quinta-feira, 19 de setembro de 2019

Mostra de Cenas Curtas abre a segunda semana do Festival Niterói em Cena



Abrindo a segunda semana do Festival Niterói em Cena a Mostra de Cenas Curtas invade o palco do Teatro Popular Oscar Niemeyer, na terça-feira, 24, a partir das 20h. Trazendo 7 produções do eixo Rio-Niterói, além de Salvador, a Mostra passeia pelo drama, pela comédia, pelas cantigas infantis, emoções contidas, conflitos da pré-adolescente, misoginia e o papel da mulher na sociedade, entre tantos outros temas abordados pelos autores de "Infantolatrina" de Angelo Morse, "Represa" de Clara Trocoli e Lara Duarte, "Leve" do Projeto Leve, "A Origem da Princesa das Águas" da Agromelados Cia de Teatro, "O Incrível Homem Bola" de Horácio Storani, "Estilhaços" do Disforme, o Coletivo e "O Corpo Dela" do Grupo Por Nós.


A Mostra integra a 12ª edição do festival de teatro "Niterói em Cena", que, este ano, contará, além de grupos teatrais de vários estados do Brasil, com espetáculos de países como: Bélgica, Bolívia e Peru. Todos os artistas foram selecionados via edital.



Sinopses



O grupo niteroiense Hamali Kauali apresenta "Infantolatrina", que tem texto e direção de Angelo Morse. No palco, o próprio Morse e Raphael Gleich brincam com a famosas cantigas infantis que embalam nossas crianças sendo deturpadas para retratarem o cotidiano da vida adulta. A classificação indicativa é de 16 anos.



Com direção das soteropolitanas Clara Trocoli e Lara Duarte, que também assina o texto, "Represa" navega pelos efeitos de se represar sentimento, reprimindo-os a ponto de extravasar. A classificação indicativa é de 12 anos.



"Leve" é o texto que apresenta o grupo carioca Projeto Leve, que tem texto de Renata Mizrahi e direção de Ricardo Rocha. Com o elenco formado por Luiza Cesar, Mateus Penna Firme e Thamás Morelli, a peça narra a história de Rebeca, uma pré-adolescente amargurada que teve que sair do lugar onde foi criada na infância, onde era alegre e cheia de energia, para viver na cidade. Ela se adaptou, porém acabou perdendo muito de si mesma no caminho. Porém, quando voltou ao lugar onde foi criada esbarrou com Anderson, um menino que faz ela repensar todas as suas certezas. A classificação indicativa é livre.



Com direção de Erika Ferreira, a niteroiense Agromelados Cia de Teatro traz para a Mostra, o conto popular "A Origem da Princesa das Águas". Quatro contadores apresentam a história de Dinaih, guerreira que era mal vista pela sua tribo pelo fato de querer ser dona de seu destino. Ela é perseguida pelos homens e jogada no rio mas volta à vida se tornando tão poderosa quanto o sol. A classificação indicativa é livre.



O carioca Horácio Storani assina texto e direção de "O Incrível Homem Bola", um número quase surrealista, não fossem reais as hilárias imagens capturadas pelo olhar do público durante esta performance. Trata-se de uma cômica e subjetiva analogia física entre um homem em colante e um balão de proporções fora do comum. A classificação indicativa é livre.



"Estilhaços", da carioca Disforme, o Coletivo, tem direção de Matheus de Cerqueira e Lúcio Martínez, é uma proposta de diferenciação em nossa realidade, uma tentativa de desfazer um sistema viciado, sem desconsidera-lo. O texto de Lúcio Martínez apresenta a frustração de quem acreditou nas promessas, da antiguidade à atualidade, e propõe uma pergunta: Mas afinal, como lutamos daqui para frente? No elenco, "Estilhaços" traz Beatriz de Brito, Bernardo Marques, Victor Lampert e Victória Barreto. A classificação indicativa é de 12 anos.



Baseado na cidade do Rio de Janeiro, o Grupo Por Nós apresenta a Cena "O Corpo Dela", de Rebecca Lisboa, com direção de Viviane Dias. No palco, Rebecca, Viviane, além de Alice Birman, provocam a plateia sobre a violência à mulher. Viver não é suficiente, a própria existência é negada quando uma mulher morre a cada duas horas. A cena narra a história de três mulheres e a realidade assoladora da violência contra seus corpos e mentes, a necessidade de resistir para existir e a cura por meio de um ritual de amor. A classificação indicativa é livre. O Festival "Niterói em Cena" tem a Direção Geral de Fábio Fortes. Todos os artistas foram selecionados via edital.




SERVIÇO

Mostra de Cenas Curtas do Festival Niterói em Cena
Local: Teatro Popular Oscar Niemeyer
Data: 24 de setembro, terça-feira
Horário: 20h



Infantolatrina


Hamali Kauali (Niterói/RJ)
Texto: Angelo Morse
Direção: Angelo Morse
Elenco: Angelo Morse e Raphael Gleich
Duração: 10 minutos
Classificação indicativa: 16 anos



Represa

Clara Trocoli e Lara Duarte (Salvador/BA)
Texto: Lara Duarte
Direção: Clara Trocoli e Lara Duarte
Elenco: Clara Trocoli
Duração: 13 minutos
Classificação indicativa: 12 anos



Leve

Projeto Leve (Rio de Janeiro/RJ)
Texto: Renata Mizrahi
Direção: Ricardo Rocha
Elenco: Luiza Cesar, Mateus Penna Firme e Thamás Morelli
Duração: 15 minutos
Classificação indicativa: Livre



A Origem da Princesa das Águas


Agromelados Cia de Teatro (Niterói/RJ)
Texto: Conto Popular
Direção: Erika Ferreira
Elenco: Cris Ribeiro, Ian Oliveiras, Luciano Barbosa e Sylvio Moura
Duração: 13 minutos
Classificação indicativa: Livre



O Incrível Homem Bola


Horácio Storani (Rio de Janeiro/RJ)
Texto e direção: Horácio Storani
Elenco: Horácio Storani
Duração: 7 minutos
Classificação indicativa: Livre



Estilhaços


Disforme, o Coletivo (Rio de Janeiro/RJ)
Texto: Lúcio Martínez
Direção: Lúcio Martínez e Matheus de Cerqueira
Elenco: Beatriz de Brito, Bernardo Marques, Victor Lampert e Victória Barreto
Duração: 12 minutos
Classificação indicativa: 12 anos



O Corpo Dela

Grupo Por Nós (Rio de Janeiro/RJ)
Texto: Rebecca Lisboa
Direção: Viviane Dias
Elenco: Alice Birman, Rebecca Lisboa e Viviane Dias
Duração: 15 minutos
Classificação indicativa: Livre

Coro Cênico Canta Mais se apresenta no Solar do Jambeiro


 Dia 22 de setembro, domingo, às 17h, o grupo Coro Cênico Canta Mais vai participar do “Sarau no Solar”, no Solar do Jambeiro.
Coro residente da Scuola di Cultura, o Coro Cênico Canta Mais é formado por 16 vozes. Contando com atores e cantores, o intuito do conjunto é realizar um espetáculo musical, misturando as linguagens teatral e musical.
Serão apresentadas algumas canções no formato concerto, que fazem parte do seu novo espetáculo, “Mulheres”. O projeto visa homenagear grandes compositoras, cantoras e arranjadoras da música brasileira.



SERVIÇO:
Coro Cênico Canta Mais
Data: 22 de setembro, domingo
Horário: 17h
Duração: 40 minutos
Entrada: Gratuita
Classificação: Livre
Local: São Vermelho – Solar do Jambeiro
Endereço: Rua Presidente Domiciano, 195 – Boa Viagem, Niterói
Telefone: (21)2109-2222 ou (21) 2109-2223

Cabaré é destaque do Festival Niterói em Cena


Em tempos de crescente estímulo ao ódio contra as minorias, importa levar ao palco um texto que aborde o contexto de depredação dos direitos humanos em que vivemos no Brasil. Todo artista é levado a se enfrentar, na cena, as mazelas do seu tempo. Cabare é um reflexo artístico do atual momento político no Brasil. Essa é a história que o Festival Niterói em Cena leva para o inusitado "palco" do Hostel São Francisco, na sexta-feira, 27 de setembro, às 20h.

As putas de um Cabaré estão atávicas, chocadas, impactadas. Um candidato fascista está prestes a tomar o poder, as noites de prazer estão contadas. Mais do que isso, as vidas dos personagens desse Cabare estão ameaçadas. Quando a líder das putas é brutalmente assassinada, o ódio chega definitivamente ao Cabare, ao palco. As putas precisam se armar e amar. Bem vindos! Bem Vindos ao convívio com 12 atores, aprofundando estudos sobre Teatro Musical, Bertold Brecht, Walter Benjamin, Bob Fosse, Iná Camargo Costa, Constantin Stalislavski, Dança Moderna, Jazz.

A história acontece no palco de um prostíbulo. Dramaturgicamente, dar voz a mulheres, homens, gays, pobres, deprimidos, negros, trabalhadores, todos os que estão à margem, é um argumento definitivo para esta montagem. Produzir um teatro que trate dos anseios e mazelas do povo, da massa, importa. E mais: fazer que a dramaturgia que sai da boca dessas "minoria", repletas de consciência política e de formação de cidadania, é um desafio concreto do espetáculo. Dentro desse ambiente, putas e putos discutem política, direitos, inclusão, quebrando paradigmas e estereótipos.

Gerar estranheza, este é o maior objetivo do dramaturgo e diretor Amaury Lorenzo. Amparado no "estranhamento" brechtiano, o espetáculo cria rupturas morais e sociais e se propõe a formar plateia política, oferecendo argumentos ao público e reflexão. O incômodo inteligente e construtivo importa neste trabalho, já a concepção pretende levar luz e clareza política ao público brasileiro contemporâneo, que é atravessado cotidianamente pelas discussões políticas, sociais e econômicas. Um promíscuo musical de guerra. Esta é a definição para o espetáculo Cabare.

Inspirados nos cabarés francês e alemão, a indumentária do espetáculo revela o corpo voluptuoso dos personagens. Cores vibrantes colorem meias arrastão, cinta liga, calcinhas, cuecas, espartilhos, saltos, botas, coletes. "Não temos as quatro paredes. No Cabare temos apenas três paredes. Uma está quebrada. E vocês, querida e curiosa plateia, verão tudo que acontece neste prostíbulo. Com os olhos arregalados. E o corpo, tenso, rijo, duro, bem duro. O puteiro é o palco. Há séculos! E só!", nos conta o diretor. Doze (10) cadeiras são o cenário em Cabare, que possibilita nuances coreográficas, espaciais, planos e quadros.



SERVIÇO
Cabaré
Festival Niterói em Cena
Data: 27 de setembro, sexta-feira
Horário: 20h
Duração: 75 minutos
Classificação indicativa: 16 anos
Local: Hostel São Francisco
End: Av. Pres. Roosevelt, 770 - São Francisco, Niterói

Espaço Rosa fecha parceria com a Feira de Artesanato Maria José no mês de outubro


No próximo dia 5 de outubro, as pacientes oncológicas do Espaço Rosa terão uma nova oportunidade de geração de renda. Em alusão ao mês de combate do câncer de mama, o Espaço Rosa fechou uma parceria com a feira de artesanato Maria José, localizada na Praça Estephânia de Carvalho (Praça Zé Garoto), a qual 20 mulheres da unidade participarão da feira vendendo seus próprios produtos artesanais. A ação ocorrerá todos os sábados de outubro e o dia da abertura contará com diversas atividades, das 8h às 12h, para atrair o público. O objetivo é reinserir no mercado de trabalho as pacientes que passam ou passaram pelo tratamento contra o câncer.
“Muitas pacientes que fazem o tratamento no Espaço Rosa acabam tendo dificuldades financeiras, pois não conseguem trabalho, devido à quimioterapia, radioterapia e a cirurgia. Elas são liberadas pelo INSS e não conseguem uma vaga de emprego, acarretando elas dependerem da ajuda de pessoas próximas. Nós da unidade já temos um projeto de doação de cestas básicas, mas na maioria das vezes não é o suficiente, então, essa parceria será para que elas tenham sua própria renda e consigam ter uma economia ao final do mês”, explica Patrícia Silva, coordenadora do Espaço Rosa.


Na programação do dia 5, além dos produtos artesanais vendidos pelas pacientes, como comidas, objetos, acessórios e itens de decoração, haverá cortes de cabelos com o cabeleireiro e parceiro da unidade, Serginho Tesoura de Ouro (para confecção de perucas), aferição de pressão e massoterapia. Assim como, brinquedos infantis para entreter as crianças.
“Essa ação social vai ser uma grande oportunidade para ajudar as pacientes com dificuldades financeiras e aumentar a autoestima delas. Além de um incentivo ao combate do câncer de mama, uma doença que vem se alastrando cada vez mais na vida das mulheres em todo o mundo”, declara o prefeito José Luiz Nanci.

A participação da mulher no mundo do samba entra em debate no Henrique Lage


Na próxima terça-feira, 24 de setembro, às 15h, o Projeto EducaSamba vai promover, durante a Semana de Africanidades do Henrique Lage, a super mesa "Mulheres do Samba: histórias de luta e resistência", que abordará a conquista de espaço da mulher no mundo do samba.
Grandes estrelas do carnaval estarão compondo a mesa: Mariana Braga, vocalista do grupo Um Amô; Thalita Santos, diretora de bateria da Vila Isabel e professora de percussão; Squel Jorgea, porta bandeira oficial da atual campeã Mangueira; Millena Wainner, intérprete de apoio da mocidade e compositora; e Beatriz Quintino, intérprete oficial da Unidos do Henrique Lage.
Criado em 2015, o Projeto EducaSamba é uma iniciativa independente, que tem como objetivo o ensino do samba em escolas de ensino regular. Conduzido por voluntários, que acreditam no impacto positivo do ensino artístico desde a adolescência, o EducaSamba procura promover a valorização da cultura brasileira, manter viva a chama do carnaval e fazer desse espaço de convivência cultural, um lugar de mais respeito entre as pessoas. Para isso são oferecidas oficinas de cavaquinho, samba no pé, mestre-sala e porta-bandeira e percussão. As aulas são ministradas por profissionais da música e/ou do carnaval e a participação fica por conta dos alunos das escolas, com uma parcela de vagas disponíveis a convidados sem vínculos com a instituição. O evento é aberto ao público e inteiramente gratuito.



SERVIÇO
"Mulheres do Samba: histórias de luta e resistência"
Data: 24 de setembro, terça-feira
Horário: 15h
Local: E.T.E. Henrique Lage
Endereço: Rua Guimarães Júnior, 182 - Barreto, Niterói
ENTRADA GRATUITA