sábado, 6 de julho de 2019

“Rateio da vacilação à galeria, de DRAGA” no Centro Cultural Paschoal Carlos Magno



Do dia 5 a 27 de julho, a exposição “Rateio, da vacilação à galeria, de DRAGA”, estará em cartaz na Galeria Quirino Campofiorito, no Centro Cultural Paschoal Carlos Magno.
A exposição foi idealizada por Rafael Fernandes Moraes, conhecido no mundo artístico como Draga. Ela surgiu a partir da ideia de “rateio”, original do mundo do graffiti, que se refere ao ato mal visto de cobrir uma pichação ou grafite já existente feito por outra pessoa com sua própria “tag”. A proposta do artista é quebrar esse paradigma. Por isso, Draga montou a exposição a partir de telas que ele mesmo desenvolveu e que depois foram “ratadas” por outros artistas de Niterói e São Gonçalo. Além dessas obras, Draga também traz telas, roupas e objetos que ele mesmo “ratou”, trazendo-as para o universo da street art.
Draga, nascido em Niterói, é artista plástico e grafiteiro desde 2012. Em 2009, se formou em design de moda em 2009 pela faculdade Universo e já trabalhou como assistente de figurino, produtor de eventos e vitrinista. Além da exposição “Rateia”, Draga produziu, em 2012, “Cidadão Carioca”, onde fez uma releitura dos moradores do Rio de Janeiro. Por viverem em um ambiente cercado pelo medo da polícia, do bandido e da milícia, o artista os representou como cactos, por estarem sempre de “mão para o alto”. Além disso, as pinturas foram feitas no estilo cartoon, representando de forma infantil o cotidiano.



SERVIÇO:
Rateio da vacilação à galeria de DRAGA
Período: de 5 até 27 de julho
Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 10h às 17h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 15h
Entrada: Gratuita
Local: Galeria Quirino Campofiorito  
Endereço: Centro Cultural Paschoal Carlos Magno – Icaraí, Niterói

Abertura da exposição “Cor em Movimento”, no Centro Cultural Paschoal Carlos Magno


De 5 a 27 de julho, o público poderá visitar a exposição “Cor em Movimento”, na sala Hilda Campofiorito, no Centro Cultural Paschoal Carlos Magno. 
Realizada pela artista Mary Cordeiro, os temas retratados variam entre paisagens, natureza morta e figuras marinhas e humanas. Fugindo um pouco da clássica tela de tecido de algodão, a artista gosta de diversificar a superfície de suas obras – cerca de 20.

Mary é membro da Academia de Artes e Ciências do Lions Club, da Academia de Letras e Artes Paranapuã e comendadora da Associação Brasileira de Desenho e Artes Visuais. Foi presidente, secretária, tesoureira do Lions Club do maracanã e sempre ajudou na seleção de artes das exposições realizadas pelo Lions. Ao longo de sua trajetória artística, ela já se inspirou nas obras de Portinari e no estilo do ruralismo, onde estudou retratar temas como fazendas, o interior, cavalos e praias. Atualmente, a artista se divide entre a arte acadêmica e a moderna contemporânea.



SERVIÇO:
Cor em Movimento, da artista Mary Cordeiro
Período: de 5 a 27 de julho
Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 10h às 17h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 15h
Entrada: Gratuita
Local: Sala Hilda Campofiorito 
Endereço: Centro Cultural Paschoal Carlos Magno – Icaraí, Niterói

PROJETO CELEBRA A MEMÓRIA NITEROIENSE


O projeto de resgate da memória literária niteroiense "De Niterói para o mundo" continua sua série de entrevistas com personalidades "fazedoras de arte". A escritora Lucy Pellegrino será a entrevistada do curador Jordão Pablo de Pão nesta quinta-feira, 11, às 16h, na Biblioteca Parque de Niterói. Durante o evento, o público poderá fazer intervenções e conversar com o convidado. A Biblioteca Parque de Niterói fica na Praça da República, no centro. A entrada é sempre gratuita e a classificação etária, livre.



SERVIÇO
"De Niterói para o Mundo"
Entrada Gratuita
Local: Biblioteca Parque de Niterói
Endereço: Praça da República, sn, centro de Niterói, RJ.
Data: 11/07/2019 (quinta-feira)
Horário: 16h
Duração: 80 minutos
Classificação Etária: Livre

Sarau dos Outros no Teatro Popular


No dia 12 de julho, sexta-feira, às 19h, vai acontecer, no Teatro Popular Oscar Niemeyer, o “Sarau dos Outros” – evento que é sucesso há quatro anos e chega a sua segunda edição no Teatro Popular. Além do tradicional microfone aberto, haverá bandas, espaço literário e barraquinhas de artesanato, comidas e bebidas.
Reunindo artistas de rua, dançarinos, grupos de teatro, músicos e poetas, o grupo Os Outros - Cia Teatral cria a possibilidade de oferecer as mais diversas manifestações culturais de forma acessível a todos.



Serviço:
Sarau dos Outros
Data: 12 de julho
Horário: 19 horas
Onde: Teatro Popular Oscar Niemeyer - Av. Jornalista Rogério Coelho Neto, s\n, Caminho Niemeyer. Centro, Niterói - RJ, CEP: 24.020-011
Entrada gratuita
Classificação livre
Informações: 2620-6101

Música no Terraço com Emerson Rodrigues, no Centro Cultural Paschoal Carlos Magno


No dia 10 de julho, vai ter Música no Terraço, às 19h, com o músico Emerson Rodrigues, no Centro Cultural Paschoal Carlos Magno. A entrada é gratuita!
Emerson Rodrigues é um cantor e compositor gonçalense de 23 anos. Neto de 'Seu Dino Chaminé' de quem herdou a veia musical, aos 19 anos começou a se apresentar com um repertório autoral e referências de artistas como Luis Melodia, Djavan, Tim Maia, Jorge Ben e Seu Jorge.


Serviço:
Música no Terraço – Emerson Rodrigues
Data: 10 de julho de 2019, quarta-feira
Horário: 19h
Local: Centro Cultural Paschoal Carlos Magno 
Endereço: Rua Lopes Trovão, s/nº, Campo de São Bento, Icaraí, Niterói – RJ
Telefone: 2610-5748
Entrada gratuita