra bem longe! Depois da história, vai haver uma colagem especial cheia de bons pensamentos e cores alegres. Clarissa Worcman é atriz, roteirista e contadora de histórias. (Vídeo).

Data: 10 de julho (sexta-feira)

Horário: 15h

 

Live Eugênio Lacerda - Carpe Diem, a Pandemia e o Futuro

O que Carpe Diem tem a ver com a pandemia atual e o que ainda está por vir? Essa expressão tem mais de 2 mil anos, foi cunhada pelo poeta latino Horácio (65 – 8 a.C.), se popularizou na cultura pop (do cinema ao heavy metal) e vem sendo repetida como se fosse um conselho para aproveitar as oportunidades do presente imediato, sem se preocupar com o futuro. Mas, como diria o sábio Homer Simpson, o problema com as consequências é que elas sempre vêm depois. Será que uma filosofia do Carpe Diem pode realmente ajudar a enfrentar os desafios éticos, sociais e políticos da nossa época? (live).

Data: 11 de julho (sábado)

Horário: 11h

 

Conecta Leitor: Indicação de livros

Na atividade "5 livros..." há indicações de 5 livros sobre diversos assuntos e autores. Esse mês serão 5 livros sobre o Rock, entre história e biografia, em comemoração ao dia Dia Mundial do Rock.

Data: 14 de julho (terça-feira)

Horário: 15h

 

Conecta Leitor: cursos

Indicação de Cursos on-line para se fazer em casa. Com indicações de sites e conteúdos

Data: 15 de julho (quarta-feira)

Horário: 15h


Teatro Popular Oscar Niemeyer apresenta Sarau dos Outros, Cinema do Mar e bastidores do local

  

O mês de julho dá continuidade ao ciclo de comemorações dos festejos de São João. Pensando nisso, o Teatro Popular Oscar Niemeyer preparou uma programação especial na rede, com muito Forró, Quadrilha, Arraiá, comidas típicas e brincadeiras, relembrando as festas do São João do Oscar, que aconteceram no TPON, e trazendo o melhor da cultura nordestina e brasileira associada às celebrações juninas e julinas.

 

Mas a programação virtual do Teatro Popular não para por aí! Serão quatro semanas de atrações variadas, com a nova safra de artistas da cidade representadas no Sarau dos Outros e no Festival Black in, uma homenagem à Sétima Arte com a Mostra de Cinema do Mar, além da continuação da série "Bastidores - Por dentro da caixa cênica", com novos vídeos mostrando a rotina e o funcionamento do Teatro Popular Oscar Niemeyer. 



PROGRAMAÇÃO DA PRIMEIRA QUINZENA DE JULHO:



CINEMA DO MAR

Documentário

Data: 02/07

Hora: 20h

Formato: vídeo

Facebook e Instagram



 

O Festival Cinema do Mar exibe o filme “É rio ou valão?”. O curta aborda questões em torno do uso da água, cuidados com nascentes, rios e vegetação para a vida humana e sobre o desenvolvimento de tecnologias sociais em relação ao ambiente. O pano de fundo desse debate é o Canal do Cunha, localizado na zona norte do Rio de Janeiro, onde os pequenos cineastas encontraram um terreno fértil para (fazer) pensar a interação da sociedade com o meio ambiente. O filme foi realizado por estudantes da rede pública da capital do estado, em parceria com a ONG Verdejar e a Fiocruz.

 

 

SARAU DOS OUTROS

 

Música, dança e poesia

Data: 05, 12, 19 e 26

Hora: 20h

Formato: Vídeo

Facebook e Instagram

 

Trata-se de um projeto que há quatro anos reúne artistas da região de Niterói. Sucesso de audiência, o sarau é conhecido pela pluralidade de linguagens e diferentes tipos de arte apresentadas. O encontro será conduzido por Guto Porto, produtor cultural e idealizador do evento, e contará com quatro artistas por edição.


Dia 05/07 às 20h

Artistas: Patrícia Salerno (Poesia), Marcello Prado- Relva  (Voz e Violão), Gabriel Rodrigues (Voz e Cavaquinho) e Thiago Degenring (Poema).

 

Marcello Prado apresenta as “Canções do Engano”. O vocalista, que integra a banda Relva, propõe, com as suas composições autorais, uma reflexão sobre os vícios do ego e da visão. Patrícia Salerno, poetisa desde a infância e atriz em formação, irá recitar seus versos que rompem com a caretice vigente na banalidade do cotidiano. Gabriel Rodrigues, amante do samba por influência familiar, relembra grandes sucessos do gênero. Sempre acompanhado de seu cavaquinho, o cantor participa de diversas rodas de samba e criou o Samba do Biel. Thiago Degenring, apesar de viver rodeado pela matemática em sua profissão, é amante da leitura e há anos escreve sobre diferentes temas em suas poesias, que serão compartilhadas com o público nesta edição.


Dia 12/07 às 20h

Artistas: Alex Amorim (Performance), Mona Vilardo (Música), Gisele Veiga (Poema) e Simone Malafaia (Música).

 

Alex Amorim dividirá seu talento com o público, realizando uma performance. O ator, dançarino e diretor possui uma longa carreira nos palcos e tem em seu currículo obras de grande relevância, a exemplo do musical “Raul Fora da Lei”, desfiles de escolas de samba, e peças como “Capitães de Areia” e “Memórias de um Sargento de Milícias”. A cantora, atriz e professora de música Mona Vilardo também estará presente para soltar a voz. Formada em canto lírico, iniciou seus estudos no Theatro Municipal do Rio de Janeiro e desde muito jovem se apresenta em várias regiões do Brasil e pelo mundo, assim como idealizou o projeto “Rainhas do Rádio”, que homenageia mulheres que fizeram história no meio. Como não poderia faltar poesia, Giselle Veiga, que é professora e mediadora do clube de leitura “Leia Mulheres - Niterói”, irá declamar poesias e encantar a todos e todas. Simone Malafaia se apresentará em um pocket show, mostrando seu talento e repertório. A cantora, que largou o Direito pelo Teatro, participou de diversos projetos, entre eles o aclamado “Sandra de Sá e Elas”

 

2 -  BASTIDORES: POR DENTRO DA CAIXA CÊNICA

Tour online

Data: 09/07 e 16/07

Hora: 20h

 Formato: Vídeo

 Facebook e instagram 

O programa consiste na gravação de dois episódios no mês de julho com duração média de 10 minutos cada, nas dependências do Teatro Popular Oscar Niemeyer. O conteúdo será dividido entre os episódios e pretende divulgar as dependências do Teatro, as áreas técnicas e seus aparatos, apresentados pelos seus respectivos técnicos responsáveis e o trabalho que eles desempenham. As duas novas edições serão mais voltadas para os detalhes do funcionamento das áreas técnicas de som e iluminação, mostrando os equipamentos e suas possibilidades.

 

Luz: As técnicas de iluminação irão ser esmiuçadas em detalhes pelos técnicos Fábio Schuenck e Ozair Guimarães. Os equipamentos, seu modo de funcionamento e as possibilidades de uso que cada um tem também serão mostrados e explicados de maneira simples e didática. O espectador poderá ter uma noção sobre como funciona a operação de luz dos espetáculos no Teatro Popular Oscar Niemeyer.

Som: Apresentado pelos técnicos de som William Moreira e Jack Alves, o vídeo irá se aprofundar na sonorização do teatro em funcionamento, equipamentos disponíveis e a operação da mesa de som, assim como seu monitoramento durante os espetáculos. O público poderá entender melhor a importância dessa parte técnica e as possibilidades que a envolvem.


Fátima Regina, Família Super Notável e Glorinha e Renato na Programação Virtual do Theatro Municipal de Niterói


O Theatro Municipal de Niterói dá início a sua programação virtual de julho com muita música e programação voltada para a criançada.

A ideia das programações online surgiu devido à situação atual de pandemia, onde o isolamento social é necessário para evitar o contágio e a disseminação da COVID-19.

 

Baú TMN | Fátima Regina



 

Data: 03 sexta

Horário: 20h

 

 

Depoimento e compilado de vídeos de Fátima Regina, cantora que abrilhantou o palco do Teatro inúmeras vezes.

Dona de uma sólida carreira, considerada um dos nomes da Bossa Nova no Brasil, Fátima Regina já trabalhou com importantes nomes da MPB. Além de cantora e compositora, ela é violonista, pianista e graduada em educação pela Universidade de Campinas (UNICAMP).

Ao longo de sua carreira ela conquistou a amizade, a admiração e fez parcerias com  inúmeros nomes da música nacional e internacional. Dentre eles estão a dupla Kleiton e Kledir, João do Vale, Xangai, Billy Paul, Cláudio Nucci, Roberto Menescal, Luiz Carlos Miélle, Paulinho Tapajós, entre outros.

Durante seis anos, foi “backing vocal” de Roberto Carlos, percorrendo todo o Brasil, América Latina, USA e Europa. Durante este tempo, a cantora não deixou de lado sua carreira de solista e aproveitou a oportunidade para firmar parcerias que asseguraram temporadas bem sucedidas no Peru, México, Estados Unidos e República Dominicana.

Além da sua carreira como cantora, Fátima Regina se dedica há dezesseis anos a formação de novos talentos.

Colocando em prática suas habilidades de musicista e educadora, ela concilia seu tempo nas atividades profissionais de cantora, coaching vocal e diretora artística. Além de dirigir e produzir vários novos talentos, os encaminha ao mercado de trabalho, seja em estúdios de gravação, seja em indicações para espetáculos musicais, seja na construção de suas próprias carreiras. Com seus alunos tem realizado inúmeros trabalhos na área de propaganda, em jingles e locuções, como também em gravação de Cds de grandes nomes como: Ivan Lins, Roberto Carlos, Xuxa, Angélica, Chiquititas, Sandy & Júnior. entre outros.

17min l Gravado l MPB

Plataformas de exibição: Facebook, Instagram e YouTube

 

 

Família Super Notável



 

Datas: 04, 11, 18 e 25 sábados

Horário: 16h

 

Cléo Boechat e Tina França lançam conteúdo lúdico para falar sobre a Agenda 2030 do Pacto Global com crianças. Tudo começou com a seguinte pergunta "O que podemos fazer para construir um Futuro Notável?". E, para ajudar a responder a essa pergunta, com informação simples e objetiva, em linguagem lúdica, nasce o canal da Família Super Notável. É um programa transmídia, partindo de um cenário virtual, a Vila Super Notável, onde a personagem Prof. Mel apresenta o tema do episódio, enquanto os demais personagens participam com comentários. Ainda tem crianças que fazem curtas entrevistas com especialistas e tutorial de como incorporar pequenas grandes mudanças no dia a dia.

 

08min l Gravado l Animação para crianças

Plataformas de exibição: Facebook, Instagram e YouTube

 

Glorinha e Renato em Cartoon



 

Datas: 05, 12, 19 e 26 domingos

Horário: 11h

 

Glorinha e Renato, músicos mirabolando ideias com seus Clipes em Cartoon, apresentam junto ao Theatro Municipal de Niterói, seus desenhos animados, divididos em 4 episódios, com várias canções que já moram no coração de muitas crianças e adultos.
Glorinha e Renato viram desenho animado e cantam para crianças de todas as idades!

Ghostosão, Pipoca, Safári Fotográfico, Golfinho e outras mais, seguem de encontro ao público em suas versões mais fofas e divertidas e com toda a magia  que cada uma  representa como Memória Afetiva de seus  fãs infantis e adultos.

Músicos por toda a vida, tendo a Música como companheira constante desde a infância, cada qual em sua cidade de origem, mesmo sem ainda se conhecerem, os dois artistas, pareciam  pressentir  o quanto é importante dar espaço ‘as Artes em muitos momentos da vida e o quanto isso revoluciona os momentos daqueles que  compartilham com eles dessas alegrias, imagens e mensagens.

As canções e seus temas lúdicos, trazem sempre um repensar da vida, dos momentos, das afeições, valorizando o bom humor, a graça de viver e a reforma íntima por um mundo cada vez mais amoroso e pacífico. As conversas entre as letras das músicas e as brincadeiras  surgem vestidas de risos, troca e acolhimento.

 

 

15min | Gravado l Música e Animação para crianças

Plataformas de exibição: Facebook, Instagram e YouTube