quarta-feira, 4 de dezembro de 2019

CAIXA CULTURAL RIO DE JANEIRO RECEBE O ESCRITOR INDÍGENA DANIEL MUNDURUKU NO PROJETO “AVENTURAS DO PENSAMENTO”


A CAIXA Cultural Rio de Janeiro recebe, neste sábado (7), o escritor indígena Daniel Munduruku, no ciclo de palestras Aventuras do Pensamento. Numa conversa voltada para crianças e adolescentes, com idades entre 10 e 15 anos, o autor de O banquete dos deuses e Contos indígenas brasileiros vai falar sobre como as histórias nos fazem crescer, destacando casos indígenas. O projeto tem patrocínio da CAIXA e do Governo Federal.

“Os adolescentes indígenas passam por ritos de passagem como um processo natural para o pertencimento à comunidade a qual pertencem”, diz Munduruku. “Ouvir histórias de como isso acontece é fundamental para entendermos a dinâmica cultural desses povos, nossos contemporâneos”, completa.

Diretor-presidente do Instituto Uk´a - Casa dos Saberes Ancestrais e autor de 52 obras, a maioria delas classificada como literatura infantojuvenil, Daniel Munduruku é graduado em Filosofia, História e Psicologia. Fez mestrado em Antropologia Social pela USP, doutorado em Educação também pela USP e pós-doutorado em Literatura pela UFSCar. Extremamente engajado no movimento indígena brasileiro, o escritor já recebeu prêmios como o Jabuti, o Érico Vanucci Mendes (CNPq) e o Tolerância (UNESCO).

Linguagem clara e acessível:
Em sua terceira edição, o Aventuras do Pensamento convida grandes nomes das artes, da filosofia e da ciência brasileiras para falar de suas especialidades, em encontros com entrada franca e linguagem clara e acessível. “A principal proposta é gerar um encontro de gerações, de ideias e de visões de mundo plurais”, explica Laila Melchior, que divide a curadoria do projeto com André Duchiade, Hermano Callou e Lucas Murari. “Queremos incentivar o debate e dar asas à imaginação. Ao falar com uma geração em formação, incentivamos uma postura aberta, curiosa e atenta.”

O professor emérito do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas Mario Novello abriu a edição deste ano do projeto com a palestra Uma jornada pelo universo. Na semana seguinte, a professora da UFRJ Tatiana Roque falou sobre como a ciência constrói as suas verdades – e por que devemos acreditar nelas. O professor de Filosofia Política da Unicamp Marcos Nobre apresentou a palestra Democracia. No último sábado, o escritor e professor de Literatura da USP José Miguel Wisnik falou sobre futebol.

Realizados sempre aos sábados, os encontros começam com uma apresentação de 45 minutos. Em seguida, vem o momento mais aguardado: as perguntas das crianças e adolescentes, que dizem o que pensam sobre o que acabaram de ouvir, em um diálogo franco com os especialistas. Na semana que vem, o evento encerra a sua terceira edição com uma sessão dupla: às 11h, a escritora Elisa Lucinda fala sobre a relação entre palavra e liberdade; às 15h, a psicanalista Suely Rolnik trata de descolonização.

Mais informações em www.aventurasdopensamento.com.

O projeto:
O projeto Aventuras do Pensamento propõe um modelo pioneiro de encontros entre grandes pensadores do nosso tempo e o mais exigente e provocador dos públicos: o das crianças e adolescentes, que participam dessas conversas junto com suas famílias. As edições anteriores, realizadas em 2016 e 2017, também na CAIXA Cultural Rio de Janeiro, trataram de temas como filosofia, antropologia, urbanismo, comunicação e moda, sempre com grande sucesso de público.

Programação:
7 de dezembro (sábado)


11h - Virando gente grande: mitos e ritos indígenas brasileiros, com Daniel Munduruku, líder indígena e escritor

14 de dezembro (sábado, sessão dupla)
11h - Escrita e liberdade, com Elisa Lucinda, escritora, poeta e atriz

15h - Por que falar em descolonização?, com Suely Rolnik, psicanalista, crítica de arte e professora da PUC-SP

Serviço:
Ciclo de palestras Aventuras do Pensamento
Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Cinema 2 (Endereço:  Avenida Almirante Barroso, 25 - Centro - Metrô e VLT: Estação Carioca)
Datas: De 9 de novembro a 14 de dezembro de 2019 (sempre aos sábados)
Horário: 11h. No dia 14 de dezembro, haverá sessão dupla: às 11h e às 15h
Informações: (21) 3980-3815
Entrada franca (distribuição de ingressos 30 minutos antes de cada palestra)
Lotação: 80 lugares (mais 3 para cadeirantes)
Classificação indicativa: Livre para todos os públicos
Acesso para pessoas com deficiência
Patrocínio: CAIXA e Governo Federal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário