sexta-feira, 17 de maio de 2019

Série Clube comemora sete anos de atividades homenageia a série “Black Mirror” no Solar do Jambeiro


O projeto “Série Clube Distopias”, da Universidade Federal Fluminense, comemora sete anos de atividade e faz uma homenagem, no Solar do Jambeiro, à série “Black Mirror”, com a exibição do episódio “San Junipero”, no dia 22 de maio (quarta-feira), às 18h30. A entrada é gratuita!
O aclamado seriado apresenta diferentes narrativas de como as pessoas lidam com a tecnologia e como ela interfere na vida de todos. Com roteiros instigantes, “Black Mirror” convida as pessoas a repensarem a confiança investida nos meios de comunicação e as relações sociais.
Idealizado por estudantes e pesquisadores do curso de Estudos de Mídia e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense, o “Série Clube” tem como finalidade analisar e discutir séries sob um prisma diferente do habitual.

Serviço:
Data: 22 de maio de 2019
Horário: 18h30
Local: Solar do Jambeiro
Endereço: Rua Presidente Domiciano, 195 - Ingá, Niterói
Realização: Série Clube | Universidade Federal Fluminense
Evento gratuito e aberto ao público

Encontro do grupo “Leia Mulheres” no Solar do Jambeiro


No dia 19 de maio, domingo, das 15h às 17h, acontece o encontro do clube de leitura “Leia Mulheres”, no Solar do Jambeiro. O livro escolhido é “O Amante”, de Marguerite Duras. A entrada é gratuita.
O grupo faz reuniões mensalmente, onde os participantes se encontram para debater a obra do mês. Os livros são escolhidos presencialmente pelos integrantes, com pelo menos três meses de antecedência.
Além disso, o “Leia Mulheres” evitar trazer autoras repetidas e tenta diversificar suas escolhas pensando no país de origem das escritoras, sua etnia e sua orientação sexual, por exemplo. Marguerite, a autora do mês de maio, nasceu no Vietnã, mas fez carreira na França durante o século XX. O romance da autora fala sobre a relação entre uma moça francesa e um homem chinês na Indochina, em 1929.

 “Leia Mulheres” no Solar do Jambeiro (divulgação)
SERVIÇO:
Encontro “Leia Mulheres”
Data: 19 de maio
Hora: 15h às 17h
Entrada: gratuita
Local: Solar do Jambeiro
Endereço: Rua Presidente Domiciano, 195 - Ingá, Niterói

Atividades lúdicas para crianças, no Museu Janete Costa de Arte Popular


No dia 18 de maio, sábado, das 10h30 às 15h, acontece o “Arte Popular para Crianças”, no Museu Janete Costa.
Com várias atividades, o evento oferece oficinas e brincadeiras elaboradas a partir das exposições em cartaz. Os encontros acontecem mensalmente e, para participar, é necessário que os responsáveis acompanhem as crianças.

Atividades:

10h30 – Musicalizando Bebês – Delfina Vaz traz atividades para bebês, de nove meses até três anos, vivenciarem ao som de músicas próprias para silabação, coordenação motora e socialização. (Limite de até 10 bebês);

11h30 – Cozinhando Boas Histórias – No Cozinhando Boas Histórias, Cristina Pizzotti apresenta sempre uma história performática. Em seguida, o público é convidado a degustar um alimento típico da estação, sugerindo a inclusão de sabores nutritivos e saudáveis na dieta dos pequenos. Haverá, ainda, distribuição de uma receita de preparo simples para que todos possam compartilhar.

12h30 – Cinema no Museu – Exibição do episódio dos “Croods”

14h – Música no Museu – Celebrando a tradição com cantigas de roda e brincadeiras populares com Lorena Gomes

15h – Oficina de Criação – Reciclagem de Papel

SERVIÇO:

Arte Popular para Crianças
Data: 18 de maio (sábado)
Horários: vide a programação acima
Entrada: gratuita
Local: Museu Janete Costa de Arte Popular
Os pais devem acompanhar os filhos durante as atividades
Mais informações: 2705-3929

Manoel Magalhães inicia turnê “Consertos em Geral” no Solar do Jambeiro


No dia 18 de maio, sábado, às 16h, Manoel Magalhães inicia a turnê “Consertos em Geral”, no Solar do Jambeiro.
O álbum, primeiro solo da carreira do cantor, aborda o trabalho do compositor popular como um ofício específico e defasado pelo tempo. Como uma loja de conserto de sapatos, um relojoeiro ou um alfaiate, mas que realiza consertos afetivos e reformas emocionais. Para Manoel, artistas como Belchior, Lenine e Renato Teixeira são algumas das inspirações para a construção do álbum. “Consertos em Geral” foi considerado um dos 50 melhores discos nacionais de 2018 pela revista “Rolling Stone” e um dos 25 melhores pelo portal “Scream & Yell”. 
“É uma grande alegria começar essa turnê por Niterói, uma cidade que faz parte da minha história, onde morei em 2002 e, também, construí muitas amizades. A expectativa é grande porque, além de uma espécie de comemoração da boa repercussão que o disco vem recebendo, vou passar por várias cidades que contribuíram na formação do compositor que sou hoje. São viagens pela música, mas também uma reconstrução afetiva da minha própria vida”, explica o cantor. 
A tour, após iniciar a agenda de shows em Niterói, segue para municípios do interior fluminense, como Campos dos Goytacazes e Itaperuna. Manoel tem previsão para passar ainda em mais oito estados, incluindo capitais como Belo Horizonte, São Paulo, Vitória e Curitiba no roteiro.
Manoel Magalhães fundou bandas como “Polar”, em 2005, e “Harmada”, em 2010, além de ter sido guitarrista e um dos compositores do grupo “Columbia” (2005-06). Já tocou em grandes festivais do país, abriu shows de artistas internacionais como a banda britânica “Placebo” e atua também compondo trilhas sonoras para cinema e televisão. Participou do tributo ao cantor Belchior (“Ainda Somos os Mesmos”) com uma versão para “Velha Roupa Colorida”.




SERVIÇO:
“Consertos em Geral”, por Manoel Magalhães
Data: 18 de maio (sábado)
Hora: 16h
Entrada: R$ 40 (inteira) / R$ 20 (meia-entrada)
Local: Solar do Jambeiro
Endereço: Rua Presidente Domiciano, 195 - Ingá, Niterói

3ª edição da Semana Internacional do Yoga



Está confirmado! Uberlândia, Araguari e Uberaba irão receber entre os dias 16 e 23 de junho a 3ª edição da Semana Internacional de Yoga! O evento, que já é considerado um dos mais importantes do Brasil, oferece uma grande quantidade de atividades gratuitas relacionadas à prática milenar do Yoga, cujo dia internacional é comemorado no mundo inteiro em 21 de junho.

Semana Internacional da Yoga (divulgação) 

A programação completa do evento no Triângulo Mineiro, que inclui práticas, palestras, oficinas, feiras, atividades culturais, entre outros, estará disponível em breve nas redes sociais. Acesse também www.guialivreser.com.br e fique por dentro de tudo o que ocorrerá nestes dias nas três cidades.

João Victor Campelo se apresenta no “Sarau do Solar” no Solar do Jambeiro


No dia 19 de maio, domingo, às 17h, João Victor Campelo participará do “Sarau no Solar”, no Solar do Jambeiro.
Acompanhado pelo pianista Marcos Leite, o tenor interpretará canções de compositores eruditos brasileiros. No repertório, estão incluídas obras de Arnaldo Rebello, Alberto Nepomuceno, Francisco Mignone, Villa-Lobos e Lorenzo Fernandez.
Natural do Rio de Janeiro, João Victor iniciou seus estudos na Escola de Música Villa-Lobos–RJ, da qual é integrante do Coral de Câmera da casa. Atualmente, faz curso superior de Canto, na Escola de Música da UFRJ. João Victor está iniciando uma carreira de solista, já tendo se apresentado em duo de Canto e Piano com Marcos Leite, em setembro de 2018 na cidade de Caratinga e em outras vizinhas. Além disso, em outubro do mesmo ano, participou do concerto em homenagem aos 70 anos de falecimento do compositor Oscar Lorenzo Fernandez, no Conservatório Brasileiro de Música-RJ.

 “Sarau no Solar” com João Victor Campelo (divulgação)

SERVIÇO:
“Sarau no Solar”, João Victor Campelo
Data: 19 de maio
Hora: 17h
Entrada: gratuito
Local: Solar do Jambeiro
Endereço: Rua Presidente Domiciano, 195 – Ingá, Niterói

Circuito Papa Goiaba debate a violência contra os negros no Preventório


Com a exibição do documentário "Nossos mortos têm voz", de Fernando Sousa e Gabriel Barbosa, o Circuito Papa Goiaba de Cinema e Vídeo chega à Comunidade do Preventório neste domingo, 19 de maio, às 17h. A entrada é franca e a classificação iniciativa, livre. O evento com a participação da MC Lady Ly, dos palhaços da Cia. Mala de Mão, Krika Gomes e Raffa Magalha no hip hop, das poetisas Joana Gabriela e Nathalia D'lira, além de uma batalha de rap com o grupo Rap Sckool. 
Realizado pela Associação Experimental de Mídia Comunitária, o Circuito Papa Goiaba de Cinema e Vídeo promove exibições audiovisuais em Comunidades de Niterói, tendo com objetivo promover a experiência fílmica como ferramenta de entretenimento e educação, estimulando debates coletivos e ampliando a sensação de pertencimento local. O Circuito é um dos projetos selecionados no Edital de Fomento ao Audiovisual da Fundação de Arte de Niterói, na categoria Projeções em Espaços Urbanos. 
Produzido pela Quiprocó Filmes, o documentário procura desvendar a violência contra jovens negros na Baixada Fluminense, a partir do depoimento de mães e familiares vítimas da violência de Estado. Tendo como ponto de partida esses casos, "Nossos mortos têm voz" aborda as histórias atravessadas por essas perdas. Os diretores pretendem resgatar a memória dessas vidas interrompidas trazendo uma visão crítica sobre a atuação do Estado por meio das polícias na região. 
No Brasil, segundo o Atlas da Violência 2018, ocorreram cerca de 63 mil homicídios em 2016, o que equivale a uma taxa de 30,3 mortes por cada 100 mil habitantes (30 vezes a da Europa, por exemplo). Desse total de pessoas assassinadas a cada ano, 71,5% são pretas ou pardas. Essa é a realidade que está em debate no filme. 
O documentário, com 30 minutos de duração, está sendo exibido em festivais de cinema do Brasil e do exterior, bem como em debates públicos, sessões de cineclube, festivais, universidades, escolas, praças públicas, dentre outros. A pré-estreia aconteceu em março de 2018 no Cine Odeon e foi licenciado para o Canal Brasil. 

"Nossos mortos têm voz"de Fernando Sousa e Gabriel Barbosa(divulgação)

SERVIÇO
Circuito Papa Goiaba de Cinema e Vídeo
"Nossos mortos têm voz", de Fernando Sousa e Gabriel Barbosa
Data: 19 de maio, domingo 
Horário: 17h
Duração: 30'
Classificação indicativa: 12 anos
LOCAL: Comunidade do Preventório
Endereço: Travessa Meu cantinho
ENTRADA GRATUITA