segunda-feira, 4 de novembro de 2019

Biblioteca Parque recebe 2ª Edição de Tributo Literário a Darcy Ribeiro


A Biblioteca Parque de Niterói promove no próximo sábado, 09 de Novembro, às 12h, o evento "O Brasil como Poema", que será dedicado à obra "O Brasil Como Problema", do antropólogo Darcy Ribeiro. O Tributo Literário terá debates, leituras de textos, declamações poéticas, música e rodas de conversa, inserindo também outros autores em perspectiva. Com entrada franca, o evento contará com microfone aberto e apresentação do cantor e compositor Leandro Tavares.
Para esta 2ª edição, o Tributo Literário convidou Ivan Cavalcanti Proença e Eduardo Carvalho para um debate de idéias sobre brasilidades. Militar, professor, mestre e doutor em Literatura Brasileira, Ivan Cavalcanti Proença foi presidente do Conselho Deliberativo da ABI por dois mandatos. Autor de inúmeras obras sobre literatura e culturas brasileiras, lançou recentemente o livro "O Golpe Militar e Civil 64". Como Capitão do Regimento Presidencial do governo João Goulart, foi responsável, antes de ser preso, por libertar estudantes e civis que discursavam contra o golpe na faculdade de direito no Largo do CACO, perto do Campo de Santana, no Rio de Janeiro, em 1º de abril de 1964. Durante o mandato do governador Leonel Brizola, no Rio de janeiro, Ivan ocupou cargos relevantes na Educação e Cultura.
Formado pela PUC-Rio, Eduardo Carvalho é jornalista e ativista social. Coleciona em sua trajetória de 21 anos de militância, participações em eventos como Onda Cidadã, no Cariri; a Bienal do Livro, no Rio; e Flip e Flup. Pesquisador da TV Globo, Eduardo tem textos publicados em diversos órgãos de imprensa como Revista Época, O Globo, Nexo e Projeto Colabora.

Darcy Ribeiro

Mineiro de Montes Claros, Darcy Ribeiro foi antropólogo, escritor e político brasileiro, conhecido por seu trabalho voltado à educação no país e às comunidades indígenas. Suas ideias de identidade latino-americana influenciaram vários estudiosos latino-americanos posteriores. Como Ministro da Educação no governo João Goulart, realizou profundas reformas que o levou a ser convidado a participar de reformas universitárias no Chile, Peru, Venezuela, México e Uruguai, depois de deixar o Brasil devido à ditadura militar de 1964.
Durante o primeiro governo de Leonel Brizola no Rio de Janeiro, Darcy Ribeiro, como vice-governador, criou, planejou e dirigiu a implantação dos Centros Integrados de Ensino Público (CIEP), um projeto pedagógico visionário e revolucionário no Brasil de assistência em tempo integral a crianças, incluindo atividades recreativas e culturais para além do ensino formal - dando concretude aos projetos idealizados décadas antes por seu grande amigo Anísio Teixeira.


SERVIÇO
Tributo Literário a Darcy Ribeiro: O Brasil Como Poema - 2ª Edição
Data: 09 de Novembro, sábado
Horário: 12h às 16h
Classificação indicativa: Livre
Local: Biblioteca Parque de Niterói
Endereço: Praça da República s/n Centro - Niterói
Telefone: (21) 2722-0493
ENTRADA GRATUITA

Arte na Rua segue embalado no aniversário da cidade


Dando continuidade à programação especial de aniversário da cidade, a agenda do projeto Arte na Rua em novembro continua com atrações em dobro. No sábado, 9 de novembro, o espetáculo "Zé Farinha, O Palhaço Mágico" é encenado às 11h, na Praça César Tinoco, no Ingá. 

Já no domingo, estão agendadas cinco atrações. Renato Vargas faz um show no Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, às 11h. Paralelamente no mesmo local e horário, acontece uma Oficina de Perna de Pau. Ainda no domingo, também às 11h, desta vez no Horto do Fonseca, acontecem a encenação da peça "Festival Floresta" e uma oficina de Histórias em Quadrinhos. Finalizando a agenda do dia, o espetáculo "Garrafada de Poesia" é encenado, às 14h, na Orla de São Francisco. 

Iniciativa da Secretaria Municipal de Cultural e da Fundação de Arte de Niterói (FAN), o Arte na Rua é composto por uma série de eventos gratuitos, das mais diversas linguagens artísticas, escolhidos por meio de Editais Públicos, que percorrem praças, ruas e equipamentos culturais de toda a cidade, levando os artistas para próximo de seu público. 

Sobre as atrações: 

Zé Farinha, o Palhaço Mágico 


Personagem criado e encenado pelo ator e dramaturgo Nino Rodrigues, o palhaço Zé Farinha tem a missão de resgatar a criança que existe dentro de cada um. Com números de mágica tradicionais, Zé Farinha cria um ambiente lúdico por meio de poesia e brincadeiras. O espetáculo é pensado para um público de todas as idades e tem duração de 50 minutos. 

Renato Vargas


Intérprete da coleção "O Som do Barzinho", ganhador de discos de ouro e de platina, Renato Vargas carrega a experiência de 20 anos de estrada e de apresentações por todo o Brasil. Apresentando seu novo CD, "As Canções que o Rei Cantou", o repertório de Vargas traz 14 hits de Roberto Carlos, como "Falando Sério", "Splish Splash", "Como Vai Você" e "Nossa Canção".  

Oficina de Perna de Pau

A oficina de perna de pau traz à cidade de Niterói o ensino da arte de andar nas alturas. A prática da perna de pau, arte e brincadeira de equilíbrio e antiga modalidade circense, hoje faz parte das belezas da cultura e do carnaval de rua do Rio de Janeiro. Sua prática é uma atividade corporal e artística que através do desenvolvimento da coordenação motora, da experiência coletiva e da autoconfiança de enfrentar seus medos se torna também um elemento para atenuar o estresse do dia a dia de maneira lúdica.

Festival Floresta

O espetáculo conta a história do Rei Leon V, que está bastante preocupado com o desmatamento e a matança dos animais na Floresta Encantada. O rei decide então realizar um Festival da Canção, chamando o Maestro Grilado Mutchaeviski para coordená-lo. O Grilo, o Papagaio Surfista, a Onça Cantora, a Formiga Doméstica e o Tigre Professor tornam-se os grandes finalistas do festival. Todos eles percebem, no final da competição, que o amor ao próximo e à natureza valem mais do que a vitória. Inspirado em um conto do escrito La Fontaine, autor considerado o pai da fábula moderna, a peça é uma adaptação. Cantigas de roda fazem o Festival mais divertido. Além disso, as crianças participam na escolha do bicho vencedor.

Oficina de História em Quadrinhos 

Falando sobre memória e preservação, o tema da oficina de História em Quadrinhos é "Niterói: uma história de amor em quadrinhos". Voltada para o público infantil, ela é dividida em etapas. Inicialmente, serão apresentados a história, os locais turísticos, as personalidades que nomeiam ruas e avenidas. 

Garrafada de Poesias 



Juntando interpretação com poesia, o espetáculo "Garrafada de Poesias" traz uma proposta diferente para o público. Com poemas escondidos dentro de garrafas, a encenação é interativa: o ritmo do espetáculo segue as garrafas, que são oferecidas para a plateia, que troca sorrisos pela poesia. A proposta da apresentação é despertar a curiosidade, a sensibilidade e o interesse pela poesia, e, ao mesmo tempo, valorizar a cultura popular e os autores brasileiros. 

SERVIÇO
Zé Farinha, Palhaço Mágico
Data: 09 de novembro, sábado
Horário: 11h
Entrada: Gratuito
Local: Praça César Tinoco
Endereço: Rua Paulo Alves – Ingá, Niterói

Renato Vargas
Data: 10 de novembro, domingo
Horário: 11h
Entrada: Gratuito
Local: Centro Cultural Paschoal Carlos Magno
Endereço:  Campo de São Bento – Icaraí, Niteroi

Oficina de Perna de Pau 
Data: 10 de novembro, domingo
Horário: 11h
Entrada: Gratuito
Local: Centro Cultural Paschoal Carlos Magno
Endereço: Campo de São Bento – Icaraí, Niterói

Festival Floresta
Data: 10 de novembro, domingo
Horário: 11h
Entrada: Gratuita
Local: Horto do Fonseca
Endereço: Alameda São Boa Ventura, 770 – Fonseca, Niterói

Oficina de Histórias em Quadrinhos 
Data: 10 de novembro, domingo
Horário: 11h
Entrada: Gratuita
Local: Horto do Fonseca
Endereço: Alameda São Boa Ventura, 770 – Fonseca, Niterói

Garrafadas de Poesia
Data: 10 de novembro, domingo
Horário: 14h 
Entrada: Gratuita
Local: Orla de São Francisco
Endereço: Avenida Quintino Bocaiúva – São Francisco, Niterói

LUCY ALVES e SÉRGIO CHIAVAZZOlI no NATAL NA RUA


O tradicional NATAL NA RUA abre a agenda natalina da cidade, no dia 11 de novembro, segunda-feira, às 19h, em frente à fachada do Teatro Municipal de Niterói, no Centro. Em sua 22ª edição, o evento que encanta niteroienses, visitantes e turistas, contará com a participação da cantora Lucy Alves, junto ao músico Sérgio Chiavazzoli, com seu “Natal de Cavaquinho”. A celebração terá também a apresentação do Coro, orquestra, banda e conjunto de sinos da Primeira Igreja Batista de Niterói, além da esperada chegada do Papai Noel.

Nos intervalos das apresentações musicais, os artistas do coletivo Anjos Pernaltas vão fazer performances, interagindo com o público presente.

O Natal na Rua, que já foi assistido por mais de 340 mil pessoas, nos últimos anos, é uma realização da Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Arte de Niterói - FAN, com o apoio da Neltur. O evento tem como patrocinadores o Plaza Shopping Niterói e a marca de Azeite Prado & Vasquez.


As atrações:

Coro da Primeira Igreja Batista de Niterói

Formado por participantes dos coros da própria Igreja, o grupo vai apresentar um repertório com canções natalinas tradicionais de estilos variados, acompanhado pela Orquestra e Banda também da Primeira Igreja Batista em Niterói. A atração contará, ainda, com a participação do conjunto de sinos da igreja. A Maestrina é a Ministra de Música, Mere Márcia Prado Bello.

Sergio Chiavazzoli e o “Natal de Cavaquinho”

Além de ser um exímio bandolinista, Chiavazzoli também é violonista e guitarrista e já tocou com muitos nomes consagrados da música, como Gilberto Gil, Maria Bethânia, Oswaldo Montenegro, Alejandro Sanz e Vanessa Rangel e fez a direção Musical do Encontro Brasil-França, na Bastilha (Paris), que reuniu artistas como Lenine, Gal Costa, Seu Jorge e Jorge Ben-Jor. Chiavazzoli tem um CD solo que se chama "Armando Todas", em homenagem ao bandolinista Armandinho.

No show, o multi-instrumentista vai mostrar temas do seu álbum “Natal de Cavaquinho” (Warner Music), com músicas natalinas soladas no cavaquinho, em ritmo de samba e choro. O show terá também choros brasileiros conhecidos mundialmente, como “Brasileirinho”, “Noites Cariocas”, “Delicado”, entre outros.

Lucy Alves

Cantora e multi-instrumentista que conquistou o país em 2013 com uma meteórica participação no programa The Voice Brasil, Lucy mostra na sua musicalidade uma mistura do nordeste com as diversas influências da música brasileira, latina, do mundo. Artista genial e uma das mais completas, Lucy é dona de uma musicalidade única e enérgica e representa um povo, de um verdadeiro país disfarçado de região, o Nordeste.

Anjos Pernaltas

O Coletivo PernAlta nasceu na cidade do Rio de Janeiro com o objetivo de pesquisar, difundir conhecimentos e experimentar processos criativos a partir de técnicas de equilíbrio em pernas-de-pau.

Integrado por artistas e educadores de diferentes linguagens, o Coletivo PernAlta é responsável pela Oficina Pernas Voadoras (criada em parceria com a Orquestra Voadora), na qual cada aluno pode descobrir com segurança seu ritmo de aprendizado e vivenciar uma experiência desafiadora: a sensação de reaprender a andar.

SERVIÇO
NATAL NA RUA
Com Lucy Alves, Sérgio Chiavazzoli, Coro e Orquestra da Primeira Igreja Batista de Niterói, além do coletivo dos Anjos PernAltas
Data: 11 de novembro
Horário: 19h
Duração: 120 min
Classificação indicativa: Livre
Local: Calçada do Teatro Municipal de Niterói
Endereço: Rua XV de Novembro, 35, Centro
GRATUITO