Mais uma vez a cidade sorriso recebe o evento de caminhada com prática do Yoga, que já está virando tradição para os niteroienses. A 5ª Caminhoga em Niterói será, no próximo domingo (05), e o local escolhido foi a Praia de Piratininga. Os Caminhoguis, como são chamados os participantes, caminharão por toda a orla e farão a aula de Yoga de frente ao mar.
O ponto de encontro é o primeiro quiosque da praia (próximo ao antigo Toboágua), às 8h. A caminhada está marcada para começar às 8h30 pelos 5 km de extensão do calçadão, ou seja, ida e volta, até retornar ao ponto inicial. O tempo médio de duração da caminhada é de 40 minutos.
A aula de Yoga começará às 10h e terá uma hora de duração.
5ª Caminhoga em Piratininga (André Redlich)
Solidariedade
O evento, assim como nas edições anteriores, será gratuito. Porém, os organizadores da Caminhoga pedem que os participantes levem 1kg de alimento não perecível para ser doado à Casa Maria de Magdala, Instituição Filantrópica que cuida de pessoas portadoras do HIV/AIDS situada no Sapê. E quem quiser saber mais sobre a instituição e fazer outro tipo de doação pode fazer pela seguinte plataforma: www.risu.com.br/ doar/casa-maria-de-magdala.
Sorteio de brindes
Para concorrer a prêmios, que serão sorteados na hora, é necessário se inscrever pelo link https://forms.gle/ LHw2SHTPizDL6LNt5 ou acessar o link de inscrição pela página da Caminhoga no Facebook (@caminhoga). Há ainda a possibilidade de se inscrever pelos perfis dos organizadores no Instagram: @mairafg (Maira Gomes) e @moraes.henrique (Henrique Moraes).
Não precisa ser praticante
De acordo com o instrutor de yoga Henrique Moraes, um dos organizadores do evento, não é preciso ser praticante de yoga para fazer a aula. "Preparei uma série com muitas variações de asanas (posturas de yoga). Assim, vai agradar tanto àquele que nunca praticou yoga como àquele que já faz há algum tempo”, explica o instrutor de yoga. Moraes ressalta o privilégio de o participante fazer a aula de frente a um dos principais cartões postais de Niterói. “A pessoa estará contemplando o mar de Piratininga durante a prática”, comenta o instrutor.
União de práticas saudáveis
Idealizadora do evento, a influenciadora digital Maira Gomes, explica que a Caminhoga uni duas atividades saudáveis em uma só. "Foi a forma que encontrei de oferecer um pouco do que faço no dia-a-dia ao meu público nas redes sociais", destaca a influenciadora digital. "Uma das pretensões da Caminhoga é estimular as pessoas a adquirirem o hábito da atividade física e, assim, ajudar a combater o sedentarismo", acrescenta.
Maira Gomes diz ainda que não é obrigatório participar das duas atividades. “Quem achar muito pesada a caminhada de 5 km pode ir só para a aula de yoga. No entanto, a maioria participa desde o início. E as pessoas que não estão acostumadas a fazer atividades físicas não se preocupem. Todos estão livres para fazer o seu ritmo de caminhada, sem estresse. Afinal, os participantes terão 1h30 para concluir o trajeto, apesar de a média do percurso ser de 40 minutos", informa.
Importante levar
A produção da Caminhoga solicita que cada participante leve o seu mat (tapete de yoga) e uma canga. Garrafinha de água, roupa de ginástica, chapéu ou viseira e protetor solar também estão entre as recomendações para levar.
Benefícios do yoga
Segundo o instrutor de yoga, Henrique Moraes, entre os muitos benefícios que o yoga pode proporcionar estão: o combate a insônia e o controle
da ansiedade e do estresse."Vale ressaltar ainda o ganho na saúde do corpo. Afinal, o yoga deixa o praticante com mais flexibilidade e com mais resistência corporal. E se a pessoa incluir a atividade aeróbica na sua rotina, como a caminhada, os benefícios serão ainda maiores", informa.
Moraes ressalta que a Caminhoga não é uma modalidade de yoga. "É apenas uma expressão que criei para dar nome a um evento gratuito e ao ar livre que associa duas atividades saudáveis. É bom deixar isso claro para não acharem que estou inventando linha de yoga. Caminhoga é apenas o nome do evento" explica o instrutor de yoga.
Edições anteriores
A 1ª Caminhoga foi em setembro de 2017, no Parque da Cidade. A segunda edição foi em dezembro, do mesmo ano, no Museu de Arte Contemporânea (Mac). Caminhada pela orla da Praia de Icaraí e prática de yoga na área externa do museu. A terceira, o local escolhido foi a Fortaleza Santa Cruz, julho do ano passado, em Jurujuba, que, assim como o Parque da cidade e o MAC, está entre os principais pontos turísticos mais bonitos da cidade sorriso. Já a quarta foi novamente no Parque da Cidade, em dezembro passado.
Mais informações
Na página da Caminhoga no Facebook: @caminhoga. Lá, a pessoa terá mais detalhes do evento e fotos de como foram as edições anteriores. Um outro canal de comunicação com os organizadores é o Instagram: @mairafg (Maira Gomes) e @moraes.henrique (Henrique Moraes).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário