O grande músico e escritor Chico Buarque – que recebeu, no último dia 21 de maio, o “Prêmio Camões 2019” pelo conjunto de sua obra, e que completa 75 anos no próximo dia 19 de junho – será homenageado por Moyseis Marques com um grande show, no dia 4 de junho, às 19h, no Teatro Municipal de Niterói.
No palco, Moyseis é acompanhado pelo sofisticado piano de João Bittencourt (que também toca acordeom), pelo contrabaixo de Luis Louchard e pela bateria elegante de Gabriel Guenther. Com sua voz, seu violão, seu tamborim e seu carisma, Moyseis pincela a extensa obra de Chico Buarque, gênio da raça que traz sambas, baiões, xotes, canções, valsas e até um blues para o roteiro.
No repertório, ‘Paratodos’, que Moyseis não abre mão em seus shows de forró, ‘Biscate’, ‘Mil perdões’, entre outras surpresas que o cantor e compositor prepara para esse show único e especial.
"Se ninguém está a salvo de referências, que elas sejam as melhores". Assim disse o escritor Ruy Castro, resenhando o segundo disco de Moyseis Marques, ‘Fases de Coração’, de 2009, onde ‘Subúrbio’, canção de Chico Buarque – do disco ‘Carioca’ – inspirou Moyseis. Ele gravava sob a direção de Paulão 7 cordas e dialogava diretamente com ‘Cartas de Metrô’, de sua autoria, uma das treze canções do álbum que lhe rendeu as primeiras duas indicações para o Prêmio da Música Brasileira.
De lá pra cá, naturalmente a influência de Chico sobre Moyseis foi saltando aos olhos do público, que gostava de comparar seus timbres de voz, sua maneira orgânica e sofisticada de compor, suas interpretações viscerais que dão vitalidade às canções de Chico e sua postura no palco, também ressaltada pelo pesquisador Ricardo Cravo Albim na resenha do disco ‘Pra Desengomar’, de 2012, que lhe rendeu mais duas indicações para o ano seguinte, para o mesmo prêmio.
Nem com um disco totalmente autoral, a influência de Chico sobre Moyseis passou despercebida, e foi coroada pela presença do mestre em um show intimista no bar Semente em 2015, onde Moyseis experimentava canções para seu quinto trabalho, o independente "Made in Brasil". Chico cantou com Moyseis ‘Aquela Mulher’ – solo de Moyseis na pele do protagonista Max Overseas para a montagem de João Falcão da Ópera do Malandro e Injuriado –, que Moyseis gravou no filme ‘Chico, um artista brasileiro’, longa de Miguel Faria Júnior sobre vida e obra de Chico, que traz também ‘Mambembe’, escolhida para integrar o filme e o disco da trilha sonora.
É válido ressaltar que recentemente Moyseis compôs ‘Chico para prefeito’, samba bem humorado que celebra os 75 anos do poeta, viralizando em sua rede social.
Moyses Marques canta Chico (Elena Moccagatt)
SERVIÇO
Moyses Marques canta Chico
Data: 04 de junho
Horário: 19h
Duração: 90 min
Classificação etária: Livre
Ingresso: R$ 20,00
Local: Teatro Municipal de Niterói
Endereço: Rua XV de Novembro, 35, Centro, Niterói
Tel: 2620-1624
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário