quarta-feira, 15 de abril de 2020

Biblioteca Parque de Niterói apresenta atrações virtuais por meio para todas as idades


A Biblioteca Parque preparou uma série de atividades virtuais – que podem ser conferidas no facebook ou no instagram do espaço – para entreter o público de todas as idades, nesta quarentena. Trata-se do “Conecta BPN”. Na programação, oficina de artesanato; indicação dos leitores; contação de história; musicalização com Tatu Canta Cá; oficinas de teatro, dança e desenhos; quiz; entre outras atrações.

A ideia das programações online surgiu devido à situação atual de pandemia, onde o isolamento social é necessário para evitar o contágio e a disseminação da COVID-19.
A Secretaria Municipal das Culturas e a Fundação de Arte de Niterói oferecem, ainda, o ‘Arte na Rede’, com apresentações artísticas diárias e de livre acesso ao público, por meio das redes sociais Cultura Niterói (Facebook, Instagram e YouTube). O objetivo, além de divertir o público, é contribuir com a economia cultural e com a divulgação artística.

PROGRAMAÇÃO VIRTUAL DA BIBLIOTECA PARQUE DE NITERÓI:

CONECTA BPN: 

15/04  - Conecta BPN - Indicações dos Leitores.
A partir das indicações da Biblioteca Parque de Niterói, os leitores são convidados a enviarem o que estão lendo durante a quarentena.

Dia 16/04 - Conecta Oficina - Oficina de Teatro.
O objetivo principal é possibilitar aos participantes a criação de um espaço para reflexão e diálogo sobre questões humanas a partir de técnicas teatrais.  

17/04 - Conecta Biblioteca Infantil - Pixinguinha para a família.
Homenagem ao Mestre Pixinguinha - A receita é única e revela uma mistura que deu certo: a harmonia do violão 7 cordas, a elegância do cavaquinho, a graciosidade da flauta e a precisão da percussão fazem soar ritmos diversos, como chorinho, o samba, o baião, o maxixe e o xaxado. Música e conversa boa para crianças e adultos com o grupo Choro Malandro.  

18/04 - Live com o Tatu Canta Cá


Pra matar saudade dos sábados na Biblioteca Infantil, live com o Tatu!
A oficina de música brincante trabalha com a essência de musicalização infantil, por meio do corpo e de brincadeiras musicais. O grupo apresenta músicas populares e folclóricas, que desenvolvem a linguagem, o ritmo e o senso melódico e harmônico.
  
21/04 - Conecta Leitor - Curiosidades dos usuários.
Abertura de espaço para os usuários tirarem dúvidas que ainda persistam e que não tenhamos contemplado no nosso FAQ.  

22/04 - Conecta Leitor - Assistindo Livros.
Indicações de adaptações audiovisuais de livros que fazem parte do acervo da BPN. Os filmes e séries estão disponíveis em plataformas como Netflix, Amazon Prime e Globo Play.

23/04 - Conecta Oficinas - Oficina de Dança.
A Oficina de dança para adultos contempla o bem estar do corpo, por meio dos movimentos da dança e da beleza da música, criando um espaço de convivência afetiva. Nesta aula, Elvira Madrigal ensina um pouco da história e da dança do Maxixe.

24/04 Conecta Biblioteca Infantil - Oficina de Desenho com Sandra Ronca.
De forma divertida e bem humorada, a ilustradora Sandra Ronca convida os pequenos leitores e desenhistas da BPN para um tempo de contemplação e criação de personagens!  

25/4 - Conecta Família - Contação de História com Tuini Bitencourt
História: "A grande árvore" (livre adaptação do Conto Africano O baobá e as Abelhas).
Sinopse: no coração da terra azul, uma grande árvore triste e cansada pede ajuda ao Sol para que os Seres da Liberdade voltem a cuidar dela. As abelhas do Sol são, então, enviadas para restaurar a grande árvore.

28/4 - Conecta Leitor -QUIZ SOBRE LIVROS, AUTORES, BIBLIOTECA
Quiz com perguntas a respeito  de determinado livro ou autor, bem como das regras da biblioteca, com o objetivo de engajar mais o usuário e o possível usuário da BPN, testando seus conhecimentos

29/04 - Conecta Leitor - Curiosidades dos Usuários BPN
Abertura de espaço para os usuários perguntarem dúvidas que ainda persistam e que não tenhamos contemplado no nosso FAQ.
  
30/04 - Conecta Oficina -  Português para refugiados e pessoas em situação de rua.
Curso básico de língua portuguesa para os que pretendem melhorar as habilidades da escrita e da fala, voltado a toda a população, prioritariamente à população em situação de vulnerabilidade social, tais como população em situação de rua, refugiados e imigrantes. Com a professora Marielle Barros (UFF).   

01/05 - Conecta Biblioteca Infantil - Oficina de Origami.
O Grupo Origami Niterói conecta sua Oficina à programação virtual da Biblioteca Infantil. Serão ensinadas as formas mais simples e divertidas de dobrar o papel, confeccionando peças de acordo com as principais dobras tradicionais e modernas do origami.  

2/05 - Conecta Família - Contação de História com Ilana Pogrebinschi
Ilana Pogrebinschi narra  histórias curiosas sobre reis e princesas. São contos tradicionais, que trazem a sabedoria antiga para os tempos modernos.  Os ouvintes são convidados a participar e canções serão tocadas ao violão que dialoga com a narrativa num tom delicado e harmonioso.

Horários: de terça a sexta, às 15h, e sábados, às 11h.