segunda-feira, 15 de julho de 2019

Segunda quinzena do projeto Arte na Rua



A segunda quinzena do projeto “Arte na Rua”, que tem curadoria de Claudio Salles, leva ao público atrações musicais variadas, feira de artesanato, gastronomia e espetáculos infantis.

No dia 17 de julho, quarta-feira, às 19h, tem a banda de reggae Mondnego, no Trevo de Piratininga. No sábado, 20 de julho, das 16h às 21h30, acontece o 2º Ocupa na Galeria Urbana de Niterói. No dia seguinte, domingo, o projeto planejou duas atrações, às 11h: banda Hermano Caboco, no Centro Cultural Paschoal Carlos Magno; e o espetáculo infantil “Saltimbancos”, no Horto do Fonseca.

E não para por aí. No dia 23 de julho, terça-feira, às 19h, é a vez do Power Trio Ferrovia Cantareira se apresentar na praça Leoni Ramos. No dia seguinte, quarta-feira, às 19h, a cantora Adriana Ninsk se apresenta no trevo de Piratininga. Já para o dia 28 de julho, domingo, a agenda do projeto conta com três atrações: Otávio Almeida, às 11h, no Centro Cultural Paschoal Carlos Magno; a peça infantil “O Pequeno Príncipe”, também às 11h, no Horto do Fonseca; e “Arthur e o gigante-Tributo a Arthur Maia”, às 16h, no Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC).

O projeto, que segue até novembro, é de responsabilidade da Secretaria de Cultura de Niterói/FAN, leva artistas de forma gratuita para se apresentarem em diversos pontos da cidade.

Sobre as atrações:


Mondnego



Mondnego é uma banda de reggae formada em 2008 por Careca Camillo. O cantor já trabalhou com grandes nomes da música, como Marcelo D2, Ziggy Marley, Steel Pulse, Don Carlos e Charlie Brown Jr e já participou do festival “Niterói Reggae Cantareira”. Apresentando apenas músicas autorais, a banda se prepara para lançar seu primeiro CD no segundo semestre de 2019, o “Eu amo Niterói”.


2° Ocupa da Galeria Urbana

O “2º Ocupa da Galeria Urbana de Niterói” vai promover atividades como oficinas, exposições, Dj's, apresentações artísticas, feira de artesanato, comida de rua e shows gratuitos abertos ao público.

No palco, a partir das 16h, o DJ Zega, do coletivo Ocupa Sound, faz um set inteiro de brasilidades, o DJ Renato Correa traz músicas da antiga, enquanto o pessoal do Wolf Crew oferece um aulão de dança de rua. A festa continua com o DJ Gelouko – do coletivo Favela e Arte –, trazendo funk e hip hop. Encerrando as atividades no palco, o Baile da Ujima Gang traz cantores, MCs e DJs com um repertório voltado para o RnB, Funk, Soul e Trap até as 22h. 

Em sintonia com o palco, as atividades na rua também têm início às 16h, com oficina de malabares, aulão de danças das antigas e performances com bambolês e pirofagia. A programação conta ainda com exposição de fotografias do coletivo Babel 08, feira de artesanato, comida de rua, intervenções com lambe-lambe, grafite nos postes, e um stand da Coordenadoria de Juventude, que irá disponibilizar e cadastrar o Id Jovem, Aprova Jovem e outros programas e orientações voltados à juventude.
A Galeria Urbana de Niterói tem aproximadamente 1,4milm² de grafite a céu aberto, com a proposta de revitalizar e ressignificar ruas e espaços de convivência, além de fortalecer a cultura urbana da cidade. Pensando na melhor forma de ocupação do espaço, o GT (Grupo de Trabalho) se reúne mensalmente em eventos abertos a todos os artistas que dialoguem com arte urbana de Niterói.


Hermano Caboco

A banda, formada por Fernando Moska, Pablo Carioca e Rafha Mendonzza, viaja de forma independente pela América Latina. O repertório do grupo traz referências musicais, como folclore regional, de seus países de origem, Brasil e Argentina.

Saltimbancos

O musical conta a história de quatro animais, que se encontram na estrada, e que fugiram de seus donos por maus tratos. Apesar das diferenças, a sintonia entre eles é tão perfeita que acabam formando um conjunto musical. A partir daí, seguem um caminho de liberdade juntos. A peça é dirigida por Ricardo Silva e produzida pela Cia Teatral Sassaricando


Ferrovia Cantareira

Formada em 2017 por Igor Dantas (vocal e guitarra), Fabio Cascardo (bateria) e Pedro Baumgarten (baixo), a banda Ferrovia Cantareira aparece no cenário musical com a proposta de tocar o “lado B” dos LPs de Rock’n Roll dos anos 70.

Adriana Ninsk



Cantora, compositora, artista plástica e artesã, Adriana Ninsk começou a se apresentar artisticamente durante sua adolescência, quando passou a integrar a banda de country music Saloon e Cia. Além disso, gravou vários jingles que lhe renderam prêmios concedidos pela ABRACOMP (Associação Brasileira de Colunistas de Marketing e Propaganda), bem como temas para trilhas musicais de minisséries e novelas produzidas pela TV Globo. Participou como baking vocal dos discos "Quando a noite cai "(Celso Blues Boy) e" Embaixador do Reggae "(Nabbi Clifford) e da turnê da banda Double You. Hoje, Adriana desenvolve um trabalho de blues, rock e jazz com o guitarrista Pedro Braga.


Otávio Almeida

Luíz Otávio de Almeida Corrêa, em seus shows, traz um repertório variado de ritmos e idiomas, dando prioridade para o Samba-canção, Bolero, Fado, Tango, Mambo, Tarantela, Salsa, Samba, Valsa, Blues, Bossa-nova, MPB, Jazz e outros.
Em 2009, Otávio venceu o nono Festival de Seresta do Rio de Janeiro, com a canção “Conceição” (Jair Amorim / Dunga). Realizou também apresentações intituladas de "Sucessos de ontem, na voz de hoje", resgatando diversos clássicos. Cantando “Blue Gardenia” (B. Russel / L. Lee) um grande sucesso do cantor Norte Americano Nat King Cole, com isso recebeu o pseudônimo ‘A voz de Ouro’, apesar de ter preferência pelo reconhecimento de Cantor Romântico. Recentemente, recebeu uma estátua em sua homenagem no Museu de Cera que reverenciou vinte personalidades históricas. Participou também do desfile de carnaval em 2018 pela Escola Porto da Pedra que homenageou a Era de Ouro do Rádio ao lado de grandes personalidades como Ellen Lima, Mona Villardo e Marcio Gomes.

O Pequeno Príncipe



Apresentada pelo Grupo Singulares de Teatro, a peça, voltada para o público infantil, traz a história do pequeno príncipe de Antoine Sanit-Exupéry. O clássico, contado pela visão do avô à sua neta, começa com os dois embarcando na viagem do Pequeno Príncipe que, depois de deixar sua rosa no asteroide, conhece vários personagens no caminho de volta para a Terra.

O elenco é formado pelos artistas Ana Gravina, Ana Miramar, Camila Swan, Elise Oliveira, George Abreu, Gustavo Barcellos, Luma Wyzykowska, Sabrina Paraíso e Thais
Burlamaqui e a peça é dirigida por Janaina Marins.


Arthur e o gigante – Tributo a Arthur Maia



O coletivo Arthur e o gigante é formado por artistas que se reuniram para montar um show afim de difundir e divulgar a obra do contrabaixista, produtor musical e compositor Arthur Maia, assim como homenageá-lo. O nome do coletivo é uma menção ao título de um show de 1996 do próprio Arthur. O show para homenagear o baixista ganhou o título Arthur e o Gigante que é o mesmo nome de uma das canções mais famosas do repertorio de Maia, composta pelo pianista Wiliam Magalhães.

O grupo foi reunido e organizado pelo também contrabaixista Daniel Cahon que faz a produção musical do show junto com o pianista Vladimir Sosa. Daniel foi parceiro de produção musical de Arthur durante 8 anos e, nesse tempo, fizeram mais de 300 produções, entre CDs, singles, jingles e trilhas para cinema e TV, além de algumas canções em parceria. Vladimir foi pianista da banda de Arthur durante alguns anos, tendo acompanhado o baixista em shows, gravações do próprio Arthur e em produções de outros artistas feitas por ele. Neste show, Cahon e Sosa contam com o reforço do guitarrista Igo Santiago e do baterista Raphael Souza, além de muitas participações especiais.

No repertório, canções que Arthur Maia eternizou em seus discos e tocava em seus espetáculos como Planeta Música, De Ombro, Grooveland e Arthur e o Gigante, além de músicas inéditas como Paisagem Carioca, Borel via Jamaica e Linha
Vermelha, em parceria com Daniel Cahon.

SERVIÇO:

Mondnego

Data: 17 de julho, quarta-feira

Hora: 19h

Entrada: Gratuita

Local: Trevo de Piratininga

Endereço: Rua Professor Ernãni Faria Alves


2° Ocupa da Galeria Urbana
Data: 20 de julho, sábado
Hora: das 16h às 21h30
Entrada: Gratuita
Local: Galeria Urbana de Niterói
Endereço: Rua José Figueiredo, no Centro, Niterói-RJ
Serão arrecadados 1 kg de alimentos não perecíveis durante o evento!


Hermano Caboco
Data: 21 de julho, domingo
Hora: 11h
Entrada: Gratuita
Local: Centro Cultural Paschoal Carlos Magno
Endereço: Campo de São Bento

Saltimbancos
Data: 21 de julho, domingo
Hora: 11h
Entrada: Gratuito
Local: Horto do Fonseca
Endereço: Alameda São Boaventura, 770 - Fonseca

Ferrovia Cantareira
Data: 23 de julho, terça-feira
Hora:19
Entrada: Gratuita
Local: Praça Leoni Ramos
Endereço: Cantareira

Adriana Ninsk
Data: 24 de julho, quarta-feira
Hora: 19h
Entrada: Gratuita
Local: Trevo de Piratininga
Endereço: Rua Professor Ernãni Faria Alves

Otávio Almeida
Data: 28 de julho, domingo
Hora: 11h
Entrada: Gratuita
Local: Centro Cultural Paschoal Carlos Magno
Endereço: Campo de São Bento

O Pequeno Príncipe
Data: 28 de julho, domingo
Hora: 11h
Entrada: Gratuita
Local: Horto do Fonseca
Endereço: Alameda São Boaventura, 770 – Fonseca

Arthur e o gigante – Tributo a Arthur Maia

Data: 28 de julho, domingo
Hora: 16h
Entrada: Gratuita
Local: Museu de Arte Contemporânea de Niterói
Endereço: Mirante da Boa Viagem, s/nº - Boa Viagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário