Em tempos de crescente estímulo ao ódio contra as minorias, importa levar ao palco um texto que aborde o contexto de depredação dos direitos humanos em que vivemos no Brasil. Todo artista é levado a se enfrentar, na cena, as mazelas do seu tempo. Cabare é um reflexo artístico do atual momento político no Brasil. Essa é a história que o Festival Niterói em Cena leva para o inusitado "palco" do Hostel São Francisco, na sexta-feira, 27 de setembro, às 20h.
As putas de um Cabaré estão atávicas, chocadas, impactadas. Um candidato fascista está prestes a tomar o poder, as noites de prazer estão contadas. Mais do que isso, as vidas dos personagens desse Cabare estão ameaçadas. Quando a líder das putas é brutalmente assassinada, o ódio chega definitivamente ao Cabare, ao palco. As putas precisam se armar e amar. Bem vindos! Bem Vindos ao convívio com 12 atores, aprofundando estudos sobre Teatro Musical, Bertold Brecht, Walter Benjamin, Bob Fosse, Iná Camargo Costa, Constantin Stalislavski, Dança Moderna, Jazz.
A história acontece no palco de um prostíbulo. Dramaturgicamente, dar voz a mulheres, homens, gays, pobres, deprimidos, negros, trabalhadores, todos os que estão à margem, é um argumento definitivo para esta montagem. Produzir um teatro que trate dos anseios e mazelas do povo, da massa, importa. E mais: fazer que a dramaturgia que sai da boca dessas "minoria", repletas de consciência política e de formação de cidadania, é um desafio concreto do espetáculo. Dentro desse ambiente, putas e putos discutem política, direitos, inclusão, quebrando paradigmas e estereótipos.
Gerar estranheza, este é o maior objetivo do dramaturgo e diretor Amaury Lorenzo. Amparado no "estranhamento" brechtiano, o espetáculo cria rupturas morais e sociais e se propõe a formar plateia política, oferecendo argumentos ao público e reflexão. O incômodo inteligente e construtivo importa neste trabalho, já a concepção pretende levar luz e clareza política ao público brasileiro contemporâneo, que é atravessado cotidianamente pelas discussões políticas, sociais e econômicas. Um promíscuo musical de guerra. Esta é a definição para o espetáculo Cabare.
Inspirados nos cabarés francês e alemão, a indumentária do espetáculo revela o corpo voluptuoso dos personagens. Cores vibrantes colorem meias arrastão, cinta liga, calcinhas, cuecas, espartilhos, saltos, botas, coletes. "Não temos as quatro paredes. No Cabare temos apenas três paredes. Uma está quebrada. E vocês, querida e curiosa plateia, verão tudo que acontece neste prostíbulo. Com os olhos arregalados. E o corpo, tenso, rijo, duro, bem duro. O puteiro é o palco. Há séculos! E só!", nos conta o diretor. Doze (10) cadeiras são o cenário em Cabare, que possibilita nuances coreográficas, espaciais, planos e quadros.
SERVIÇO
Cabaré
Festival Niterói em Cena
Data: 27 de setembro, sexta-feira
Horário: 20h
Duração: 75 minutos
Classificação indicativa: 16 anos
Local: Hostel São Francisco
End: Av. Pres. Roosevelt, 770 - São Francisco, Niterói
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário