quinta-feira, 19 de setembro de 2019

Mostra de Cenas Curtas abre a segunda semana do Festival Niterói em Cena



Abrindo a segunda semana do Festival Niterói em Cena a Mostra de Cenas Curtas invade o palco do Teatro Popular Oscar Niemeyer, na terça-feira, 24, a partir das 20h. Trazendo 7 produções do eixo Rio-Niterói, além de Salvador, a Mostra passeia pelo drama, pela comédia, pelas cantigas infantis, emoções contidas, conflitos da pré-adolescente, misoginia e o papel da mulher na sociedade, entre tantos outros temas abordados pelos autores de "Infantolatrina" de Angelo Morse, "Represa" de Clara Trocoli e Lara Duarte, "Leve" do Projeto Leve, "A Origem da Princesa das Águas" da Agromelados Cia de Teatro, "O Incrível Homem Bola" de Horácio Storani, "Estilhaços" do Disforme, o Coletivo e "O Corpo Dela" do Grupo Por Nós.


A Mostra integra a 12ª edição do festival de teatro "Niterói em Cena", que, este ano, contará, além de grupos teatrais de vários estados do Brasil, com espetáculos de países como: Bélgica, Bolívia e Peru. Todos os artistas foram selecionados via edital.



Sinopses



O grupo niteroiense Hamali Kauali apresenta "Infantolatrina", que tem texto e direção de Angelo Morse. No palco, o próprio Morse e Raphael Gleich brincam com a famosas cantigas infantis que embalam nossas crianças sendo deturpadas para retratarem o cotidiano da vida adulta. A classificação indicativa é de 16 anos.



Com direção das soteropolitanas Clara Trocoli e Lara Duarte, que também assina o texto, "Represa" navega pelos efeitos de se represar sentimento, reprimindo-os a ponto de extravasar. A classificação indicativa é de 12 anos.



"Leve" é o texto que apresenta o grupo carioca Projeto Leve, que tem texto de Renata Mizrahi e direção de Ricardo Rocha. Com o elenco formado por Luiza Cesar, Mateus Penna Firme e Thamás Morelli, a peça narra a história de Rebeca, uma pré-adolescente amargurada que teve que sair do lugar onde foi criada na infância, onde era alegre e cheia de energia, para viver na cidade. Ela se adaptou, porém acabou perdendo muito de si mesma no caminho. Porém, quando voltou ao lugar onde foi criada esbarrou com Anderson, um menino que faz ela repensar todas as suas certezas. A classificação indicativa é livre.



Com direção de Erika Ferreira, a niteroiense Agromelados Cia de Teatro traz para a Mostra, o conto popular "A Origem da Princesa das Águas". Quatro contadores apresentam a história de Dinaih, guerreira que era mal vista pela sua tribo pelo fato de querer ser dona de seu destino. Ela é perseguida pelos homens e jogada no rio mas volta à vida se tornando tão poderosa quanto o sol. A classificação indicativa é livre.



O carioca Horácio Storani assina texto e direção de "O Incrível Homem Bola", um número quase surrealista, não fossem reais as hilárias imagens capturadas pelo olhar do público durante esta performance. Trata-se de uma cômica e subjetiva analogia física entre um homem em colante e um balão de proporções fora do comum. A classificação indicativa é livre.



"Estilhaços", da carioca Disforme, o Coletivo, tem direção de Matheus de Cerqueira e Lúcio Martínez, é uma proposta de diferenciação em nossa realidade, uma tentativa de desfazer um sistema viciado, sem desconsidera-lo. O texto de Lúcio Martínez apresenta a frustração de quem acreditou nas promessas, da antiguidade à atualidade, e propõe uma pergunta: Mas afinal, como lutamos daqui para frente? No elenco, "Estilhaços" traz Beatriz de Brito, Bernardo Marques, Victor Lampert e Victória Barreto. A classificação indicativa é de 12 anos.



Baseado na cidade do Rio de Janeiro, o Grupo Por Nós apresenta a Cena "O Corpo Dela", de Rebecca Lisboa, com direção de Viviane Dias. No palco, Rebecca, Viviane, além de Alice Birman, provocam a plateia sobre a violência à mulher. Viver não é suficiente, a própria existência é negada quando uma mulher morre a cada duas horas. A cena narra a história de três mulheres e a realidade assoladora da violência contra seus corpos e mentes, a necessidade de resistir para existir e a cura por meio de um ritual de amor. A classificação indicativa é livre. O Festival "Niterói em Cena" tem a Direção Geral de Fábio Fortes. Todos os artistas foram selecionados via edital.




SERVIÇO

Mostra de Cenas Curtas do Festival Niterói em Cena
Local: Teatro Popular Oscar Niemeyer
Data: 24 de setembro, terça-feira
Horário: 20h



Infantolatrina


Hamali Kauali (Niterói/RJ)
Texto: Angelo Morse
Direção: Angelo Morse
Elenco: Angelo Morse e Raphael Gleich
Duração: 10 minutos
Classificação indicativa: 16 anos



Represa

Clara Trocoli e Lara Duarte (Salvador/BA)
Texto: Lara Duarte
Direção: Clara Trocoli e Lara Duarte
Elenco: Clara Trocoli
Duração: 13 minutos
Classificação indicativa: 12 anos



Leve

Projeto Leve (Rio de Janeiro/RJ)
Texto: Renata Mizrahi
Direção: Ricardo Rocha
Elenco: Luiza Cesar, Mateus Penna Firme e Thamás Morelli
Duração: 15 minutos
Classificação indicativa: Livre



A Origem da Princesa das Águas


Agromelados Cia de Teatro (Niterói/RJ)
Texto: Conto Popular
Direção: Erika Ferreira
Elenco: Cris Ribeiro, Ian Oliveiras, Luciano Barbosa e Sylvio Moura
Duração: 13 minutos
Classificação indicativa: Livre



O Incrível Homem Bola


Horácio Storani (Rio de Janeiro/RJ)
Texto e direção: Horácio Storani
Elenco: Horácio Storani
Duração: 7 minutos
Classificação indicativa: Livre



Estilhaços


Disforme, o Coletivo (Rio de Janeiro/RJ)
Texto: Lúcio Martínez
Direção: Lúcio Martínez e Matheus de Cerqueira
Elenco: Beatriz de Brito, Bernardo Marques, Victor Lampert e Victória Barreto
Duração: 12 minutos
Classificação indicativa: 12 anos



O Corpo Dela

Grupo Por Nós (Rio de Janeiro/RJ)
Texto: Rebecca Lisboa
Direção: Viviane Dias
Elenco: Alice Birman, Rebecca Lisboa e Viviane Dias
Duração: 15 minutos
Classificação indicativa: Livre

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário