sexta-feira, 3 de maio de 2019

Paschoalzinho convida “Histórias da Carochinha” no Centro Cultural Paschoal Carlos Magno


No dia 11 de maio, vai acontecer mais uma edição do “Paschoalzinho convida”, no Centro Cultural Paschoal Carlos Magno. Público infantil vai poder conferir, a partir das 11h, “Histórias da Carochinha”, da Lobianco Produções.
No espetáculo, várias lendas e paralendas são contadas em forma de música e cantadas, através dos tempos de geração em geração. Por meio de músicas do folclore brasileiro, os personagens se transformam nas próprias histórias. Entre elas, Boi da Cara Preta, Iara, Vitória Régia e O sapo Não Lava o Pé.
As histórias são narradas ao som de um violão tocado ao vivo e, ao final , as crianças se envolvem na grande brincadeira do menino Zezinho – um dos personagens da peça –, formando uma enorme corrente de alegria e diversão!
Sinopse:
Zezinho, um menino muito levado, depois de um dia bastante exaustivo, é embalado por sua mãe, com a música do ‘boi da cara preta’. A partir daí, todos mergulham em um mundo da fantasia, nas histórias da carochinha.

Histórias da Carochinha no Campo de São Bento (divulgação)


SERVIÇO:
Paschoalzinho convida
Histórias da Carochinha
Data: 11 de maio, sábado
Horário: 11h
Local: Varanda do Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, no Campo de São Bento
Endereço: Rua Lopes Trovão s/nº, Icaraí, Niterói-RJ
Telefone: (21) 2610-5748
Classificação: Livre
Entrada GRATUITA

A incrível peleja de Simão e a Morte na CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Teatro de Arena

A incrível peleja de Simão e a Morte, de autoria de Cesário Candhí e direção de Tom Pires, é uma farsa com referência de elementos da cultura popular, como o bumba-meu-boi, as carpideiras, a ciranda e as cantigas populares.
A trilha sonora conta com canções compostas especialmente para este espetáculo, apresentadas ao vivo, todas com inspiração no imaginário das cantorias populares.
Quatro atores e um músico interpretam, tocam e cantam a história de “Simão”, um anti-herói que, com muita esperteza, tenta, a todo custo, manter-se mais tempo na Terra. Recebe mais um tempo de vida, mas ao final da concessão, apesar de vários emissários virem para lhe buscar, ele tenta, com muitas artimanhas, safar-se deles. Quem vencerá esta peleja?
O espetáculo recebeu premiações como do 4º Festival Nacional de Teatro de Duque de Caxias (Setembro de 2007); XV Festival de Teatro do Rio 2008 (Organizado pelo Centro Cultural Veiga de Almeida); do IV Festival Nacional de Rio das Ostras 2008; 6º Festival Cenáculo 2017; entre outros. Participou também dos seguintes projetos: Projeto Perambulantes – Organizado pela Fundação Euclides da Cunha da UFF em Duque de Caxias – Novembro de 2007; Festival de Inverno SESC Rio 2008 (Unidade Teresópolis); VII Mostra de Teatro de Petrópolis 2008; Baixada Em Cena 2008; EncontrArte 2008; Projeto Itaú Cultural 2009; Projeto Novas Cenas 2010 – Projeto da Secretaria de Estado de Cultura; Viradão Carioca 2010; Festival de Teatro de Inverno de Queimados 2010; Baixada Em Cena 2010; Projeto Pelas Ruas da Cidade 2012 - comemorando 25 anos do Grupo Off Sina; Projeto A Escola Vai ao Teatro – 2014 (Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Duque de Caxias); Projeto Maioridade - Comemoração dos 18 anos da Companhia de Arte Popular 2015; Festival de Teatro do Rio 2017; 14º Festival Nacional de Teatro de Duque de Caxias – 2017, recebendo Homenagem pelos 20 anos da Companhia.
Além de diversas outras apresentações em teatros, centros culturais, escolas, praças, etc. Wisnik); Márcio Arantes (baixo, guitarra, vocais e violão), além de produtor do último trabalho de Zé Miguel Wisnik, Ná e Zé); Sérgio Reze (bateria e gongos melódicos), músico que acompanha Zé Miguel Wisnik há mais de dez anos, e coautor de uma canção com Marina. 
A Cia de Arte Popular foi contemplada com o Prêmio Culturas Populares – Edição Selma do Coco – MinC 2018, com o Edital Novos Talentos do Teatro – FIRJAN/SESI 2018 e com o Prêmio Baixada em Artes Cênicas – 2015. Faz parte também da Rede Baixada Em Cena, vencedora, na categoria inovação, do Prêmio Shell – 2017.

São Miguel e Simão na Caixa Cultural (Márcio Leandro)

Serviço:
A incrível peleja de Simão e a Morte
Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Teatro de Arena (Endereço: Av. Almirante Barroso, 25, Centro -Metrô e VLT: Estação Carioca)
Data: 10 a 26 de maio de 2019 (sexta a domingo)
Horário: sexta e sábado às 19h; domingo às 18h
Informações (21) 3980-3815
Ingressos: R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia). Além dos casos previstos em lei, clientes CAIXA pagam meia
Bilheteria: de terça-feira a domingo, das 13h às 20h
Duração: 60 min
Classificação Indicativa: 14 anos
Acesso para pessoas com deficiência
Apoio: CAIXA