sexta-feira, 17 de abril de 2020

Theatro Municipal de Niterói oferece ampla programação virtual


Os equipamentos culturais da Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria das Culturas e da Fundação de Arte, apresentam, em abril, um projeto de programações virtuais. O público pode assistir a shows, exposições, peças teatrais, entrevistas, além de interagir enviando fotos e histórias. Tudo isso virtualmente, é claro. As programações podem ser acompanhadas pelas redes sociais de cada um dos equipamentos e seguem durante todo o mês de abril.

O Theatro Municipal de Niterói vai apresentar um compilado dos shows e peças realizados no local, Quiz sobre o Theatro, registros fotográficos de espetáculos apresentados ao longo dos últimos 25 anos, entre outras ações. A ideia das programações online surgiu devido à situação atual de pandemia, onde o isolamento social é necessário para evitar o contágio e a disseminação da COVID-19.

PROGRAMAÇÃO DE 21 A 30 DE ABRIL

Baú TMN

Compilado de vídeos e/ou fotos de espetáculos passados. Solicitado aos artistas/produtores a inclusão de uma fala da experiência de estar no TMN e outra de conscientização de prevenção ao COVID-19.

 Show de Diogo Nogueira no projeto Clássicos do Samba



Data: 22 de abril, quarta-feira
Horário: 19h

A cantora Taryn no espetáculo "Marylin, Luz e Sombras"



Data: 24 de abril, sexta-feira
Horário: 19h

Laura e Tadeu em: União Estável


Espetáculo teatral com Eleusa Mancini e Juliano Antunes
Data: 26 de abril, domingo
Horário: 20h

Show de Beth Bruno

Data: 28 de abril, terça-feira
Horário: 19h

Show de Juliana Maia

Data: 30 de abril, quinta-feira
Horário: 19h

Quiz

Perguntas de múltipla escolha sobre o TMN para gerar interação com o público.
Data: 23 de abril
Post no Story do Instagram

#TBT 25 anos

Divulgação de registros fotográficos de espetáculos apresentados ao longo dos últimos 25 anos. Acervo do TMN.
Data: 23 e 30 de abril
Post nos feeds do Instagram e do Facebook

#EUNOTMN

Hashtag criada para gerar interação com o público que postar fotos de momentos no TMN.
Datas: 27 de abril
Publicado no Story do Instagram  

Museu Janete Costa de Arte Popular leva programações virtuais para todas as idades


Os equipamentos culturais da Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria das Culturas e da Fundação de Arte, apresentam, em abril, um projeto de programações virtuais dos equipamentos ligados à SMC. O público pode assistir a shows, exposições, peças teatrais, entrevistas, além de interagir enviando fotos, histórias e participando de quiz. Tudo isso virtualmente, é claro! As programações podem ser acompanhadas pelas redes sociais de cada um dos órgãos e seguem durante todo o mês de abril.

O Museu Janete Costa de Arte Popular oferece uma programação diversificada, durante todo o mês de abril, para entreter o público nesta quarentena. Entre as ações estão: um passeio virtual pela exposição em cartaz “Ceará, Terra que Ilumina”, contação de histórias, curiosidades sobre determinada obra, curiosidades sobre arte popular, visita ao espaço educativa, entre outras.

A ideia das programações online surgiu devido à situação atual de pandemia, onde o isolamento social é necessário para evitar o contágio e a disseminação da COVID-19.
A SMC e FAN oferecem, ainda, o ‘Arte na Rede’, com apresentações artísticas diárias e de livre acesso ao público, por meio das redes sociais Cultura Niterói (Facebook, Instagram e YouTube). O objetivo, além de entreter o público, é contribuir com a economia cultural e com a divulgação artística.

PROGRAMAÇÃO NA REDE DO MUSEU JANETE COSTA DE ARTE POPULAR DE 21 A 30 DE ABRIL:



Exposição Virtual
Com fotos e vídeos postados em sequências de stories, a proposta da atividade é a imersão e mediação da atual exposição “Ceará, Terra que Ilumina”, visitando todos os setores (altares, oficinas, eixos e salas) de maneira virtual.
Data: durante todo o mês de abril

Contação de História
Através de vídeos, histórias populares e folclóricas são contadas a fim de manter um contato com o público infantil. São contadas histórias de personagens como Saci Pererê, Sereia Iara, etc. A proposta é anexar esta atividade com o programa Arte Popular Para Crianças – a ser adaptado para um programa virtual – que possui mais de 4 anos de existência.
Data: até o fim de abril

A Peça do Mês
A cada mês, uma peça do acervo é selecionada a fim de que se torne a Peça do Mês, onde são passadas todas as informações possíveis sobre ela: ano que a obra foi feita, a quem ela pertencia, a serventia, material executado, dimensões, lugar em que a obra foi feita, título, etc.
Data: até o dia 26 de abril

A Importância do Museu
Falar sobre Memória, Patrimônio, Arte Popular e História. O enganjamento com o público será realizado através de perguntas como: “Você sabe o que é arte popular?”, “Por que é importante visitar um Museu?”, “Para que serve um Museu?”, “Qual a importância de preservar os espaços de memória?”.
Data: a partir de 27 de abril

Revisita Ao Espaço Educativo
A proposta desta atividade é realizar um ‘throwback’ com o setor educativo e interativo do Museu Janete Costa de Arte Popular. As perguntas realizadas são as mesmas que foram feitas na exposição. Por exemplo: “Entre Anjos e Palmeiras” tinham as perguntas ‘O que te prende?’e ‘O que te liberta?’, enquanto a “Ceará, Terra que Ilumina” tem um quadro com ‘Verdades’ e ‘Mentiras’.
Data: durante todo o mês de abril

Teatro Popular apresenta intensa programação virtual nesta quarentena


Neste período de isolamento social devido a pandemia do coronavírus, o Teatro Popular Oscar Niemeyer preparou uma agenda  virtual recheada de espetáculos, artistas e grupos que já passaram pela programação do Teatro. Os projetos "Quarentena Teatral", "Clássicos no Popular" e "Festival Black in" pretendem entreter um público acostumado à rica programação do Teatro Popular.

PROGRAMAÇÃO DE 21 A 30 DE ABRIL

Quarentena Teatral

"A fogueira"
Data: 23 de abril, quinta-feira
Horário: 18h

Um monólogo que traz a história de Teodora, uma mulher plebeia vivida no final do século XVII, que por ter comportamentos estranhos e opiniões divergentes à sua época era acusada  de bruxaria, durante o período de Caça às bruxas Teodora se esconde em um casebre, mas lá ao se ver sozinha e reflexiva sobre tudo Teodora passa por uma grande guerra interna, cansada de lutar sozinha e acreditando ser mesmo uma aberração maligna, ela então começa a buscar por ajuda celestial para se libertar, mas o que Teodora não sabia é que era o Povo que precisava de  libertação e ela era uma das peças essenciais para isso.

Clássicos no Popular

"Projeto Aprendiz"


Data: 22 de abril, quarta-feira
Horário: 18h

O Projeto Aprendiz é um programa pioneiro de educação musical nas escolas, criado e desenvolvido em Niterói. Na Série Clássicos no Popular, será apresentado um documentário, lançado em 2017, que narra os 10 anos da orquestra, com entrevistas, bastidores, histórias de alunos do programa e muita música. Canções de nomes como Gonzaguinha e Alberto Nepomuceno eternizadas pelos instrumentos dos mais de 50 músicos da orquestra, além da peça "Rapsódia Niteroiense", composta especialmente para o filme pelo ex-aluno do projeto e pianista Eduardo Louro.

 Festival Black in
Promovendo a diversidade cultural através da integração entre música, poesia e arte de rua, Black In tem como proposta unificar coletivos e produtores culturais da cidade num mesmo espaço para difusão da cultura de periferia. Serão realizados diversos vídeos com apresentações individuais de artistas, no formato “pocket show”.

Apresentações:

MC Joca
Data: 26 de abril, domingo
Horário: 19h

Recentemente Joca lançou seu mais recente trabalho intitulado "A Salvação é Pelo Risco: O Show do Joca". O álbum tem uma leveza que se equilibra muito bem com o peso das letras. Joca se vê como uma junção de fragmentos em looping numa reprogramação constante e essa visão está perfeitamente impressa em suas músicas.

Gaboardi
Data: 28 de abril, terça-feira
Horário: 19h

Nascido em Niterói, criado em São Gonçalo, crescido nas aulas de teatro e na escola da vida, Gaboardi circula no cenário da música algum tempo. Já teve músicas gravadas pelo Brasil, por vários artistas, inclusive Dennis Dj e a cantora Ludmilla interpretando a música "Morrer de Viver", gravada em 2014.

Moça Prosa
Data: 30 de abril, quinta-feira
Horário: 19h

Originado das rodas de samba da Pedra do Sal, o grupo Moça Prosa é um movimento de samba feminino que se estabeleceu na histórica região da Praça Mauá, no Rio de Janeiro, em 2012.


DEMAIS AÇÕES NAS REDES

 Segundas e Quartas de Abril às 10h

Tour online pelo Teatro Popular Oscar Niemeyer - Facebook e Stories

Por meio de fotos e textos informativos levaremos o nosso público para uma tour online pela arquitetura e detalhes do Teatro Popular. Começaremos pelo "macro", falando do Popular dentro do Caminho Niemeyer e o seu formato de onda, até chegar aos mais belos detalhes, como a nossa rampa caracol e os painéis.

Quintas de abril às 10h

#TBT - Instagram e facebook

Sucesso nas redes sociais, o TBT, além de lembrar dos eventos marcantes da programação do Teatro Popular, irá celebrar o trabalho artístico dos fotógrafos que já passaram por lá. O foco será na estética e técnicas adotadas para esses registros que são de tirar o fôlego.

Terças de abril às 10h

Contribua e divulgue o seu trabalho nas redes sociais do Teatro Popular! Chamada para os cinegrafistas e fotógrafos
Stories

A beleza do Teatro Popular é marcante! Combinada aos mais diversos eventos, é um prato cheio para fazer cliques incríveis. Toda a terça postaremos os melhores registros audiovisuais e fotográficos feitos pelos frequentadores do Teatro Popular nos stories. Basta marcar e mencionar o Teatro Popular na descrição da postagem, que iremos dar uma olhada.