Em curta temporada, nos dias 26 e 27 de outubro, sábado e domingo, às 19h, a Focus Cia de Dança estreia, no Teatro Municipal de Niterói, o espetáculo Still Reich. A coreografia reúne em um programa único, quatro peças compostas a partir de músicas do compositor contemporâneo americano Steve Reich. Inspirado pelo vigor e construções musicais das composições de Reich, o diretor e coreógrafo Alex Neoral une duas obras de 2008, Pathways e Trilhas, e duas de 2018, Keta e Wood Steps.
O título da obra, que em português significa "ainda Reich", reforça o quanto o compositor continua inspirando Neoral. "Depois de dez anos da minha primeira criação com trilha do Steve Reich, retorno a ele, às suas canções minimalistas que geram uma ambiência, uma atmosfera de dança, que se constrói a partir do som", ressalta o artista. Para Neoral, a Focus Cia de Dança assume cada vez mais uma personalidade versátil, com trabalhos muito diferentes entre si e coragem para avançar para próximas obras sem se fiar numa só linguagem ou estilo único.
"Como criador, tenho a característica de ocupar esses lugares novos e alterar o tipo de discurso que chega ao público, seja com um espetáculo criado a partir do estímulo do cinema, da música minimalista, da música clássica ou da canção brasileira", conclui Neoral, que na semana seguinte já embarca para Colômbia para apresentar Still Reich em Bogotá e Cali.
Sobre as quatro peças de Still Reich
Pathways, com a obra musical Music for Pieces of Wood, traz em sua construção uma síntese da linguagem da Focus e o desafio de criar uma obra a partir de trechos pré-existentes. Apresentado inicialmente em Stuttgart, na Alemanha, foi um trabalho elogiado pelo público e pela crítica, tendo sido remontado para o CityDance Ensemble – hoje Company E –, de Washington DC.
Trilhas é um extrato do espetáculo Ímpar, que aborda o instante e a partícula do momento que pode e muda o seguinte. Na fisicalidade, Neoral construiu a coreografia inspirado em fugas, escapadas e corridas; assim, como na música Different Trains - After the War, há traços de tensão. Ambos trabalhos já foram apresentados na Alemanha, França, Itália, Panamá, além de inúmeras cidades brasileiras.
Wood Steps traz como inspiração a vida nômade: pessoas que moram no ‘mundo’ e fazem de seus pés as suas casas. O trabalho utiliza a percussão de pés para criar ritmos e marcações para a obra Proverb de Reich, onde a escrita coreográfica ganha o solo, explorando uma movimentação pesada e inusitada, fortificando a relação com o chão que se pisa. A metáfora do sapato, que possibilita ir mais longe e nele guarda muitas histórias de quem o usa.
Keta, que significa ‘terceiro’ em Iorubá, utiliza a música Drumming, composta por Reich em uma viagem que fez à Gana, na África. Esse universo tribal e ritualístico, de alguma forma, é levado para a cena através de uma construção coreográfica veloz, viva e orgânica, mostrando corpos em sua máxima potência em um trabalho vigoroso e ao mesmo tempo humano.
Sobre a Companhia
Com 23 obras e 11 espetáculos em seu repertório, a Focus Cia de Dança se consagrou através da crítica especializada e sucesso de público. Apresentou-se em mais de 100 cidades brasileiras e levou sua arte para países como Colômbia, Bolívia, México, Costa Rica, Canadá, Estados Unidos, Portugal, Itália, França, Alemanha e Panamá.
Com o espetáculo As canções que você dançou pra mim, que já ultrapassou a marca de 300 apresentações, recebeu diversas indicações a melhor espetáculo do ano, por sua criatividade e originalidade. Em 2012 foi escolhida, através da seleção pública do Programa Petrobras Cultural, a receber o patrocínio durante três anos para desenvolvimento de suas atividades. Em 2016 recebeu a Comenda da Ordem do Mérito Cultural, do Ministério da Cultura, maior condecoração da cultura brasileira. Em 2017 se apresentou na última edição do Rock In Rio, ao lado de Fernanda Abreu. Em 2019 ganhou o 1o Prêmio Cesgranrio de Dança com a coreografia Keta do espetáculo Still Reich e foi indicado a melhor elenco pelo prêmio APCA-São Paulo.
Mais de 1 milhão de espectadores já se encantaram com a poesia e a capacidade técnica lapidadas nas coreografias inovadoras de Alex Neoral e nos movimentos precisos de seus bailarinos. Atualmente integram seu elenco os bailarinos Carolina de Sá, Cosme Gregory, José Villaça, Marcio Jahú, Marina Teixeira, Monise Marques e Roberta Bussoni.
Still Reich
Data: 26 e 27 de Outubro,
Horário: sábado e domingo, às 19h
Duração: 65 minutos.
Classificação indicativa: 14 anos.
Ingressos: R$ 40 (inteira)
Local: Teatro Municipal de Niterói
Rua Quinze de Novembro, 35 - Niterói
Informações: 2620-1624
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário