No dia 14 de julho, domingo, das 14h às 20h, vai ter “Roda de Samba do Canto do Poeta”, no Teatro Popular Oscar Niemeyer. Trata-se de uma tradicional roda de samba comandada pelo Compositor Paulinho Rezende que, em cada edição, como mestre de cerimônias e anfitrião, recebe músicos da cena cultural da cidade junto com convidados ilustres do universo do samba
Referência de boa música voltada para o SAMBA em toda a região metropolitana do Rio, o Canto do Poeta passou a ser um importante programa cultural, pois resgata o samba de raiz, por meio de um dos compositores mais aplaudidos de sua geração até hoje, atraindo um público de todas as idades, seja pela proximidade com o artista em questão e/ou qualidade do trabalho apresentado.
O anfitrião toca suas composições que ficaram na história, como “A Loba”, “Meu Ébano”, “Alma Boêmia” e “Seu Balancê”. Nesta edição contará com a participação de Mônica Mac, Marquinhos Sathan, Trio Confluência de forró pé de serra (como parte das comemorações pelo dia de São João), Bambas de Saia, entre outros.
Sobre Paulinho Rezende:
Nascido na cidade do Rio de Janeiro e criado em Bom Jesus do Itabapoana, interior do Estado do RJ, Paulinho Rezende já compôs mais de 1.000 canções da música popular brasileira, gravadas e regravadas por grades artistas da nossa MPM. Além disso, foi vencedor de importantes festivais de música e teve suas canções na trilha sonora de grandes novelas da REDE GLOBO, inclusive como tema de abertura, tais como: Tieta, Lado a Lado, Barriga de Aluguel, América, com destaque para Araponga, com três músicas, entre outras.
As vozes que gravaram Paulinho Rezende:
Suas canções ficaram famosas nas vozes dos principais cantores e grupos musicais do país, tais como Alcione, Zeca Pagodinho, Martinho da Vila, Beth Carvalho, Diogo Nogueira, Jorge Aragão, Leonardo, Fafá de Belém, Michel Telo, Chitãozinho e Xororó, Agepê, Simone, Elba Ramalho, Jorginho do Império, César Menotti e Fabiano, Roberta Miranda, Dona Yvone Lara, Elymar Santos, Wando, Agnaldo Timóteo, Edson e Hudson, Nando Reis, Dhi Ribeiro, Xande de Pilares, Grupo Fundo de Quintal, Art Popular, entre outros.
A versatilidade musical e artística de Rezende passeia por vários estilos musicais e ritmos, como o samba, pagode, sertanejo, romântico, MPB, gospel e até marchinha de carnaval, gravada inclusive por Clóvis Bornay.
Sobre os artistas convidados:
Marquinhos Sathan - nome conhecido nas rodas de samba do Rio de Janeiro. Desde os anos 80, o intérprete marca presença cantando e encantando a todos. Há mais de 26 anos, é reconhecido como um dos maiores sambistas do país, já tendo recebido dois discos de ouro. Também já dividiu o palco com grandes nomes como Arlindo Cruz e Bezerra da Silva.
Mônica Mac - Possui uma trajetória no samba da região. Há mais de 20 anos dedica sua vida à música e pesquisa o gênero. Natural de Niterói, já se apresentou em diversos teatros da cidade e do país inteiro com seu grupo, Situkerê. Também foi co-idealizadora dos projetos Samba Buarque de Hollanda, Sai Samba de Cartola e Recriando a Criação.
Bambas de Saia - porta de entrada de mulheres no mundo do samba há mais de 6 anos. Pensado por Wagner Silveira, as Bambas oferecem aulas de percussão para meninas e mulheres. De forma pedagógica e lúdica, elas aprendem os instrumentos clássicos do samba de raiz e, assim, inserem cada vez mais a figura feminina nas rodas de samba.
Trio Confluência - leva o forró pé de serra até o Canto do Poeta. Com já algum tempo de estrada, o grupo vai combinar o que há de mais tradicional no forró com o mais característico dos sambas.
Serviço:
Roda de Samba do Canto do Poeta
Data: 14 de julho
Horário: das 14h às 20h
Onde: Teatro Popular Oscar Niemeyer - Av. Jornalista Rogério Coelho Neto, s\n, Caminho Niemeyer. Centro, Niterói - RJ, CEP: 24.020-011
Entrada gratuita
Classificação livre
Informações: 2620-6101
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário