sexta-feira, 22 de março de 2019

Chansong – Homenagem a Tom Jobim et Michel Legrand

A Aliança Francesa de Niterói e o Teatro Municipal de Niterói  apresentam no dia 28 de março, às 19 horas, o show Chansong -  Homenagem a Tom Jobim et Michel Legrand, por Valerie Lu, Lucynha Lima, Kiko Continentino e Marcello Ferreira.
Este show único e inédito, faz parte das celebrações da Francofonia da Aliança Francesa de Niterói. A única escola da cidade especializada no ensino de francês, membro da rede Alliance Française, que existe no Brasil há mais de 130 anos. A Aliança Francesa de Niterói, dirigida por Julie Mailhé, também é um centro cultural, com uma biblioteca e muitas atividades ao longo do ano. O dia internacional da Francofonia, celebrado no mundo todo no dia 20 de março, é uma oportunidade para descobrir a riqueza da língua francesa e a diversidade linguística e cultural dos 30 países dos 5 continentes, nos quais o francês é uma língua oficial.
Para abrilhantar ainda mais este evento, teremos uma pequena exposição no teatro, com elementos da Moda parisiense dos anos 60, que influenciou o mundo - elo entre moda e cultura, na época áurea dos artistas Michel Legrand e Tom Jobim. Curadoria da historiadora de moda e figurinista Tina Krug.

Chansong – Homenagem a Tom Jobim et Michel Legrand
A música, universal como ela gosta de ser, produz pérolas em mundos distintos. Da intercessão de dois desses mundos, Brasil e França, nasceu o projeto Chansong – Homenagem a Tom Jobim et Michel Legrand. Dois casais, quatro vozes, anunciando o encontro do "Jobim francês" Michel Legrand com um dos maiores compositores do século XX, Antônio Carlos Jobim – na definição de Sinatra ("The Voice").
E não é de hoje este flerte entre o Brasil e a França. Tivemos, no final do século 19, a Belle Époque brasileira, um movimento artístico cultural cosmopolita, vindo da Europa, baseado no Impressionismo e Art Nouveau, que muito influenciou a nossa arte no início do século 20.
Jobim & Legrand – Um vértice significativo, comum aos dois compositores, é o fato de serem músicos atípicos, inquietos e versáteis. Ambos compositores de farta produção. Legrand, pianista e arranjador como Jobim, também se desdobra na regência das melhores orquestras do seu tempo. Vencedor contumaz de Oscars, se embrenhou pelo cinema e televisão, transitando com absoluta naturalidade no meio erudito em associação com cantores de ópera, ao mesmo tempo em que dividiu a cena com os músicos de jazz, improvisando ao piano em plano de igualdade ao lado de monstros como Phil Woods, Miles e Coltrane. Já Antônio Brasileiro, músico de formação clássica e mente aberta como Michel, circulou das boates da Zona Sul carioca aos estúdios de gravação, atuando como produtor musical e arranjador no Brasil. Até conhecer Newton Mendonca, Vinícius e João Gilberto. E o boom da bossa-nova lançá-lo (meio que a contragosto) até NY, onde conquistou o mundo com uma música altamente original, criativa, sofisticada, leve e poética ao mesmo tempo. Trazendo em seu DNA o samba, modas e ritmos brasileiros, o jazz das big-bands, assim como também a música clássica, principalmente dos impressionistas franceses. As coisas se interligam de forma saborosa. Villa Lobos, maior ídolo de Jobim, também precisou sair de casa em busca do reconhecimento mundial. E o fez na França.
Kiko Continentino, pianista, compositor e arranjador. Integrante do renomado grupo Azymuth desde 2015. Toca com Milton Nascimento há 22 anos, com quem fez parcerias e arranjos. Tem sete álbuns autorais lançados. Sua esposa Lucynha Lima, educadora musical, regente coral, compositora e cantora de voz leve e ágil, com repertório que vai do choro e samba tradicional aos clássicos da bossa-nova e do jazz, tem um disco lançado e está preparando o segundo. A experiente cantora e compositora parisiense Valerie Lu vai da música francesa à MPB e jazz com naturalidade, adotou o Brasil como sua segunda casa e com o marido Marcello Ferreira, violonista, produtor e compositor, vem realizando diversos trabalhos na cena cultural. O casal já tem quatro discos autorais lançados pela Sony Music. Da junção dos dois duetos nasce este quarteto, amante das belíssimas canções de Jobim e Legrand.
Com arranjos próprios, a formação de piano, violão, vozes e percussão, remonta e soa como uma verdadeira orquestra. O repertório promove a audição, em francês e português, de clássicos como “Verão de 42”, “You Must Believe in Spring” (do filme “Les Demoiselles de Rochefort”) de Legrand a pérolas jobineanas como “Surfboard”, “Águas de Março” e “A Felicidade”. A viagem musical entre França e Brasil, através das obras de Jobim e Legrand, promete oferecer uma bela e rica paisagem sonora.
 Valerie Lu, Lucynha Lima, Kiko Continentino e Marcello Ferreira(divulgação)
SERVIÇO
Chansong – Homenagem a Tom Jobim et Michel Legrand
Data: 28 de março
Horário: 19 horas
Duração: 90 min
Classificação etária: Livre
Ingresso: R$ 40,00 -  Alunos da Aliança Francesa  R$15,00
Local: Teatro Municipal de Niterói
Endereço: Rua XV de Novembro, 35, Centro, Niterói
Tel: 2620-1624

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário