quarta-feira, 27 de março de 2019

Première da Orquestra Vibrart no Teatro Municipal de Niterói

 A Première será no Teatro Municipal de Niterói no dia 31 de março, às 17h. Sob a batuta do experiente Maestro Paulo Guarany, a Orquestra Vibrart apresenta um repertório eclético, que inclui de Gonzaguinha ao Bolero de Ravel, passando por bossa nova, jazz, trilhas de cinema e da Broadway, a Orquestra conta com 67 músicos, dos 17 até os 66 anos.
Criada pelo empresário Fernando Jardim e pela gestora em cultura Renata Palmier, a Orquestra é o primeiro projeto do Instituto Vibrart, fundado por ambos para ampliar o acesso à música e cultura em Niterói. “Sentimos que existia uma lacuna numa área específica da cidade que poderia ser suprida com uma orquestra eclética, apartidária, laica, completamente independente e unida simplesmente pela música”, diz Jardim, diretor-presidente do Instituto. Para o empresário, a orquestra é parte de um projeto maior, de tornar-se um bem duradouro para Niterói e de ser a primeira orquestra profissional, independente e genuinamente niteroiense.
O empresário morou muitos anos nos Estados Unidos, onde promoveu grandes eventos envolvendo artistas premiados e indicados ao Grammy. Voltou ao Brasil para ampliar os negócios: “Planejamos fazer do Instituto Vibrart um polo de formação de especialistas na montagem de grandes espetáculos, como profissionais de produção, som, iluminação e mixagens, entre outros. Mas nossa pedra fundamental é a Orquestra”, conta.
Tendo o Maestro Guarany à frente, a Orquestra pretende trazer à Niterói a oportunidade de apreciar música de qualidade em concertos gratuitos, para enriquecer o cenário cultural local.  “Nosso repertório é eclético: vamos de Carmen, de Bizet, a Michael Jackson: é uma proposta inovadora e uma conquista importante para Niterói”, diz Guarany. “Apresentamos músicas eruditas e populares, passando por bossa nova, jazz, trilhas de filmes e de espetáculos da Broadway, em uma combinação bem balanceada, que garante a diversão e emoção da plateia”, conclui.
Com 53 anos, a paixão do maestro pela música começou na infância, estimulado pela mãe, que transmitiu o amor pela música aos três filhos. Guarany começou com o cavaquinho, passou para o saxofone e a partir daí dedicou-se inteiramente à música, tendo concluído a graduação pela UFRJ e o curso de regência também na Federal. Com CD gravado e a experiência de quem viajou por 35 países sempre regendo, Guarany dedica-se hoje à Orquestra Vibrart com a mesma paixão da infância.

Convites e Manutenção da Orquestra Vibrart
Para assistir à Première o público deverá fazer uma doação no valor mínimo de R$ 20,00 através do site da Vibrart (https://vibrart.com.br/). Ao se cadastrar e fazer a doação, o público passa a se tornar parte do grupo Amigos da Orquestra Vibrart, tendo assim a possibilidade de colaborar mensalmente para sua manutenção, com direito a abater as doações no Imposto de Renda.
“Os Amigos da Orquestra poderão estar sempre presentes em todos os concertos da Vibrart. A ideia é que eles sejam os colaboradores principais da Orquestra, contribuindo com qualquer valor mensal para mantê-la funcionando. Os Amigos da Orquestra terão várias vantagens em relação ao público em geral, como acesso privilegiado à agenda de concertos, acesso aos melhores assentos, participação em ensaios abertos e benefícios em promoções exclusivas, dentre outras”, diz Jardim.
Além da opção de aquisição de convites pelo site, os interessados também podem se cadastrar na hora do concerto, na bilheteria do teatro. Equipes da Vibrart estarão disponíveis no dia da Première cadastrando os interessados em entrar para o grupo de Amigos da Orquestra. “Esperamos mobilizar músicos, autoridades e personalidades para movimentar a cena cultural de Niterói e permitir que levemos a música gratuitamente para toda a população. Niterói merece uma orquestra para chamar de sua”, afirma Fernando Jardim.

Première da Orquestra Vibrart (Marina Andrade)

Serviço:
Première da Orquestra Vibrart
Data: 31 de março
Horário: 17 horas
Duração: 60 min
Classificação etária: Livre
Ingresso: R$ 20,00
Local: Teatro Municipal de Niterói
Endereço: Rua XV de Novembro, 35, Centro, Niterói
Tel: 2620-1624

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário