Apresentação grandiosa contará com a Orquestra Sinfônica Nacional no Rio de Janeiro e em Niterói, nos dias 9 e 11 de dezembro
A Associação de Canto Coral comemorará seus 70 anos com um programa especial: a realização da Missa de Santa Cecília, do Padre José Maurício Nunes Garcia, na Igreja Nossa Senhora do Carmo, antiga Catedral da Sé. A obra não é realizada no Rio de Janeiro desde 1997. Os setenta e cinco coralistas do Coro da Associação, em parceria com o Coro da Escola de Música da UFRJ, sob a regência da maestrina Valéria Matos estarão com a Orquestra Sinfônica Nacional, sob a direção do maestro Henrique Morelenbaum.
O concerto gratuito acontecerá na sexta-feira, 9 de dezembro, às 12 horas, na Catedral da Sé do Rio de Janeiro, e será repetido no domingo, 11 de dezembro, às 11 horas, na Igreja Santuário das Almas, em Icaraí, Niterói. Nos dias 1 e 6 de dezembro, o coro se apresentará sem orquestra com concertos didáticos, na Catedral Presbiteriana, às 18h30.
O compositor carioca, Padre José Maurício Nunes Garcia, um brasileiro afro-descendente, se tornou o maior expoente da música sacra brasileira nos tempos de D. João, de quem foi mestre de capela na Catedral da Sé, o mais alto posto da época para um músico. Após a volta de Dom João a Portugal, as obras de José Maurício foram caindo no esquecimento.
Na segunda metade do século XX, a maestrina e pesquisadora Cleofe Person de Mattos, redescobriu os originais do mestre e, com o objetivo de difundir os resultados de suas pesquisas, criou a Associação de Canto Coral,em dezembro de 1941, tendo Villa-Lobos como padrinho. Desde então, a Associação se dedica a esta causa e à difusão da música erudita brasileira. Ao longo dos anos, a Associação foi firmando seu status no meio musical. Seus coros foram regidos por personalidades como Igor Stravinsky, Sir Colin Davis, Karl Richter,entre outros.
A Missa de Santa Cecília foi uma missa festiva que foi composta em 1826 pelo Padre José Maurício Nunes Garcia, poucos anos antes do seu falecimento, em 1830. Trata-se de uma obra para grande orquestra, coro e solistas, que requer amplos recursos humanos e materiais para a sua realização. Cleofe Person de Mattos, a fundadora da Associação de Canto Coral foi uma das maiores estudiosas da obra do padre compositor. Santa Cecília é a padroeira da Música.
"Com a montagem desta obra, num concerto para grandecoro e orquestra, a Associação de Canto Coral espera contribuir mais uma vezpara a preservação da memória musical brasileira, e, ao mesmo tempo, homenagearno seu aniversário de 70 anos de fundação o grande mestre José Maurício NunesGarcia, que é a própria razão de sua existência.", explica a regente daAssociação, Valeria Matos.
Coro Sinfônico (divulgação)
Roteiro:
09 de Dezembro (sexta-feira)
Missa de Santa Cecília
75 Coralistas Associação de Canto Coral e Coro da Escola de Música da UFRJ com a regência da Maestrina Valéria Matos
Orquestra Sinfônica Nacional Maestro: Henrique Morelenbaum
Horário: 12 horas
Igreja Nossa Senhora do Carmo, antiga Catedral da Sé
Avenida Primeiro de Março, s/nº - Centro - Rio de Janeiro
11 de Dezembro (domingo)
Missa de Santa Cecília
75 Coralistas Associação de Canto Coral e Coro da Escola de Música da UFRJ com a regência da Maestrina Valéria Matos
Orquestra Sinfônica Nacional Maestro: Henrique Morelenbaum
Horário: 11 horas
Igreja Santuário das Almas
Rua Álvares de Azevedo, 237, Icaraí - Niterói
01 e 06 de Dezembro
75 Coralistas Associação de Canto Coral e Coro da Escola de Música da UFRJ com a regência da Maestrina Valéria Matos
Concertos Didáticos
Horário: 18h30
Catedral Presbiteriana
Rua Silva Jardim, 23 - Ponta da Areia - Niterói