quinta-feira, 2 de julho de 2020

Teatro Popular Oscar Niemeyer apresenta Sarau dos Outros, Cinema do Mar e bastidores do local

  

O mês de julho dá continuidade ao ciclo de comemorações dos festejos de São João. Pensando nisso, o Teatro Popular Oscar Niemeyer preparou uma programação especial na rede, com muito Forró, Quadrilha, Arraiá, comidas típicas e brincadeiras, relembrando as festas do São João do Oscar, que aconteceram no TPON, e trazendo o melhor da cultura nordestina e brasileira associada às celebrações juninas e julinas.

 

Mas a programação virtual do Teatro Popular não para por aí! Serão quatro semanas de atrações variadas, com a nova safra de artistas da cidade representadas no Sarau dos Outros e no Festival Black in, uma homenagem à Sétima Arte com a Mostra de Cinema do Mar, além da continuação da série "Bastidores - Por dentro da caixa cênica", com novos vídeos mostrando a rotina e o funcionamento do Teatro Popular Oscar Niemeyer. 



PROGRAMAÇÃO DA PRIMEIRA QUINZENA DE JULHO:



CINEMA DO MAR

Documentário

Data: 02/07

Hora: 20h

Formato: vídeo

Facebook e Instagram



 

O Festival Cinema do Mar exibe o filme “É rio ou valão?”. O curta aborda questões em torno do uso da água, cuidados com nascentes, rios e vegetação para a vida humana e sobre o desenvolvimento de tecnologias sociais em relação ao ambiente. O pano de fundo desse debate é o Canal do Cunha, localizado na zona norte do Rio de Janeiro, onde os pequenos cineastas encontraram um terreno fértil para (fazer) pensar a interação da sociedade com o meio ambiente. O filme foi realizado por estudantes da rede pública da capital do estado, em parceria com a ONG Verdejar e a Fiocruz.

 

 

SARAU DOS OUTROS

 

Música, dança e poesia

Data: 05, 12, 19 e 26

Hora: 20h

Formato: Vídeo

Facebook e Instagram

 

Trata-se de um projeto que há quatro anos reúne artistas da região de Niterói. Sucesso de audiência, o sarau é conhecido pela pluralidade de linguagens e diferentes tipos de arte apresentadas. O encontro será conduzido por Guto Porto, produtor cultural e idealizador do evento, e contará com quatro artistas por edição.


Dia 05/07 às 20h

Artistas: Patrícia Salerno (Poesia), Marcello Prado- Relva  (Voz e Violão), Gabriel Rodrigues (Voz e Cavaquinho) e Thiago Degenring (Poema).

 

Marcello Prado apresenta as “Canções do Engano”. O vocalista, que integra a banda Relva, propõe, com as suas composições autorais, uma reflexão sobre os vícios do ego e da visão. Patrícia Salerno, poetisa desde a infância e atriz em formação, irá recitar seus versos que rompem com a caretice vigente na banalidade do cotidiano. Gabriel Rodrigues, amante do samba por influência familiar, relembra grandes sucessos do gênero. Sempre acompanhado de seu cavaquinho, o cantor participa de diversas rodas de samba e criou o Samba do Biel. Thiago Degenring, apesar de viver rodeado pela matemática em sua profissão, é amante da leitura e há anos escreve sobre diferentes temas em suas poesias, que serão compartilhadas com o público nesta edição.


Dia 12/07 às 20h

Artistas: Alex Amorim (Performance), Mona Vilardo (Música), Gisele Veiga (Poema) e Simone Malafaia (Música).

 

Alex Amorim dividirá seu talento com o público, realizando uma performance. O ator, dançarino e diretor possui uma longa carreira nos palcos e tem em seu currículo obras de grande relevância, a exemplo do musical “Raul Fora da Lei”, desfiles de escolas de samba, e peças como “Capitães de Areia” e “Memórias de um Sargento de Milícias”. A cantora, atriz e professora de música Mona Vilardo também estará presente para soltar a voz. Formada em canto lírico, iniciou seus estudos no Theatro Municipal do Rio de Janeiro e desde muito jovem se apresenta em várias regiões do Brasil e pelo mundo, assim como idealizou o projeto “Rainhas do Rádio”, que homenageia mulheres que fizeram história no meio. Como não poderia faltar poesia, Giselle Veiga, que é professora e mediadora do clube de leitura “Leia Mulheres - Niterói”, irá declamar poesias e encantar a todos e todas. Simone Malafaia se apresentará em um pocket show, mostrando seu talento e repertório. A cantora, que largou o Direito pelo Teatro, participou de diversos projetos, entre eles o aclamado “Sandra de Sá e Elas”

 

2 -  BASTIDORES: POR DENTRO DA CAIXA CÊNICA

Tour online

Data: 09/07 e 16/07

Hora: 20h

 Formato: Vídeo

 Facebook e instagram 

O programa consiste na gravação de dois episódios no mês de julho com duração média de 10 minutos cada, nas dependências do Teatro Popular Oscar Niemeyer. O conteúdo será dividido entre os episódios e pretende divulgar as dependências do Teatro, as áreas técnicas e seus aparatos, apresentados pelos seus respectivos técnicos responsáveis e o trabalho que eles desempenham. As duas novas edições serão mais voltadas para os detalhes do funcionamento das áreas técnicas de som e iluminação, mostrando os equipamentos e suas possibilidades.

 

Luz: As técnicas de iluminação irão ser esmiuçadas em detalhes pelos técnicos Fábio Schuenck e Ozair Guimarães. Os equipamentos, seu modo de funcionamento e as possibilidades de uso que cada um tem também serão mostrados e explicados de maneira simples e didática. O espectador poderá ter uma noção sobre como funciona a operação de luz dos espetáculos no Teatro Popular Oscar Niemeyer.

Som: Apresentado pelos técnicos de som William Moreira e Jack Alves, o vídeo irá se aprofundar na sonorização do teatro em funcionamento, equipamentos disponíveis e a operação da mesa de som, assim como seu monitoramento durante os espetáculos. O público poderá entender melhor a importância dessa parte técnica e as possibilidades que a envolvem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário