segunda-feira, 4 de novembro de 2019

Biblioteca Parque recebe 2ª Edição de Tributo Literário a Darcy Ribeiro


A Biblioteca Parque de Niterói promove no próximo sábado, 09 de Novembro, às 12h, o evento "O Brasil como Poema", que será dedicado à obra "O Brasil Como Problema", do antropólogo Darcy Ribeiro. O Tributo Literário terá debates, leituras de textos, declamações poéticas, música e rodas de conversa, inserindo também outros autores em perspectiva. Com entrada franca, o evento contará com microfone aberto e apresentação do cantor e compositor Leandro Tavares.
Para esta 2ª edição, o Tributo Literário convidou Ivan Cavalcanti Proença e Eduardo Carvalho para um debate de idéias sobre brasilidades. Militar, professor, mestre e doutor em Literatura Brasileira, Ivan Cavalcanti Proença foi presidente do Conselho Deliberativo da ABI por dois mandatos. Autor de inúmeras obras sobre literatura e culturas brasileiras, lançou recentemente o livro "O Golpe Militar e Civil 64". Como Capitão do Regimento Presidencial do governo João Goulart, foi responsável, antes de ser preso, por libertar estudantes e civis que discursavam contra o golpe na faculdade de direito no Largo do CACO, perto do Campo de Santana, no Rio de Janeiro, em 1º de abril de 1964. Durante o mandato do governador Leonel Brizola, no Rio de janeiro, Ivan ocupou cargos relevantes na Educação e Cultura.
Formado pela PUC-Rio, Eduardo Carvalho é jornalista e ativista social. Coleciona em sua trajetória de 21 anos de militância, participações em eventos como Onda Cidadã, no Cariri; a Bienal do Livro, no Rio; e Flip e Flup. Pesquisador da TV Globo, Eduardo tem textos publicados em diversos órgãos de imprensa como Revista Época, O Globo, Nexo e Projeto Colabora.

Darcy Ribeiro

Mineiro de Montes Claros, Darcy Ribeiro foi antropólogo, escritor e político brasileiro, conhecido por seu trabalho voltado à educação no país e às comunidades indígenas. Suas ideias de identidade latino-americana influenciaram vários estudiosos latino-americanos posteriores. Como Ministro da Educação no governo João Goulart, realizou profundas reformas que o levou a ser convidado a participar de reformas universitárias no Chile, Peru, Venezuela, México e Uruguai, depois de deixar o Brasil devido à ditadura militar de 1964.
Durante o primeiro governo de Leonel Brizola no Rio de Janeiro, Darcy Ribeiro, como vice-governador, criou, planejou e dirigiu a implantação dos Centros Integrados de Ensino Público (CIEP), um projeto pedagógico visionário e revolucionário no Brasil de assistência em tempo integral a crianças, incluindo atividades recreativas e culturais para além do ensino formal - dando concretude aos projetos idealizados décadas antes por seu grande amigo Anísio Teixeira.


SERVIÇO
Tributo Literário a Darcy Ribeiro: O Brasil Como Poema - 2ª Edição
Data: 09 de Novembro, sábado
Horário: 12h às 16h
Classificação indicativa: Livre
Local: Biblioteca Parque de Niterói
Endereço: Praça da República s/n Centro - Niterói
Telefone: (21) 2722-0493
ENTRADA GRATUITA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário